Balneário
Morador do Nova Esperança denuncia demora na religação de água
Emasa explica que Nubank não é banco conveniado
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O morador José Neri, do bairro Nova Esperança, em Balneário Camboriú, está revoltado com a falta de opções oferecidas pela empresa municipal de abastecimento, a Emasa, para possibilitar que os consumidores quitem suas faturas. Ele está sem água desde a última quinta-feira e passa por dificuldades já que precisa cuidar da mãe acamada.
“Minha mãe é soropositiva, estamos sem água. Ela está com covid-19, é diabética, hipertensa, está na cama, e não tem como evacuar ou tomar um banho”, lamenta. Ele parcelou uma dívida de R$ 1073 em quatro vezes, no banco digital Nubank.
Continua depois da publicidade
As faturas foram quitadas, mas não houve rápida religação da água, que é um direito básico de todo cidadão. “Eles falaram que como o banco não é conveniado, só poderiam entrar em contato na terça-feira seguinte para averiguar essa situação”, lamenta o denunciante.
Sobre a situação do morador, a Emasa afirmou que os cortes de fornecimento estavam suspensos devido à pandemia, mas que foram restabelecidos no último dia 4 de outubro.
Continua depois da publicidade
A Emasa alega que há 19 faturas em aberto da casa de José Neri, no período entre junho de 2020 a novembro de 2021. A empresa diz que o consumidor tinha um aviso de débito ativo ainda de 2020. No dia 4 de outubro deste ano, foi entregue o primeiro aviso de corte na casa, segundo a empresa. Como até o dia 15 de outubro não houve o pagamento, o corte foi concluído na quinta-feira passada.
“Nesta segunda-feira, a Emasa recebeu a baixa do pagamento de cinco faturas mais antigas, totalizando o valor de R$ 1308,81. Ficando ainda 14 faturas em aberto, que ele precisa negociar ou pagar, pois a partir da próxima fatura já vai receber o aviso de débito.," disse a empresa em nota. Com a confirmação do pagamento, a Emasa disse que em até 48 horas faria a ligação novamente.
A empresa de água alegou que como o Nubank não é conveniado demorou para que o pagamento das contas em atraso tivesse baixa. “A Emasa recomenda aos consumidores que o pagamento seja realizado, preferencialmente, nos bancos conveniados junto à autarquia. Inclusive, será aberto chamamento para os bancos digitais também fazerem esse cadastramento”, completou.