TOP 10
10 lugares incríveis para visitar, curtir e postar
Paisagens de tirar o fôlego e com muitos likes garantidos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Verão, folguinha e férias são um convite para conhecer novos destinos. Nosso litoral é perfeito para quem busca novos lugares, revisitar os destinos preferidos e eternizar momentos deliciosos com postagens de imagens incríveis nas redes sociais. Quem está ligado no Instagram que o diga.
Nessa temporada 2021/2022, os turistas que passarem pelas cidades de Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes encontrarão uma série de novidades, com atrações tecnológicas, verdadeiros santuários ecológicos e outros locais que nas lentes das câmeras [principalmente dos telefones celulares] dos visitantes habilidosos se transformam em verdadeiras molduras para aquela foto superpoderosa.
Aqui partimos para um roteiro mais natureza, para aquela saída deliciosa no final da tarde para conhecer novas paisagens, apreciar um belo entardecer ou, para os corajosos [que acordam cedo ou amanhecem na balada], registrar o amanhecer m um litoral cercado por mata atlântica. A melhor parte é que os acessos são gratuitos e você não vai gastar nada para curtir essas maravilhas. E que venham os likes!
Molhe da Barra Sul
O Molhe da Barra Sul é parada obrigatória em Balneário Camboriú. O quebra-mar está localizado no final da Avenida Atlântica, lado direito da Praia Central de Balneário Camboriú, em frente ao Parque Unipraias. São 452 metros de comprimento, proporcionando uma vista única de toda a orla de Balneário Camboriú. A visita pode ser feita a qualquer hora do dia ou à noite, pois o projeto paisagístico possibilita imagens lindas a hora que for. No entanto, o pôr do sol visto do molhe é indescritível. Só mesmo contemplando no local.
Morro do Careca
O morro do Careca está 100 metros acima do mar, em uma área de encosta na divisa de Balneário Camboriú com Itajaí. Do local é possível uma visão em 180° das praias Central e dos Amores, e da Praia Brava, em Itajaí. Outra boa vibe é observar o contraste entre o skyline cosmopolita da praia Central com o verde da mata atlântica O morro também é ponto de partida para voos de parapente que são comercializados por profissionais certificados. O acesso é pela estrada da Rainha e pode-se chegar até lá de carro ou a pé, por trilhas.
Passarela da Barra
Além de ligar a praia Central ao bairro da Barra, que deu início ao povoamento da cidade, a passarela estaiada é um dos principais pontos turísticos de Balneário Camboriú. A estrutura tem 190 metros de comprimento, 114 metros de vão livre e 57 metros de altura, equivalente a um prédio de 22 andares. A vista é espetacular. É possível apreciar a praia Central, o rio Camboriú, as luxuosas lanchas da Marina Tedesco, além dos gigantes arranha-céus que circundam a orla. O acesso é por elevadores com acessibilidade para cadeirantes e ciclistas.
Praias agrestes
Balneário Camboriú é a cidade dos contrastes. A poucos quilômetros da cosmopolita praia Central, tem a rodovia Interpraias que dá acesso às praias agrestes. O roteiro engloba as paradisíacas praias do Estaleirinho, Estaleiro, Pinho, Taquaras, Taquarinhas e Laranjeiras. Cada uma com seu charme. A tonalidade esverdeada do mar forma um visual incrível. Super-vale um passeio pela Interpraias e, se possível, uma parada em cada uma delas.
Molhe da Barra Itajaí
O Molhe de Itajaí é um dos principais pontos turísticos da cidade. Totalmente urbanizado, a estrutura [formada por junção de pedras, estruturas de concreto, via pública e pequeno farol] tem a função de proteger o canal de acesso ao porto e proporciona ao visitante imagens ímpares na extensão de seus 800 metros mar adentro. Do local vê-se as praias do Atalaia, Cabeçudas e Geremias, o Bico do Papagaio, parte da baía Afonso Wippel, além da passagem de gigantescos navios. O acesso é pela estrada de Cabeçudas.
Morro da Cruz
Estando em Itajaí o visitante não pode deixar de conhecer o morro da Cruz, com seu topo a 180 metros do nível do mar e de beleza extraordinária, praticamente no centro da cidade. A subida é bem tranquila e pavimentada, facilitando o percurso a pé ou de carro. Cada horário do dia tem sua vantagem, mas o pôr do sol lá no alto é deslumbrante. O contraste do céu alaranjado com a mata atlântica e o mar é algo que merece ser visto e registrado. O visitante pode ter uma vista incrível de toda a cidade de Itajaí e da junção do rio Itajaí-açu com o mar.
Ponta da Vigia
Com uma das mais belas vistas panorâmicas da Praia Grande, a Ponta da Vigia com sua esplêndida natureza foi transformada recentemente em área de preservação ambiental. Também foi a visão panorâmica que o local proporciona que deu o nome ao ponto turístico. Era de lá que os pescadores monitoravam as condições do mar e a chegada das baleias nas tranquilas águas da Armação do Itapocoroy. A área oferece uma vista espetacular de todo o entorno e é o local favorito para quem busca registrar em imagens sua passagem por Penha. A Ponta da Vigia é também ideal para um passeio com a família e para a prática de rappel.
Pedra da Miraguaia
Aqueles que preferem um pé na areia encontram na praia do Gravatá a Pedra da Miraguaia, um pequeno complexo de rochas a poucos metros da orla que pode perfeitamente ser acessado a pé. É um viveiro natural de mariscos e atrai os apreciadores da pesca de arremesso durante todo o ano, que dividem a pequena área com gaivotas, mergulhões e trinta réis. O local é perfeito para quem curte um anoitecer [quando o céu e o mar se fundem em uma bela paleta de tons avermelhados], para uma noite enluarada ou aquele amanhecer especial.
Morro da Pedra
Que tal conferir a vista do alto dos 350 metros do morro da Pedra, no interior de Itajaí? Para chegar ao topo é necessário percorrer um trajeto de 50 minutos a pé. Mas o visual compensa cada passo: é possível observar diversas cidades dos arredores. O acesso é pela SC-413. Uma dica é se guiar pela Igreja Católica de Escalvados, que fica exatamente à frente. Para facilitar, coloque no GPS o endereço: Rua Loureci Soares da Silva, Navegantes – SC, 88375- 000, Brasil.
Orla de Navegantes
Praticamente cercada por vegetação de restinga e deques de madeira, a orla de Navegantes tem 12 quilômetros. Inicia no pontal [onde o rio Itajaí-açu desemboca no mar] e engloba as praias Central, Meia Praia e Gravatá, onde o rio homônimo faz a divisa com Penha. Perfeito para banhistas, adeptos da pesca de arremesso e fãs de caminhadas, atividades físicas e esportes aquáticos. As areias claras, contrastando com o mar esverdeado, rendem fotos incríveis.