Exposição
Homenagem aos povos indígenas inaugura no museu de Itajaí
Vitrine temporária vai abrigar a intervenção artística de “frascos/mini monumentos” de solução de limpeza corporal anticolonial
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Inaugurada na terça-feira, no Museu Histórico de Itajaí, a exposição/intervenção “mini monumento”, é uma homenagem e memória à presença dos povos indígenas guarani, kaingang e xokleng em Santa Catarina. A exposição é do artista plástico e caixeiro viajante Silfarlem Oliveira e permanecerá no museu até 17 de outubro.
Durante os meses de agosto, setembro e outubro, o artista plástico e representante da Companhia Descolonizadora Ações e Intervenções visitará 11 municípios para realizar o lançamento, inauguração e distribuição de “frascos/mini monumentos” da solução de limpeza corporal anticolonial Água De Colonial Caldas Dos Bororenos.
Segundo o artista, a proposta da intervenção é “descolonizar os museus e os monumentos e ativar a memória histórica a partir de um ponto de vista indígena”. A ação foi premiada pelo edital Elizabeth Anderle, do governo do estado, de 2020.
Silfarlem Oliveira é doutor em Artes Visuais pela UDESC. Também integra, como pesquisador, a equipe da Sala De Escuta/Sala De Leitura ligada ao grupo de pesquisa proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais da UDESC.