REGATONA
Ocean Race terá perna mais longa até chegar em Itajaí
Cronograma da maior regata do mundo foi divulgado nesta segunda-feira
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A maior regata do mundo divulgou, na segunda-feira, o cronograma da edição 2022/2023. Itajaí vai receber velejadores após a perna mais longa da história da competição. A corrida parte de Alicante, na Espanha, no dia 15 de janeiro de 2023, e os competidores chegarão em Itajaí em abril do mesmo ano.
O percurso da Cidade do Cabo, na África do Sul, até Itajaí entrará para a história como recorde de travessia de uma só etapa, com 12.750 milhas náuticas (23,6 mil quilômetros), uma maratona de um mês. Outra novidade desta edição é que, pela primeira vez, a corrida vai começar e terminar no Mediterrâneo.
Continua depois da publicidade
A The Ocean Race 2022-2023 também terá duas classes de barcos, pela primeira vez, em 25 anos. A novidade é a classe IMOCA 60, menor e de alto rendimento, que disputa o troféu The Ocean Race. Os monotipos VO65, que competiram nas últimas edições, continuam, porém, agora, lutarão pelo troféu Ocean Challenge. O resultado disso será uma regata mais rápida, extrema e mais difícil de ganhar. A última edição da regata de volta ao mundo foi vencida pelo barco chinês Dongfeng Race.
Única cidade da América Latina a sediar a maior regata do planeta, Itajaí receberá o evento pela quarta vez consecutiva. Últimas três paradas foram em 2012, 2015 e 2018.
Continua depois da publicidade
A última edição da The Ocean Race teve mais de R$ 83 milhões de impacto econômico em Santa Catarina – 28% a mais do que a parada de 2015. Ao todo, 75% desse montante ficou em Itajaí e região. O governo de SC, por exemplo, arrecadou mais de R$ 5 milhões em impostos.
Confira o cronograma da regata em 2023:
Alicante, Espanha: Largada - 15 de janeiro de 2023
Cabo Verde, África do Sul: Chegada estimada - 22 de janeiro; Largada - 25 de janeiro
Cidade do Cabo, África do Sul: Chegada estimada - 9 de fevereiro; Largada - 26/27 de fevereiro
Itajaí, Brasil: Chegada estimada - 1 de abril; Largada - 23 de abril
Newport, EUA: Chegada estimada - 10 de maio; Largada - 21 de maio
Aarhus, Dinamarca: Chegada estimada - 30 de maio; Largada - 8 de junho
Kiel, Alemanha (Fly-By): 9 de junho
Haia, Holanda: Chegada estimada - 11 de junho; Largada - 15 de junho
Genova, Itália - Final: Chegada estimada - 25 de junho de 2023; Final In-Port Race: 1º de julho de 2023