Uma boa
Univali oferece curso gratuito de português para migrantes e refugiados
Iniciativa busca acolher e facilitar a integração de quem escolheu o Brasil como novo lar
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

A Univali deu mais um passo importante rumo à inclusão social. A partir do dia 26 de abril, migrantes e refugiados que vivem na região poderão participar gratuitamente do curso de língua portuguesa oferecido pela universidade, em parceria com o Núcleo de Apoio ao Migrante (NAM) e a Univali Idiomas.
As aulas serão até 15 de agosto, sempre aos sábados, das 9h30 às 12h30, na sala 109 do Bloco C3 do campus Professor Edson Villela, em Itajaí.
Continua depois da publicidade
Segundo o professor Rafael Padilha, coordenador do NAM, o curso é pensado para promover acolhimento e autonomia.
“O curso objetiva também auxiliar os migrantes na adaptação à nova realidade social e cultural, promovendo a compreensão das normas e costumes locais, além de incentivar a interação com a comunidade que os recebe”, explica.
Continua depois da publicidade
O conteúdo abrange desde vocabulário prático até expressões úteis para acessar serviços públicos, como saúde, educação e assistência social. O curso também foca na preparação para o ambiente profissional, com orientações sobre entrevistas de emprego e o vocabulário usado no trabalho.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas online neste [link].
Essa é mais uma iniciativa da Univali que demonstra, na prática, que aprender a falar o idioma local é também uma forma de sentir-se pertencente a um novo lar.