Transporte público
Camboriú oferece ônibus coletivo gratuito no interior
Localidades de Vila Conceição, Braço e Rio do Meio são as beneficiadas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Desde a última segunda-feira, a cidade de Camboriú inova no setor de transporte público coletivo ao implantar trajeto de ônibus gratuito para a comunidade e trabalhadores da cidade, em dois horários diferentes. O serviço de transporte agora passa no interior de Camboriú, com linha exclusiva gratuita que atenderá de forma emergencial de segunda a sexta-feira, em dois horários específicos, às 6h30 e às 18h.
“Desde o início da pandemia da covid-19, a cidade vem sofrendo com a questão de transporte público coletivo. Buscamos soluções, tanto que foram lançados dois editais solicitando os serviços, porém, ambos não tiveram procura”, explicou o prefeito Elcio Kuhnem (MDB). Como não houve interesse das empresas, a alternativa do município foi implantar o transporte gratuito.
O busão instalado pela prefeitura atenderá pontos específicos, que já possuíam cobertura anterior, e que estavam desativados. O ponto de partida será a Vila Loy, em direção a Vila Conceição (antigo Macacos), retornando para o cruzamento no Braço, até na altura do salão do Gustavo. Desse ponto, o coletivo retorna à Vila do Loy, e segue em direção ao Rio do Meio, até a divisa com Itajaí.
Camboriú vai avaliar como será a demanda de passageiros nesse período inicial. Em Maricá, no Rio de Janeiro, por exemplo, há um bem-sucedido modelo de transporte público gratuito, o “Tarifa Zero”, que integra todos os bairros da cidade carioca sem cobrar passagem dos cidadãos.
O último contrato de concessão de empresa privada em Maricá foi no ano passado, e com ele, acabou a tarifa cobrada. A frota da Empresa Pública de Transportes de Maricá (EPT) garante o direito de atender todos os bairros e moradores, e é referência nacional e internacional no direito à mobilidade desde 2013, quando lançada pelo prefeito Washington Quaquá (PT). Atualmente a frota registra 21 mil deslocamentos de pessoas por dia em 19 linhas.
Horários em BC
O transporte público de Balneário Camboriú também passa por mudanças, e anuncia horário de funcionamento diferenciado aos sábados, domingos e feriados. Nos dias úteis, permanecem em funcionamento as linhas 102, 103, 106, 109 e 110 - que já estão funcionando há mais ou menos um mês.
Nos finais de semana e feriados, circulam as linhas 102, 106, 108 e 110 nas principais vias da cidade, com intervalos maiores entre uma linha e outra. A bilhetagem eletrônica ainda não funciona. Por isso, neste primeiro momento, o pagamento da tarifa de R$ 4,50 para embarcar no transporte público é feito somente com pagamento em dinheiro.