Por falta de dindim, a Terra do Pirão perdeu essa semana o direito de ser sede do Oakley Santa Catarina Surf Pro, que vale pro circuito catarina profi e pro Brasil Tour, a divisão de acesso do surfe brazuca. A competição rolaria entre os dias 2 e 4 de setembro, mas agora foi transferida pra praia Brava, na city peixeira. Além da mudança do local, a data também foi alterada pro período entre os dias 5 a 7 do mesmo mês.
Continua depois da publicidade
A associação de Surfe Costão dos Náufragos (ASCN) de Barra Velha acusa a prefa de não repassar os 60 mil reales prometidos na época em que Samir Mattar (PMDB) era o prefeito. Mattar foi afastado ...
A associação de Surfe Costão dos Náufragos (ASCN) de Barra Velha acusa a prefa de não repassar os 60 mil reales prometidos na época em que Samir Mattar (PMDB) era o prefeito. Mattar foi afastado da prefa após operação da polícia Federal, no dia 7 de julho. Na semana passada, a câmara de Vereadores aprovou o impeachment do ex-prefeito. Há dois meses enviamos o projeto à prefeitura e tava tudo acertado pra vir esse dinheiro, mas a nova administração não deu continuidade, reclama Sérgio André, presidente da ASCN.
Continua depois da publicidade
Os 60 mil reales da prefa seriam pro pagamentos das premiações e pra ajudar na montagem da estrutura do evento. As demais despesas seriam arcadas com a verba arrecadada junto à iniciativa privada.
As principais feras do surfe brazuca tavam com presença garantida na competição, entre eles o atleta local Tomas Hermes. O brou venceu o Oakley no ano passado e também levou o caneco do Brasil Tour. Não tiveram vontade de que o evento acontecesse, lasca Sérgio.
Continua depois da publicidade
Barra Velha agora tenta trazer o Surf Games, competição que rola em outubro, com a participação das 22 associações de surfe da Santa & Bela. Estamos correndo atrás, a parceria tá quase fechada, conta o presidente ASCN.
Cofre vazio
O atual prefeito da cidade, Claudemir Matias Francisco (PSB), nega que havia dinheiro reservado pro evento. O Samir falou pra eles se comprometerem com a federação [Fecasurfe federação catarina], que depois ele iria conseguir o dinheiro, mas o município não tem esse recurso, garante o prefeito. Não tem nenhuma verba destinada a isso, nem previsão no orçamento, completa.
Claudemir garante que a prefa não tem dindim e tá cheia das dívidas e por isso não pode garantir a grana. Não vou deixar de pagar remédio e exames pra pagar o surfe, meteu o prefeito, que em seguida amenizou. Acho importante receber essa competição, mas não tenho nem R$ 20 mil pra pagar os exames, quanto mais R$ 60 mil, se defende.
Não tá sabendo
Conceição Freitas era superintendente da fundação Municipal de Esportes na gestão anterior, mas diz não saber como foi feito o acordo do ex-prefeito com a associação. Não passou nada por mim. Foi um acordo feito direto com o prefeito [Mattar], garante. A reportagem do DIARINHO procurou o ex-prefeito Samir Mattar pra se defender das acusações, mas ele não atendeu o celular.
Mundial máster
Continua depois da publicidade
A data do Oakley Santa Catarina Surf Pro teve que ser alterada porque a city peixeira recebe nos dias 3 e 4 de setembro o Cidade de Itajaí Seletiva Máster ISA 2011, terceira etapa da seletiva pro mundial da ISA [associação Internacional de Surfe], que rola em outubro, em El Salvador. A seletiva peixeira vai reunir lendas da modalidade, acima dos 35 anos, como o catarina Teco Padaratz.