57 km
São Paulo vai construir a maior ciclovia do Brasil
Obras começam em maio ao custo de R$ 220 milhões, integrando o distrito turístico de Serra Azul
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Foi dado o primeiro passo para a implantação da primeira ciclovia de longa distância do país e a maior da América Latina, a partir do Distrito Turístico de Serra Azul, em São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador paulista João Doria (PSDB), na pequena cidade de Itupeva.
Com 57 quilômetros de extensão, a nova ciclovia terá as obras iniciadas em maio e deve ser concluída em 18 meses. A ciclovia terá investimento de R$ 220 milhões e vai gerar mais de mil empregos diretos em sua construção. O projeto é considerado inovador porque inicia a partir do canteiro central da Rodovia dos Bandeirantes, entre São Paulo e Itupeva, até o Distrito Turístico Serra Azul, que é formado também pelas cidades de Jundiaí, Louveira e Vinhedo.
O objetivo da iniciativa é melhorar a mobilidade, permitindo a utilização – com melhores condições de segurança – da bicicleta em deslocamentos de trabalho, esporte, lazer e turismo.
As intervenções incluem elementos de segurança, acesso controlado de entrada e saída, pontos de apoio, barreiras rígidas e novas sinalizações, horizontal e vertical. O projeto prevê ainda a instalação de seis passarelas para transposição na rodovia – que permitirão que o ciclista possa acessar a ciclovia sem a necessidade de atravessar a estrada.