Em primeiro lugar na pesquisa está o município de São João do Oeste, no extremo oeste catarina, com pouquíssimos analfabetos com mais de 10 anos de idade. Dos 5462 habitantes da cidade que se enquadram neste perfil, apenas 55 não sabem ler e escrever, o que representa um taxa de alfabetização total de 98,99%.
Continua depois da publicidade
Balneário vem logo atrás. Na city da região, 98,55% já são alfabetizados. O secretário Nelcy Brandt explica que o município tem investido bastante pra alcançar este índice, fazendo um trabalho forte na escola de jovens e adultos, o EJA. São mais de 500 alunos que não tiveram possibilidade de completar ensino fundamental, explica. Essas pessoas estudam sempre em períodos noturnos e a prefa oferece três lugares de estudo: na sede na rua 3020, no centro, e nos bairros Nova Esperança e Ariribá.
Nelcy também atribui o bom resultado ao fato de Balneário Camboriú possibilitar o acesso ao estudo à pessoas de vários setores, principalmente da construção civil. No ensino fundamental, o secretário comenta que não há aluno esperando pra conseguir uma vaga em sala de aula.
Continua depois da publicidade
O abobrão ainda comenta que o pequeno número de analfabetos na Maravilha é de pessoas entre 20 e 30 anos de idade. Pra acabar com isso, ele diz que a prefa tem apoiado o setor de alfabetização do governo federal a funcionar no município. A city cede um dos espaços físicos do EJA, o do bairro Nova Esperança.
As 10 melhores catarinas
Na lista das 10 melhores colocações do ranking catarina de alfabetização, a cidade de Pomerode ficou em terceiro lugar, com 98,31% de gente que sabe ler e escrever. Blumenau e Jaraguá do Sul vêm logo atrás, seguidas por Timbó, Schroeder, Peritiba, Luzerna e a capital Floripa.
A taxa média de alfabetização de pessoas em Santa Catarina com 10 anos ou mais chega a 96,14%, superando a brasileira, que é de 90,98%. O índice mais baixo no estado é da city de Cerro Negro, na região serrana, com 84,72%.
Bons números na região
Outras cidades da região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) não fizeram tão feio nos dados divulgados pelo IBGE em relação à taxa de analfabetismo dos municípios barriga-verde. De um total de 293 municípios em Santa Catarina, 10 citys da região do litoral norte não atingiram mais de 5% de pessoas sem alfabetização. Itajaí e Itapema se destacaram por terem índices abaixo de 3% de analfabetos. Desta forma, tornam-se juntos a Balneário, Bombinhas e Penha municípios livres de analfabetismo, pois o MEC instituiu em 2007 que cidades com porcentagem de analfabetos abaixo de 4% são consideradas ilhas de alfabetizados.
Avaliação das citys da região
Continua depois da publicidade
Cidade Índice de analfabetos Posição SC
Balneário Camboriú 1,50% 2°
Itapema 2,80% 18°
Itajaí 2,97% 24°
Bombinhas 3,45% 41°
Continua depois da publicidade
Penha 3,54% 43°
Camboriú 4,04% 61°
Navegantes 4,20% 70°
Luis Alves 4,39% 78°
Piçarras 4,54% 86°
Continua depois da publicidade
Barra Velha 4,66% 91°