Estava tudo certo pra campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo, mas a chuvarada que caiu ontem de manhã melou os planos da secretaria de Saúde peixeira. Tendas seriam armadas no calçadão da Hercílio Luz e na frente do porto, pra orientar o povão sobre os malefícios do cigarro, mas a ação foi adiada. No final da manhã, quando a chuva deu uma trégua, funcionários do ambulatório do porto e da secretaria de Saúde ainda distribuíram material informativo no pátio do terminal. Em Balneário Camboriú, a ação que rolaria na praça Almirante Tamandaré também foi cancelada.
Continua depois da publicidade
A organizadora da atividade na city peixeira, a enfermeira Ivone Martins, explicou que o aguaceiro impediu a campanha nas ruas. Infelizmente, a chuva nos pegou de surpresa, mas a secretaria possui ações permanentes contra o vício em cigarro. Ainda não temos uma data definida, mas vamos fazer a campanha na rua quando o tempo permitir, informa Ivone. A mulher coordena o programa de Combate ao Tabagismo peixeiro, que reúne mensalmente as pessoas que desejam parar de fumar. Durante os encontros, os participantes recebem orientação, motivação, informação e medicação pra largar o vício. Pra sinscrever, basta procurar a policlínica central, na rua Felipe Schmidt, ao lado do batalhão da polícia Militar, das 8 às 11h e das 13h às 16h.
A chuva também impediu a ação na frente do porto, mas por lá os funcionários do ambulatório deram um jeito pra alertar os motoras de caminhões sobre as broncas que o cigarro traz. Com a chuva, não conseguimos armar a tenda na frente do gate do porto, então fizemos, com a ajuda de funcionários da secretaria Municipal de Saúde, uma ação menor na sala de prevenção, que fica no pátio do porto. Esse tipo de orientação é muito importante, principalmente para os caminhoneiros. Estudos apontam que cerca de 90% deles fumam, conta a enfermeira do ambulatório do porto, Daniela Stuart.
Continua depois da publicidade
Na Maravilha do Atlântico, a história não foi diferente. A secretaria da Saúde informou, por nota, que também cancelou a ação de conscientização antifumo que rolaria ontem na praça Almirante Tamandaré, devido ao tempo chuvoso.
Chuva cagou com obras
Quem também penou com a chuvarada foram os peões da secretaria de Obras peixeira. Diversos trampos tiveram que ser paralisados por causa do lamaçal que a chuva formou e o secretário de Obras Tarcízio Zanelato aproveitou pra pedir paciência do povão por causa dos atrasos. A chuva forma uma lama que é impossível de se trabalhar, então nos resta esperar a chuva passar. Pra cada dia de chuva forte, a gente precisa esperar quase três pra poder voltar a trabalhar. A população precisa compreender que isso acaba atrasando o trabalho nas ruas, alerta o bagrão.
As obras de drenagem nas ruas Gregório Chaves, na Fazenda; Osmar Nunes, no São João; e as dos loteamentos União e Beira-rio, na Murta, estão paradas. Além disso, a prefa ainda informou que o trabalho da operação Tapete Preto ficou paralisado porque o asfalto não adere no chão molhado.