Entre as escolas com pior desempenho está a estadual Professora Júlia Miranda de Souza, no centro, com nota 2,8 pra alunos da 5ª à 9ª série. Mesmo tendo a mesma nota da média brazuca pra 4ª série, de 4,6, a situação da escola é crítica por ter tirado notas menores em 2009 do que na avaliação anterior do Ideb, feita em 2007. Reconhecemos que a nota é muito ruim. Na época, acho que os alunos estavam mais focados nas provas finais do que no Ideb, mas foram falhas que não pode ocorrer novamente e estamos trabalhando nisso, sisplica Silvete Couto de Miranda, diretora da escola Júlia Miranda, que baixou a nota de 4,0 pra 2,8, pra alunos da 5ª à 9ª série.
Continua depois da publicidade
E a média das notas das escolas de Navega tão bem feias. Comparando com a região Sul, por exemplo, todas as médias da city estão abaixo. É mais uma preocupação pros estudantes dengo-dengos, pois no final deste ano o ministério da Educação (MEC) vai fazer uma nova prova pras escolas no país.
O Ideb é uma avaliação do ensino básico no país e leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação: rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de desempenho na prova.
Continua depois da publicidade
Dengo-dengos ainda têm bons exemplos
Mesmo com a péssima média de notas no Ideb, Navegantes ainda tem alguns bons exemplos pra inspirar a garotada. Na escola Municipal Professora Elsir Bernadete Gaya Muller, também no centro, a diretora da unidade, Kátia Regina da Costa, ressalta o trabalho de todos pra registrar as melhores notas da cidade, todas acima da média nacional. Para conseguir bons resultados, os profissionais têm que ter paciência. É um trabalho de formiguinha, dando atenção a cada aluno e acompanhando os resultados, conta a bagrona do colégio, que tirou notas 5,4 pra 4ª série, e 5,1 pra alunos da 5ª à 9ª série.
Eluana Schmtiz Pivatto, diretora da escola estadual Adelaide Konder, também têm motivos pra comemorar a avaliação do Ideb e lista algumas razões pras notas 5,4 e 4,5, respectivamente, do colégio. Nos últimos anos, investimos em material didático e projetos educativos. Hoje, participamos de todos os programas do MEC, o que proporciona um aprendizado melhor para o aluno, conta a bagrona da escola do bairro Machados.
- Notas das escolas de Navega na avaliação do Ideb
Notas das escolas municipais até 4ª série 5ª a 9ª
Centro Educacional Municipal (CEM) Maria de Lourdes Antunes 4,6 sem nota
CEM Prof. Maria de Lourdes Cabral 4,3 3,9
Continua depois da publicidade
CEM Prof. Leonora Schmitz 4,4 s/n
CEM São Domingos 4,5 s/n
Escola Básica Municipal (EBM) Izilda Reiser Mafra 4,8 5,0
EBM Prof. Ilka Muller de Mello 4,7 4,2
EBM Prof. Maria Ivone Muller dos Santos 3,4 3,3
Continua depois da publicidade
EBM Prof. Vilna Correa Pretti 4,4 4,0
Escola Municipal (EM) Elsir B. Gaya Muller 5,4 5,1
EM Prof. Idilia Machado Ferreira 4,3 3,6
EM Prof. Maria Tereza Leal 4,8 s/n
EM Prof. Neusa Maria R. Vieira 4,9 4,6
Continua depois da publicidade
EM Prof. Cineria Vieira da Costa 4,0 s/n
EM Prof. Rosa Maria Xavier de Araújo 4,2 4,4
EM Prof. Maria Hostim Da Costa 4,6 s/n
Média ensino fundamental 1 até 4ª série
Escolas estaduais de Navega 4,8
Escolas municipais de Navega 4,4
Santa Catarina 5,0
Sul 5,1
Brasil 4,6
Média ensino fundamental 2 5ª a 9ª séries
Escolas estaduais de Navega 3,8
Escolas municipais de Navega 4,2
Santa Catarina 4,2
Sul 4,3
Brasil 4,0
Notas das escolas estaduais até 4ª série 5ª a 9ª
Escola Estadual Básica (EEB) Adelaide Konder 5,4 4,5
EEB Prof. Irene Romão 4,4 4,0
EEB Prof. Julia Miranda De Souza 4,6 2,8
EEB Prof. Paulina Gaya 4,7 4,2