Concurso do estado
Candidatos filmam provas de ACTs na Grande Floripa
Organização diz que quem filmou e divulgou sala de prova será eliminado
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Segue a polêmica sobre a prova do processo seletivo de professores admitidos em caráter temporário (ACTs), do governo do estado, realizada em Santa Catarina neste domingo. Vídeos começaram a circular nas redes sociais mostrando a aglomeração em sala de aula, pessoas com telefones celulares e candidatos sentados lado-a-lado. As filmagens foram feitas em uma sala de aula do campus da Univali em São José, na Grande Floripa.
O Sistema Acafe, responsável pela aplicação da prova, e a secretaria de Estado da Educação emitiram uma nota oficial para esclarecer o caso.
A filmagem e a aglomeração teriam ocorrido antes do início da prova, com intervenção do coordenador para disponibilizar outras salas no local para a realização do teste. Os candidatos foram realocados e houve distanciamento, informa o comunicado.
Os organizadores ainda informaram que quem filmou e divulgou os vídeos será eliminado do seletivo. “As imagens que circulam nas redes sociais foram gravadas antes deste remanejamento e, consequentemente, antes das provas. Quem usou o celular durante a aplicação foi eliminado, conforme previsto no edital. Além disso, o papel que aparece nas imagens não é uma prova, mas o cartão de resposta que é colocado sobre as carteiras para identificar os candidatos”, informou.
Na região da Amfri, as provas foram concentradas no campus da Univali e no colégio Paulo Bauer, em Itajaí. Por aqui, o problema teria sido as filas de carros na avenida Contorno Sul, que atrapalharam a chegada no local da realização da prova. Com isso, alguns candidatos não conseguiram chegar a tempo.