O 1º Batalhão da Polícia Militar de Itajaí comemorou 52 anos nesta sexta-feira. Pra celebrar a data, foi feito o maior rasga-seda na sede da entidade, na rua Felipe Schmidt, no centro. Na cerimônia foram entregues quatro novas baratinhas e foi anunciada a formação de 80 novos fardados, que irão se juntar aos milicos peixeiros em 2012.
Continua depois da publicidade
Itajaí tem pouco mais de 200 milicos em ação, o que equivale a um fardado pra cada mil habitantes. Pro comandante da tropa, Atair Derner Filho, a chegada dos novos policiais, que representa um ...
Itajaí tem pouco mais de 200 milicos em ação, o que equivale a um fardado pra cada mil habitantes. Pro comandante da tropa, Atair Derner Filho, a chegada dos novos policiais, que representa um acréscimo de 50% em relação ao atual quadro, vai ajudar no policiamento nas ruas, mas ainda tá longe de ser o ideal. Esse processo tem de ser contínuo. Esses 80 novos policiais vão nos dar um fôlego, admitiu. Os novos policiais entram em formação em outubro. O curso dura em média sete meses e no decorrer do próximo ano, segundo Derner, eles já começam a assumir funções dentro do batalhão.
Continua depois da publicidade
O secretário Municipal de Segurança Pública peixeiro, Carlos Ely, lascou que a falta de efetivo policial nas ruas ainda é um problema grave e abre brechas pro tráfico de drogas entre os dimenores. Precisamos de maior efetivo. A repressão por parte da polícia é fundamental e faz parte de uma trilogia contra o tráfico de drogas entre adolescentes, declarou.
O terreno é nosso
Continua depois da publicidade
O comandante geral da PM da Santa & Bela, coronel Nazareno Marcineiro, participou da solenidade e apresentou o projeto de lei que será enviado à assembleia Legislativa solicitando autorização pra permuta do terreno da sede da corporação com as centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). O terreno onde o batalhão tá sediado é da Celesc e, com o projeto, será repassado ao Estado. Em contrapartida, o Estado repassará dois terrenos de sua propriedade à Celesc.
Além do secretário Carlos Ely e do coronel Nazareno, também participaram o prefeito peixeiro, Jandir Bellini, o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, Fabrício Oliveira, do Desenvolvimento Regional de Itajaí, e o presidente da Celesc, Antônio Gavazoni. O governador Raimundo Colombo (DEM), que tinha anunciado uma passadinha por aqui, pra variar, não apareceu. Pra representar o governador, pintou em Itajaí o secretário de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, César Grubba.