Jorge Seif Jr. e Emílio dalçóquio
Secretário e empresário defendem alvos da PF
Secretário Nacional da Pesca manifestou apoio ao caminhoneiro Zé Trovão, alvo de busca e apreensão em Joinville
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




A operação da polícia Federal contra 10 acusados, de convocarem atos antidemocráticos e contra o supremo Tribunal Federal (STF), para o dia 7 de setembro, provocou reação, pelas redes sociais, do secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, e do empresário Emílio Dalcóquio, de Itajaí. Eles saíram em defesa dos alvos da investigação, conduzida pela subprocuradoria-geral da República, e com ordens de busca e apreensão autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Na sexta-feira, quando os agentes da PF cumpriram ordens judiciais, em Joinville e em São Francisco do Sul, o secretário da Pesca se manifestou, na página do caminhoneiro bolsonarista Marcos Gomes, o Zé Trovão, alvo da operação em Joinville. Seif fez eco ao discurso de Jair Bolsonaro contra o STF, exaltando a ditadura. “Regime militar 1964, generais prendiam e interrogavam vagabundos. Democracia 2021, vagabundos interrogam e querem depor presidente, acusar generais, prender deputados e jornalistas, destruir youtubers de direita. Calar nossa liberdade”, escreveu. Ele apoiou o caminhoneiro, que teve o celular apreendido na operação, e reforçou convite pro ato.
Continua depois da publicidade
“Força, aí, Zé Trovão. E vamos todos para as ruas dia 7 de setembro lutar por nossa liberdade. Avante Capitão [Jair Bolsonaro]! Estamos fechados contigo", disse. Na sexta, Seif esteve em Joinville, na abertura da feira de armas, com participação de Bolsonaro por telefone.
No domingo, o secretário estava no palanque com o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), no lançamento da dragagem para alargamento da faixa de areia da praia Central. O empresário Luciano Hang também participou do evento.
Continua depois da publicidade
Emílio Dalcóquio defende Sérgio Reis e faz convocação pra ato em Brasília
Em encontro em Blumenau, o empresário Emílio Dalcóquio fez defesa do cantor Sérgio Reis, um dos investigados por chamar os protestos pro dia 7 de setembro. Na reunião, o grupo de apoiadores fez gritos de “Somos todos Sérgio Reis” e pediu que as pessoas fizessem vídeos de apoio e sigam o cantor pelas redes sociais.
Segundo reportagem do site The Intercept Brasil, Emílio é um dos organizadores das “manifestações golpistas” do 7 de setembro, por meio de uma associação nacional que reúne páginas e canais bolsonaristas. No começo do mês, o grupo já havia organizado o protesto a favor do voto impresso, com atos em Itajaí e em Balneário.
Em vídeo publicado nas redes, no dia 13 de agosto, Emílio aparece ao lado da empresária paranaense Bethy Frank, chamando o povo pro ato em Brasília (DF), no feriado da Independência. O pedido “principal” é pela destituição dos ministros do STF, mas os manifestantes também defendem o voto impresso.
“A partir do dia 7 de setembro, inicia um movimento pacífico e democrático. Nós temos que honrar essa nossa querida bandeira, antes que vire vermelha. Você tem que fazer alguma forma pra colaborar, à sua forma e ao seu jeito, mas faça. Estamos fazendo história ao vivo e você também pode fazer parte dessa revolução”, declara o empresário no vídeo.