Navegantes
Blitz explica lei que proíbe soltar fogos de artifício com barulho
Mudanças já foram aprovadas desde 2020
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

No município de Navegantes é proibido soltar fogos de artifício que causem poluição sonora, de acordo com a Lei Municipal nº 3.470/2020. Artefatos com efeitos visuais são permitidos.
No último sábado, aconteceu uma grande blitz educativa para conscientização da população acerca da lei que proíbe os fogos de artifício com barulho. A ação foi realizada na avenida Prefeito Cirino Adolfo Cabral, em frente à sede do Corpo de Bombeiros Militar, no Gravatá.
Continua depois da publicidade
A blitz foi uma realização da prefeitura de Navegantes, com o apoio das ONGs Turma do Focinho Feliz, Pró-Bichos e Mil Patinhas, protetores independentes de animais, vereadora Sol Dapper, AMA, OAB, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil.
Fogos e animais de estimação
Continua depois da publicidade
Os fogos de artifício podem assustar os bichinhos. Em épocas de festas de fim de ano ou finais de campeonatos de futebol, eles enchem os céus e acabam por amedrontar os pets. Isso acontece porque os animais possuem uma capacidade de ouvir muito mais potente do que a dos seres humanos. Por isso, o combate ao uso de fogos de artifícios nos centros urbanos é muito importante para os animais. É um jeito de preservar a saúde mental dos bichinhos e evitar casos de fuga, ferimentos e até óbito.
Além do barulho, os fogos podem causar incêndios em áreas onde há vida silvestre.