Praça central da praia
Culinária dos terreiros de Umbanda e Candomblé marca dia da Consciência Negra
Elsir Bernardete Gaya Müller sedia exposição sobre personalidades negras e formação da identidade nacional
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




O dia da Consciência Negra em Navegantes terá musicalidade, homenagens a Zumbi dos Palmares, cultura popular, roda de capoeira, e reflexão sobre a importância das religiões de matriz africana no cenário brasileiro e a luta antirracista.
Até mesmo uma mostra de culinária de terreiros de Umbanda e Candomblé vai acontecer, conduzida pela ekeji Isabel Cristina Ribeiro Rosa (Mãe Cristina), da associação de Cultura e Tradições de Matriz Africana – Ojinjé.
O evento é promovido pela fundação Cultural de Navegantes, e acontece na praça da praia central, das 10h às 15h, organizado pelas entidades do movimento negro e congêneres, com a participação e o apoio das secretarias de Educação e de Turismo, a partir das 10h.
Exposição
Também em Navega, tá rolando o projeto interdisciplinar “O Negro no Brasil: Resistência e Existências”, visando identificar origens, etnias e os personagens negros na formação da nação brasileira
O projeto foi bolado pelos alunos dos 6º, 7º e 8º anos do turno vespertino da escola Municipal Elsir Bernadete Gaya Muller, que assinam uma exposição idealizada pelos professores Jácson da Silva dos Santos e Ronaldo Lopes.
As produções são o resultado de pesquisa, identificação e escolha de regiões de origem e etnias do povo negro africano que veio para o Brasil no processo de colonização, a partir do século XVI, além de identificar personagens que contribuíram ou contribuem para a visibilidade do povo negro – como a filósofa Djamila Ribeiro.
Confira a programação:
10H – Abertura
Com o vereador Gabriel dos Anjos
10H15 – Papoeira e Roda de Capoeira
Coordenada por Contramestre Latino, Mestra da Cultura Popular do Município
11H15 – Apresentação musical
Com coletivo musical Ecos de Santo Amaro
12H – Mostra de culinário de terreiro
Conduzida pela Ekeji Isabel Cristina Ribeiro Rosa (Mãe Cristina) da Associação de cultura e tradições de Matriz Africana – Ojinjé
13H – Percussão afro-brasileira
Apresentação com percussionista Luciano Candemil e ogan alagbe Willian Camargo
14H – Sarau Zumbi dos Palmares
Apresentação de histórias e poesias temáticas sobre Zumbi e o Dia da Consciência Negra, conduzida por Sara da Silva Pereira
15H – Xirê (apresentação cultural de música dos orixás)
Apresentação com babalorixá Luiz Marcelo Titão, do Ilê Bayó Asé Nanã e ogans convidados