BRIGA NO FERRY
Motorista fura fila e agride com bastão o povo que reclamou
Empresa e prefeitura jogam responsabilidade pela falta de fiscalização uma sobre a outra
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]







A fila diária e a muvuca no centro da cidade para realizar a travessia entre Itajaí e Navegantes pelo ferry boat sobre o rio Itajaí-açu acabaram em confusão grave no início da noite de segunda-feira. Vídeos gravados por motoristas mostram um homem que, após furar a fila, em frente ao Mercado Público, agride dois jovens que foram tomar satisfação com o furão. Ele usava um bastão na cena de covardia.
O motorista do HB20 branco pega um cassetete dentro do carro e bate nos rapazes que discutiam com ele. A confusão foi filmada por motoristas. “Meu Deus, o cara fura a fila e fica agredindo as pessoas nas ruas, achando que tem razão, alguém tem que chamar a polícia”, disse uma das mulheres que filmou a cena.
Continua depois da publicidade
A PM diz chegou a ser acionada para atender a ocorrência, mas quando os PMs chegaram no local os envolvidos na briga não estavam. Já a Codetran confirma que tomou conhecimento da confusão pelas redes sociais.
Robson Costa, chefe da Codetran, informou que o órgão tem recebido reclamações “pontuais” sobre as filas no embarque do ferry. Ele diz que, diante das filas e de situações críticas, com trânsito maior de veículos, a Codetran ordena a fila e não deixa os carros trancarem os cruzamentos.“Interferir na entrada dos veículos no ferry boat, a gente não tem essa competência. Isso é atribuição da empresa”, informou.
Continua depois da publicidade
Segundo a administração do ferry boat, o movimento maior na segunda-feira foi das 17h às 18h30, bem no horário em que aconteceu a confusão.
A administração lamentou o ocorrido e disse que, pelo número de pessoas que utilizam o ferry boat, os órgãos públicos deveriam fazer um monitoramento maior do trânsito.
Mesmo com a fila e a confusão, o diretor do ferry, Paulo Henrique Weidle, informou que este ano o movimento “está menor do que anos anteriores, antes da pandemia”. “Acho que por conta do preço da gasolina, o pessoal está evitando circular sem necessidade, e a questão do home office também fez com que o movimento diminuísse. Não está a mesma coisa que nos anos anteriores, caiu bastante”, alegou.
Filas também no lado de Navegantes
As filas também estavam gigantes na terça-feira na travessia de Navegantes para Itajaí. Uma motorista e uma assistente comercial entraram em contato com o DIARINHO para contar que ficaram esperando por quase uma hora para conseguir atravessar de carro para o lado itajaiense.
Continua depois da publicidade
Elas pegaram a fila próximo à avenida beira-mar às 14h50. Se passaram 40 minutos até elas chegarem perto do terminal de embarque da balsa. Atrás delas, uma longa fila de carros também esperava a vez de embarcar para a travessia.
A direção do ferry boat ainda não se manifestou sobre o motivo das filas na tarde desta terça-feira.