AVENIDA ATLÂNTICA
Balneário mantém festa pública da virada
BC foi a única cidade da região que manteve os fogos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O aparecimento da variante Ômicron do vírus SARS-Cov-2 e a edição de decreto que cria o protocolo Evento Seguro pelo governo do Estado para eventos para mais de 500 pessoas impacta também na realização das festas públicas de virada do ano.
Com base nessa portaria, a prefeitura de Balneário Camboriú limitou as comemorações de Réveillon na orla somente à queima de fogos na praia Central. O município entende que, no caso de shows de fogos, é possível manter o distanciamento social, o que atende inicialmente às regras da portaria. A secretária de Saúde, Leila Crocomo, diz que o município deve seguir à risca as determinações da Secretaria de Estado da Saúde e os protocolos vigentes na época.
Continua depois da publicidade
Em Navegantes a administração municipal cancelou a programação de shows prevista para a orla e também a queima de fogos. Os recursos que estavam destinados à festa da virada serão transferidos para o orçamento da Secretaria da Saúde.
Em Itajaí também foi cancelada toda a programação de Réveillon para a avenida Beira-rio, inclusive a queima de fogos.
Continua depois da publicidade
O secretário de Turismo e Lazer, Evandro Neiva, diz que o município não tem condições técnicas de fazer um evento na rua, em uma grande extensão [como é o caso da Beira-rio] e implementar o protocolo determinado pelo Estado.
O show pirotécnico também foi cancelado porque, segundo o secretário de Turismo, a câmara de Vereadores rejeitou, por 10 votos a cinco, um projeto de lei que permitiria a realização de shows de fogos de artifício com baixo ruído. A proposta derrotada, de autoria da prefeitura, previa a alteração da lei 7.192, aprovada no ano passado, que proíbe fogos e artefatos similares com efeito sonoro.