Matérias | Geral


feliz aniversário

Tudo novo no Portal DIARINHO

Jornal completa 42 anos nesta terça-feira presenteando a região com um novo portal de notícias

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Novo site está no ar nesta terça-feira, dia em que se comemoram os 42 anos do jornal {FOTO : Franciele Marcon}


Hoje este nosso DIARINHO completa 42 anos de vida. Criado em 1979 pelo advogado Dalmo Vieira e desde 2004 dirigido pela jornalista Samara Toth Vieira, o jornal comemora o aniversário lançando um novo portal na internet, que além de mais bonito e fácil de usar, adapta-se a qualquer tamanho de tela.

Com as mudanças, o tradicional DIARINHO se prepara para continuar prestando serviços cada vez melhores, a qualquer hora e em qualquer lugar.

O novo site do DIARINHO, além da aparência moderna, foi completamente reformulado internamente, incorporando o que de melhor existe na tecnologia. O usuário conseguirá, por exemplo, acessar o www.diarinho.net no computador, no celular ou no tablet. Do menor smartphone à maior smart TV, o conteúdo do site se adapta automaticamente, para permitir a leitura e a interatividade.

Essa é uma inovação fundamental, porque cerca de 95% dos leitores que lêem o DIARINHO pela internet, usam smartphones para acessar o jornal. Outra vantagem dessas inovações técnicas, é a sintonia com os sistemas de busca, como o Google: as pesquisas feitas ali vão chegar mais facilmente aos conteúdos do DIARINHO, o que também aumenta a visibilidade dos anúncios do TranseTudo, o classificados do jornal.

Samara Toth Vieira, diretora do jornal, afirma que o objetivo das mudanças foi “atender melhor os leitores e clientes do site”. Segundo ela, “o crescimento da audiência do DIARINHO na internet tem sido acentuado, especialmente a partir da pandemia. Continuamos vendendo bem nas bancas e temos os assinantes fiéis do jornal impresso. Mas é fato também  que há um público crescente consumindo as notícias de maneira virtual. O portal é o nosso presente a esses leitores.”

Outra das inovações do site é uma seção de podcast. Essa é uma tendência mundial, a de transmitir as informações também por áudio, como no rádio. Um podcast é uma espécie de programa de rádio “portátil”, que pode ser ouvido a qualquer hora no celular ou no computador. Muito útil para se informar enquanto dirige ou realiza outras tarefas do dia.

Quem quer vender ou comprar e está acostumado aos bons resultados dos classificados do DIARINHO ficará agradavelmente surpreso com o novo TranseTUDO. É possível turbinar seus anúncios colocando fotos ou vídeos, o que aumenta as chances do seu produto ser visualizado e melhora as condições

Página cresce ou encolhe!

É possível que muita gente não note que as modernas páginas de internet do portal se adaptam ao formato da tela.

A partir de hoje o DIARINHO também entra nessa tecnologia e essas duas ilustrações mostram bem como faz diferença ver um site numa ou em outra tela.

Na imagem da direita, capturada na tela de um smartphone, o tamanho das imagens e das letras foi adaptado ao formato mais vertical. Naturalmente, para ler o restante do conteúdo, é preciso rolar a imagem para cima.

Na foto de abre desta matéria, a foto é do monitor de um computador de mesa, o formato é horizontal, “cabem” mais elementos ao mesmo tempo.

E essa mudança no desenho da página, de uma para outra, é feita automaticamente, pelos recursos técnicos utilizados na construção do site.  E isso dá mais conforto ao leitor e permite visualizar melhor cada informação e cada anúncio do portal.

Um jornal nascido das ruas

O DIARINHO, primeiro jornal diário da região, nasceu no dia 12 de janeiro de 1979, filho querido do advogado Dalmo Vieira. O jornal nasceu com a proposta de divulgar o que acontecia na região da Foz do Itajaí-Açú, ignorada pela chamada grande mídia. “Sabíamos que tinha caído um avião na China, mas não sabíamos que, ali na BR 101, morreram pessoas num acidente. Sabíamos, já às 11 da noite, do resultado do jogo do Flamengo no Rio, mas só no dia seguinte, no papo do cafezinho do Maneca, saberíamos o resultado do jogo do Marcílio, ali na rua 7, ocorrido na noite anterior,” dizia o fundador.

Dalmo criou o DIARINHO a partir da voz da rua. O que se dizia nas mesas dos bares, nas esquinas, o jeitão que o povo falava, foi trazido para as páginas do diário. Um jornal popular legítimo, nascido das conversas que correm de boca em boca.

Além da linguagem popular, a linha editorial do jornal permitiu que ele se transformasse numa verdadeira “tribuna popular”. Muitas pessoas deixam de levar seus pleitos aos “canais competentes“, para trazê-los ao DIARINHO, que “vai atrás”.

Neste 12 de janeiro de 2021, o DIARINHO comemora o fato de estar circulando, ininterruptamente, há 42 anos. Samara Toth Vieira, neta do Dalmo, que trabalha no jornal desde 1994 e é atualmente a sua diretora, lembra que “as empresas no Brasil, especialmente as da área da comunicação, não têm vida fácil ou longeva. Estamos sempre enfrentando e superando dificuldades. O fato de estarmos vivos e nos mantermos líderes em audiência, diz muito sobre essa relação de parceria com o nosso público. Nós contamos a história da nossa gente e da nossa terra há 42 anos”.

Nessas quatro décadas, só uma coisa não mudou: o DIARINHO continua sendo o único jornal diário verdadeiramente da região.

Quem fica parado é poste...

O DIARINHO não é um jornal comum e é um dos veículos de comunicação mais habituados às mudanças e às inovações. Durante alguns anos, principalmente no começo, era conhecido como “O diário” e depois "Diário do Litoral".  Já a partir de 2001, mostrando que estava atento às novidades e ao carinho dos leitores adicionou, ao apelido de diarinho, uma arroba: “di@rinho”. Era para marcar sua entrada na internet, com o endereço que todo mundo sabe de cor: diarinho.com.br.

Mais tarde passou a ser DIARINHO, em maiúsculas, marca que o identifica até hoje.

O tempo todo o jornal vem aperfeiçoando sua aparência, incorporando novas tecnologias, sempre tentando oferecer um produto de melhor qualidade. As mudanças que entram no ar hoje, no conhecido diarinho.net, fazem parte dessa tradição de inovação constante.

Por questões de segurança, os usuários que já têm cadastro no site terão que dar uns cliques a mais, na primeira vez que acessarem o site a partir de hoje, para criar uma senha no novo sistema.

 



Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.221.159.255

Últimas notícias

sem tempo ruim

Diversão até em dias chuvosos

CAMBORIÚ

Homem é encontrado morto em casa nos Macacos

brasil

Vacinação simultânea e sem data de início

BALNEÁRIO

Gurizão de 20 anos é morto em confronto com a PM

BALNEABILIDADE

Confira onde o mar tá limpinho na região

MMA

Leonardo Macarrão luta neste sábado

primeiro do ano

Finde será de surfe na Brava

balneário

Curso gratuito de formação de atores

exame nacional

Provas do Enem acontecem no finde

Navegantes

Botequim da Império: comida boa e à beira-mar





Colunistas

Na Rede

Na Rede

Via Streaming

Paternidade pendente

Jackie Rosa

Coluna da Jackie

Canal 1

Disney realiza reformas nos estúdios da ESPN

Coluna do JC

Ela voltou!

Artigos

Começou um novo ano: 2021

Coluna Esplanada

PT segue com influência dentro do Cade

Coluna do Frei Betto

Feliz ano novo

Coluna esquinas

Tirando poeira das ideias

Coluna do Janio

Atuação desastrosa

O lado de cá...

O Lado de Cá...

Coluna Fato&Comentário

Eventos históricos da 3ª década do século xxi

Crônicas da vida urbana

Boas entradas de ano novo!

Clique diário

Roda-gigante iluminada

Coluna Existir e Resistir

Dia Nacional do Samba: o que seria do Brasil sem este gênero musical?



Blogs

Blog Doutor Multas

Multa por excesso de velocidade: saiba como recorrer

Blog Clique Diário

Bem vindos ao Blog Clique Diário

Blog do JC

Piçarras e eu

A bordo do esporte

L’Etape Brasil Tour de France tem inscrições encerradas

Blog da Jackie

Surfland

Blog da Ale Francoise

De mãos dadas com você !!!



Entrevistão

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Itajaí (Parte 2)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Itajaí (Parte 1)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú (Parte 2)

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Balneário Camboriú (Parte 1)

Itajaí

Entrevistão com os candidatos à prefeitura de Porto Belo





TV DIARINHO


Confira as principais notícias desta sexta-feira 15/01/2021



Podcast

Papo do DIA

Publicado 15/01/2021 21:05



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯