HISTÓRIA VIVA
Aos 105 anos, dona Margarida encanta crianças em escola de Itajaí
Moradora mais idosa da cidade compartilhou memórias e lições de vida com alunos da rede municipal
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

Imagina só ter 105 anos de histórias na ponta da língua e dividir tudo isso com crianças curiosas e cheias de energia. Foi exatamente o que aconteceu na última segunda-feira no Centro de Educação Infantil Profª Mauricélia André do Nascimento, em Itajaí.
A convidada especial foi Dona Margarida Frances Gonçalves, a moradora mais idosa da cidade, que encantou os pequenos com sua sabedoria e simpatia.
Continua depois da publicidade
A visita faz parte do projeto “Itajaí tem história e eu vou te contar”, idealizado pela professora Jauna Luana Domingues da Silva, que propõe um mergulho na história da cidade com um toque afetivo e real. A ideia é simples e poderosa: aproximar as crianças das raízes itajaienses por meio de quem viveu – e vive – essas histórias de perto.
Dona Margarida tem muito a contar.
Continua depois da publicidade
Nascida em 1920, ela já viu a cidade mudar de cara muitas vezes. Viúva de Nilo Antônio Gonçalves, é mãe de 20 filhos, tem 32 netos, 54 bisnetos, 26 tataranetos e três pentanetos. Uma família que é quase uma cidade!
Durante a visita, ela emocionou a todos com palavras cheias de fé e gratidão.
“Eu só peço a Deus que abençoe essas crianças e esses professores que cuidam delas, para que eles possam chegar até onde eu cheguei. Eu te digo que precisa de muita oração. Dobre teu joelho e clame a Jesus para te dar uma vida longa e com saúde”, ressalta.
Segundo a professora Jauna, o projeto busca mostrar para os alunos o valor de viver em Itajaí. E a história continua: a próxima visita do projeto será dedicada a um dos maiores símbolos da cidade — o Clube Náutico Marcílio Dias, o mais antigo de Itajaí e o terceiro mais antigo em atividade em Santa Catarina.