Binário do centro
Mudança condenou árvores da Marcos Konder
Prefeitura diz que a maioria das árvores está condenada e pode ser derrubada; compromisso é nova arborização do espaço
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Com a implantação do binário da avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí, a próxima etapa será a reurbanização da via, com novas calçadas, ciclovia e a faixa exclusiva de ônibus. As mudanças também preveem uma nova arborização, sendo que a maioria das árvores que fazem da Marcos Konder a avenida mais arborizada de Itajaí pode ir para o chão.
A alegação da prefeitura é que as árvores não estão "saudáveis", mas especialista ouvido pelo DIARINHO desmente essa versão. De acordo com a prefeitura, o instituto Itajaí Sustentável (INIS) avaliou as espécies presentes no canteiro central da avenida e identificou que apenas 15 árvores seriam saudáveis.
Continua depois da publicidade
No projeto de arborização, será feito o transplante das árvores saudáveis e o plantio de 150 novas árvores ao longo da avenida. O número exato de árvores derrubadas não foi divulgado.
A proposta, segundo o assessor especial do gabinete do prefeito, Auri Pavoni, é transformar a Marcos Konder num “corredor verde no centro de Itajaí”. Serão criadas três faixas de árvores: uma linha entre a ciclovia e a pista, outra entre a ciclovia e a calçada e, no outro lado da via, uma linha só na calçada.
Continua depois da publicidade
“Teremos três canteiros lineares onde serão plantadas árvores, flores e grama”, justifica Auri. As novas árvores, segundo ele, serão espécies já adultas, como as plantadas na praça da igreja Matriz. Segundo Auri, a avenida contará com mais árvores do que tem hoje.
Ele informa que o projeto executivo da revitalização está pronto, mas que a prefeitura ainda espera o tempo de adaptação após a implantação do novo binário, que prevê ajustes até que todas as mudanças viárias sejam consolidadas. A previsão é que as obras de reurbanização iniciem em até 80 dias.
A reorganização da via prevê três pistas de rolamento. As mudanças serão complementadas com instalação de nova iluminação, fiação subterrânea e novo mobiliário urbano, como bancos e deques.
Árvores podem ser salvas
O técnico agrícola e especialista em gestão ambiental, Heli Schlickmann, lembra que fez um levantamento sobre as árvores da Marcos Konder há mais de três anos. “Na época eu discordei acerca da supressão de muitas árvores, pois a maioria estava com condições fitossanitárias e de equilíbrio boas: raiz, tronco e copa”, disse, listando os três princípios considerados na avaliação de árvores.
O levantamento dele somava 117 plantas na ocasião. Sobre a real situação das árvores hoje, ele observa que precisaria fazer uma nova avaliação mas, numa análise preliminar, disse que não concorda que a maioria das árvores esteja condenada. “Há uma relação muito grande de árvores que podem ser realocadas no próprio projeto”, considera.
Segundo explica, a sanidade e o equilíbrio dos três condicionantes - raiz, copa e tronco – é o que determina a viabilidade da permanência ou realocação das plantas. “Não sei como foi feita essa análise e qual é a real situação de cada uma”, frisa.
Continua depois da publicidade
Sobre o plantio de novas árvores, Heli destaca que é o desenho do boulevard para a avenida que vai determinar quais espécies são mais indicadas. Dentro do conceito do projeto, ele informa que a escolha deve levar em conta fatores como mapa de sombra, mobiliários urbanos, sistema de drenagem, distribuição de água, esgoto, energia, comunicação, e trafegabilidade.
Árvores saudáveis serão replantadas
O assessor da prefeitura, Auri Pavoni, não soube informar o número de árvores que serão retiradas, mas garantiu que todas as "saudáveis" serão replantadas no projeto de arborização da Marcos Konder. “Quem vai dizer quais podem ser transplantadas serão os técnicos. O certo é que teremos bem mais árvores na região central e, principalmente, na Marcos Konder”, conclui.
O instituto Itajaí Sustentável não informou quantas árvores há na avenida atualmente. O órgão confirmou que, devido à reurbanização da via, as árvores que não são "saudáveis" serão substituídas, bem como serão plantadas mais árvores.