Um incêndio no Centro Geriátrico JR, em Navegantes, na manhã desta sexta-feira de feriado, mobilizou equipes de resgate e causou pânico entre os 14 idosos que viviam no local. O fogo começou por volta das 6h30, no imóvel na avenida Joaquim Couto, no bairro Gravatá.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, as chamas atingiram principalmente a parte superior do imóvel, destruindo o telhado feito de madeira e telhas de amianto, um material proibido no Brasil desde ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, as chamas atingiram principalmente a parte superior do imóvel, destruindo o telhado feito de madeira e telhas de amianto, um material proibido no Brasil desde 2017 por riscos graves à saúde, como doenças respiratórias.
Mobilização
Os idosos foram retirados às pressas com a ajuda de vizinhos e funcionários. Um dos internos precisou de atendimento médico após inalar fumaça e foi levado ao hospital de Navegantes com suspeita de intoxicação pelo Samu.
O combate ao fogo foi dificuldade pela estrutura da casa. O assoalho de madeira e a grande quantidade de objetos armazenados no sótão aumentaram a carga de fogo e o risco de colapso do imóvel. A operação para extinguir as chamas e realizar o rescaldo levou cerca de 1h20, utilizando sete mil litros de água.
Curto-circuito
Leandro das Neves Rodrigues, responsável pelo asilo, relatou que o incêndio começou enquanto ele ajudava um idoso a tomar banho. Ele percebeu um clarão e a queda de energia, seguida pelo retorno da eletricidade e o surgimento de fumaça no chuveiro. Em poucos minutos, o fogo se espalhou pela parte superior da casa.
Além dos idosos e funcionários, coelhos e aquários com peixes foram resgatados. Dos 200 m² do imóvel, cerca de 45 m² foram consumidos pelas chamas. A polícia Militar e os bombeiros voluntários de Navegantes auxiliaram na operação, e o local foi isolado para perícia.
Os idosos foram transferidos para casa dos proprietários do centro geriátrico.