Barra Velha
Personalidades negras de destaque na comunidade serão homenageadas
Dia alusivo ao nascimento de Zumbi dos Palmares vai rolar no salão paroquial da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, com cultura e ativismo
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Programação especial marcará o dia da Consciência Negra em Barra Velha, neste sábado, a partir das 18h30, no salão paroquial da Igreja Matriz Divino Espírito Santo. A ação, considerada pioneira no munícipio de Barra Velha, visa trabalhar de maneira a atingir a população em geral e não somente a escolar quanto à participação do povo negro na atual sociedade, que hoje compreende mais do que 50% da população.
Segundo a organização, o evento contará com mostras culturais que exaltem a ancestralidade do povo negro, e quer celebrar a etnia com o resgate e reconhecimento do histórico de afrodescendentes que fazem ou fizeram parte da construção de Barra Velha e promover discussões sobre conceitos como “lugar de fala”, combate ao racismo e temas como ”Vidas Negras Importam”. Negros de destaque na comunidade barra-velhense serão homenageados, como o carnavalesco Odair Inocêncio, com passagens pelo carnaval de Barra Velha e também de Itajaí.
Continua depois da publicidade
O evento, de certa forma, amplia as atividades iniciadas em 2017, na escola Básica Municipal Antônia Gasino de Freitas, da rede municipal de ensino, localizada no bairro São Cristóvão, uma das primeiras unidades educacionais a celebrar, de maneira ampla, a data dedicada à luta e resistência dos descendentes dos povos escravizados no Brasil.
A história do negro na sociedade brasileira e as políticas públicas e desigualdades raciais também estarão em pauta. A educadora Dilcicléia Gonçalves de Barros fará uma palestra, e haverá apresentações culturais e de resistência. Até mesmo um caldinho de feijão será servido ao público presente – e todos estão convidados, porém com observância ao distanciamento, lotação do espaço e uso de máscara obrigatório.
Continua depois da publicidade