ciências e engenharia
Estudante de Itajaí está em final de concurso nacional
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Gabriel Fernandes Mello Ferreira, de 16 anos, aluno do colégio São José, está representando Itajaí na 19ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
Gabriel desenvolveu um mecanismo de retenção de microplásticos em estações de tratamento de água que está na lista dos projetos finalistas do prêmio nacional.
O estudante do segundo ano do ensino médio teve o apoio dos professores Fernanda Poleza e de Lenon Pinheiro Guimarães.
O objetivo da pesquisa é demonstrar o risco de contaminação de diversos ambientes por microplásticos. Os oceanos e animais marinhos, por exemplo, são grandes prejudicados pela poluição. “Chegamos na problemática da poluição. Foi quando tivemos a ideia de criar um filtro de microplásticos para as estações de tratamento de água com o objetivo de diminuir a presença desses poluentes que chegam nas águas das nossas residências,” relata o estudante.
O concurso avaliou mais de mil projetos e somente 300 foram selecionados e passaram para a segunda fase, entre eles o de Gabriel.
Primeiro aluno do colégio a participar de feira nacional
A professora e orientadora, Fernanda Poleza, que leciona ciências, biologia e química, conta que essa é a primeira vez que um aluno do colégio São José participa da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.
A proposta da Febrace é que o aluno encontre um problema e pesquise uma solução tecnológica, de engenharia, para que essa solução possa ser utilizada em larga escala.“A ideia surgiu de uma conversa. O aluno me procurou durante a quarentena dizendo que queria participar da Febrace e que queria submeter algum projeto na área ambiental. Eu fui propondo ideias e assuntos que estão em relevância e a gente chegou na poluição por plástico, especificamente o microplástico,” explica a profe.
A lista de projetos finalistas da 19ª edição da Febrace foi divulgada no dia 29 de janeiro. Devido as restrições da pandemia, a Febrace vai ser realizada virtualmente entre os dias 15 e 27 de março. A programação oficial ainda será divulgada nas próximas semanas.
Durante o evento, os projetos finalistas vão ficar disponíveis ao público por meio da plataforma Febrace Virtual. Os visitantes vão conhecer projetos, deixar comentários com mensagens de incentivo, sugestões e ainda votar em seus projetos preferidos para o Prêmio Febrace Virtual.