CAMPEÃO de Itajaí
Estudante vence concurso internacional de sustentabilidade
Gabriel Ferreira, de 17 anos, terá projeto vencedor implantado pela autarquia de água Semasa
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
O estudante do colégio São José, Gabriel Fernandes Mello Ferreira, 17 anos, recebeu nesta terça-feira o prêmio da Água de Estocolmo 2021.
O estudante, com a ajuda de sua orientadora, a professora Fernanda Polenza, elaborou o projeto “Desenvolvimento de um mecanismo de retenção de microplásticos em estações de tratamento de água (ETAs)”.
Com 50 mil votos através da internet, Gabriel foi o primeiro brasileiro a receber a premiação internacional. Ele chegou até a etapa final com outros 32 concorrentes de todos os lugares do mundo. A premiação ocorreu de forma virtual.
Gabriel é estudante do segundo ano do ensino médio do colégio São José e desenvolveu um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs). O sistema será implantado pelo Semasa.
O sistema idealizado pelo estudante possui um mecanismo de filtragem de microplástico. O sistema é de fácil manuseio e acessível devido ao baixo custo dos materiais para aplicação nas ETAs. A eficácia do filtro projetado ficou acima de 80%. O projeto também teve destaque porque demonstra o risco de contaminação de diversos ambientes por organismos plásticos.
O evento Águas de Estocolmo acontece desde 1997 e reúne jovens de 15 a 20 anos por todo o mundo. O desafio é criar um projeto sobre água e sustentabilidade.