Itajaí
Clientes denunciam golpe da venda de contêineres
Vítimas chegaram a pagar 70% do valor, mas não receberam a compra
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Pelo menos sete clientes registraram reclamações contra a empresa Compra Container, com sede na rodovia Jorge Lacerda, no bairro Espinheiros, em Itajaí, no último mês. A acusação é de embolsar o dinheiro da entrada e sumir após o contrato assinado.
As sete reclamações estão registradas no site Reclame Aqui. Um dos denunciantes também procurou o DIARINHO para relatar o que vem sofrendo desde que resolveu comprar uma casa contêiner de dois quartos, em agosto de 2020, tentando realizar o sonho da casa própria.
Continua depois da publicidade
Segundo Claudemir de Oliveira Junior, 40 anos, morador de Penha e trabalhador da área marítima, o contrato foi fechado no dia 11 de agosto de 2020. A previsão era que a casa-contêiner fosse entregue em 90 dias úteis. Ele investiu R$ 22 mil no negócio que nunca se concretizou.
Em janeiro deste ano, a empresa adicionou ao contrato um aditivo de mil reais a cada dia de atraso. Mesmo assim, o projeto não foi finalizado e nem a multa paga. Até este mês de outubro de 2021, 14 meses após a contratação, Claudemir tentou várias vezes negociar com a empresa, mas sempre sem progresso.
Continua depois da publicidade
Claudemir ainda revela que, durante este período, a empresa mudou de nome, passando a se chamar Compra Construtora Sustentável.
Há cerca de um mês, Claudemir e outras quatro pessoas foram até a frente da Compre Container e chamaram a polícia Militar para denunciar o caso publicamente.
Ele também resolveu registrar o golpe na polícia Civil. O consumidor ainda entrou com um processo na justiça contra a Compra Container.
Mais reclamações
No site Reclame Aqui há sete relatos nos últimos 30 dias e 34 reclamações em 2020. Em um dos casos recentes, um morador de Garopaba relata que comprou uma casa-contêiner, e pagou 70% do valor adiantado. “A ideia era ter uma casa em um curto espaço de tempo e com um valor mais acessível, já que tínhamos dois bebês pequenos”, conta.
A família sonhava em sair do aluguel com a aquisição da casa-contêiner. No contrato, a empresa prometeu fazer a entrega em até 60 dias. Em abril, a Compra Container informou que levaria mais dois meses para a conclusão do projeto.
“Quando chegou a nova data prometida nos pediram mais dias e foram tantos novos prazos, o último foi 28/08/2021, que ainda estamos aqui na espera. Saíram e entraram novos vendedores, e nada”, narra.
Continua depois da publicidade
A família tentou pegar o dinheiro de volta e fazer outras negociações, mas a empresa não aceitou as propostas.
Quatro queixas no Procon
O Procon de Itajaí registrou quatro queixas sobre a Compra Container até à tarde de terça-feira, dia 5 de outubro. Em três procedimentos o prazo de resposta da empresa já tinha extrapolado. O quarto caso tem limite de retorno até a metade de outubro.
Salesio Pedrini, procurador do Procon, informou que está notificando a empresa sobre os casos denunciados. Se a reclamação tiver sido resolvida, o caso será arquivado. Do contrário, medidas mais rígidas poderão ser tomadas contra a empresa.
O DIARINHO tentou ouvir a Compre Container e a Compra Construtora Sustentável, através dos telefones divulgados na internet, mas não conseguiu contato.
Continua depois da publicidade