A partir de maio
BC terá bilhetagem eletrônica e integração em linhas de ônibus
Passageiros já podem baixar o aplicativo que será usado no serviço da PGtur
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]




Balneário Camboriú começará a usar a bilhetagem eletrônica no transporte coletivo, por meio de um aplicativo de celular, a partir de maio. A novidade foi anunciada pela empresa PGTur, concessionária do transporte público até 2027. A empresa colocará à disposição dos passageiros novas rotas, horários e a possibilidade da integração entre três itinerários de ônibus.
A previsão é de 10 novas rotas, com horário de atendimento das 6h até meia-noite. Com o valor de uma passagem, R$ 4,50, o passageiro poderá usar três linhas diferentes no espaço de tempo de uma hora. Só que para o uso da integração temporal, o passageiro precisa ter instalado no celular o aplicativo Onboard, já disponível para IOS e Android.
Continua depois da publicidade
Rodrigo Gurzinski, sócio da PGTur, explica que, embora a virada de chave só ocorra em maio, o ideal seria que os usuários já baixassem o aplicativo para se familiarizarem com ele.
“O usuário ainda poderá pagar a passagem em dinheiro, mas a bilhetagem eletrônica será feita através do aplicativo. Nele, o usuário poderá conferir as rotas, ver a posição em tempo real dos ônibus e fazer uso da integração temporal. O controle dos três transbordos que o usuário pode usufruir em uma hora será feito pelo aplicativo”, explica.
Continua depois da publicidade
Linhas curtas e rápidas
Com a bilhetagem eletrônica, a expectativa é que as linhas estarão mais rápidas. “Talvez o ônibus não passe em um lugar que passava antes, mas você pega o outro ônibus, sem pagar a passagem, e chegará ao destino final antes”, explica.
As linhas-troncos são abastecidas por linhas alimentadoras, formando uma conexão entre os itinerários. “As pessoas poderão sair de qualquer lugar e acessar qualquer outro ponto do município, sanando um problema histórico de Balneário Camboriú que é a falta de conexão das linhas de transporte coletivos”, opinou Riccieri Ribas Moraes, diretor do BC Trânsito.
Novas linhas
Com a integração, a empresa vai oferecer aos passageiros itinerários ligando os pontos leste e oeste de Balneário, o que atualmente não existe. Por exemplo, haverá linhas entre as ruas 2500 a 2300; entre as ruas 1131 e 1101. Haverá itinerários de 28, 45 e 60 minutos fazendo a avenida Atlântica de Norte a Sul, assim como ligando a Terceira e Quarta Avenida.
Outras linhas circularão pela avenida Interpraias, entre Barra e São Judas, bairro dos Municípios, Nova Esperança e Iate Clube, além da Praia dos Amores. A partir de 1º de maio, também haverá o itinerário “Faculdade” do eixo central da cidade até a Univali e a Udesc. As novas linhas não chegam a passar pelas ruas do município de Camboriú, mas vão até o limite com a cidade vizinha, no bairro Tabuleiro e na rua Biguaçu.
Continua depois da publicidade
Outra novidade será a linha “Expresso do shopping” – um itinerário curto entre o shopping Atlântico ao Balneário Shopping, pela avenida Alvim Bauer até a avenida Santa Catarina, parado ao lado da rodoviária.
Com as mudanças e ampliações de linha, Rodrigo espera que o número de passageiros de Balneário Camboriú passe dos atuais 3,5 mil para pelo menos o dobro. “Conforme os passageiros foram usando os novos itinerários e a bilhetagem eletrônica, também podem surgir novas demandas e a PGTur estará à disposição da população e das empresas para receber as sugestões”, explicou.
O sócio da PGTur ainda lembra que os idosos seguem podendo usar as linhas sem a necessidade de baixar o aplicativo no celular, já que eles têm o benefício da passagem gratuita. Já os estudantes, que têm descontos nas passagens, precisam ter o aplicativo para ter acesso ao desconto e usar a integração de ônibus.
Todas as novidades e alterações de itinerários e horários foram aprovadas pela BCTrânsito – que coordena o trânsito de Balneário Camboriú.
Tira-dúvidas
Continua depois da publicidade
O número de Whats (47) 98810-0001 será exclusivo para tirar dúvidas. Os motoristas estão sendo capacitados para orientar os passageiros também. Com as mudanças e ampliações de linhas, a expectativa é que os passageiros de Balneário Camboriú passem dos atuais 3,5 mil para pelo menos o dobro de pessoas.
Avenida Atlântica e outras linhas
A empresa vai oferecer itinerários ligando os pontos leste e oeste de Balneário. Por exemplo, haverá linhas entre as ruas 2500 a 2300; entre as ruas 1131 e 1101. Haverá itinerários de 28, 45 e 60 minutos fazendo a avenida Atlântica de Norte a Sul, assim como ligando a Terceira à Quarta avenida.
Outras linhas circularão pela avenida Interpraias, entre Barra e São Judas, bairro dos Municípios, Nova Esperança e Iate Clube, além da Praia dos Amores. A partir de 1º de maio, também haverá o itinerário “Faculdade” do eixo central da cidade até a Univali e a Udesc.
Continua depois da publicidade
As novas linhas vão até o limite com a cidade De Camboriú, no bairro Tabuleiro e na rua Biguaçu.
Outra novidade será a linha “Expresso do shopping” – um itinerário curto do shopping Atlântico ao Balneário Shopping, pela avenida Alvim Bauer até a avenida Santa Catarina, parando do ao lado da rodoviária.
Idosos andam de graça
Os idosos podem usar as linhas sem a necessidade de baixar o aplicativo no celular, já que eles têm o benefício da passagem gratuita ao se identificarem.
Já os estudantes, que têm descontos nas passagens, precisam ter o aplicativo para ter acesso ao desconto e usar o sistema de integração de ônibus.
Prefeitura vai fiscalizar
Segundo Riccieri Ribas Moraes, diretor da BCTrânsito, todas as mudanças foram aprovadas pela autarquia de trânsito. “A equipe fará todo o monitoramento do sistema e, com base nos dados de relatórios que o sistema emite, vamos monitorar a demanda, as sugestões e as reclamações dos usuários. Faremos vistoria semanal na empresa e visitas técnicas ao sistema”, adiantou.
Riccieri justificou que os itinerários e horários surgiram a partir da demanda da comunidade, escolas e universidades. “Toda a dinâmica e organização é mutável, conforme as novas demandas forem surgindo. O modelo é um avanço significativo para Balneário, que sofria com um problema histórico de transporte coletivo”, explicou.
Riccieri explica que o objetivo é que as pessoas possam abandonar os carros nos deslocamentos urbanos para usar o transporte coletivo.