Prêmio Jovem da Água de Estocolmo
Estudante de Itajaí representa o Brasil em concurso internacional
Votação popular está aberta até o dia 12 de agosto
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
O estudante Gabriel Fernandes Mello Ferreira, de 16 anos, aluno do colégio São José, de Itajaí, é o representante do Brasil no Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, na Suécia. A final da premiação acontecerá, de forma virtual, no dia 24 de agosto, durante a Semana Mundial da Água de Estocolmo.
Antes do resultado final, os 32 estudantes, que concorrem ao prêmio no mundo, estão participando de uma avaliação popular do projeto mais inovador relacionado à água do Stockholm Junior Water Prize.
Gabriel precisa de votos pra conquistar essa premiação. Pra participar acesse o link www.watertank.se/voting/#slide9276 e vote.
Gabriel é estudante do segundo ano do ensino médio do colégio São José e desenvolveu um mecanismo de retenção de microplásticos em Estações de Tratamento de Água (ETAs).
O sistema idealizado pelo estudante de Itajaí possui um mecanismo de filtragem de microplástico. O sistema é de fácil manuseio e acessível devido ao baixo custo dos materiais para aplicação nas ETAs.
O sistema foi construído e testado para simular as condições desse ambiente. As simulações demonstraram a eficácia do filtro projetado acima de 80% de eficiência.
O aluno teve a orientação da professora Fernanda Poleza. O projeto também teve destaque pelo seu baixo custo e demonstra o risco de contaminação de diversos ambientes por organismos plásticos.
Jovens do mundo todo
O prêmio Jovem da Água de Estocolmo reúne uma galerinha inovadora, de 15 e 20 anos, de todo o mundo. Eles são desenvolvedores de projetos relacionados à água e aos desafios da sustentabilidade nesta temática.