Itajaí

Executiva do PDT peixeiro aprova aliança com o governo Bellini

Com a união dos brizolistas ao prefeito, o bloco de oposição no legislativo deve ficar com apenas dois vereadores

A Executiva do PDT de Itajaí confirmou o que o presidente da sigla, Marcelo Sodré (PDT), já havia adiantado: eles vão se juntar à base governista. Pra que a aliança com o prefeito Jandir Bellini (PP) se concretize de uma vez por todas, só falta a legenda indicar os nomes pros cargos que o prefeito ofereceu e, por outro lado, Jandir precisa dar o ok pros indicados. A parceria já sela a coligação do PDT pra eleição do ano que vem. De acordo com Marcelo, o partido vai brigar pra indicar o vice-prefeito da chapa.

No plá que rolou na última quinta-feira à noite, o chefão da prefa ofereceu quatro secretarias pra tchurma dos brizolistas. Agora, o partido pensa nos nomes ideais pra comandar cada uma das pastas ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

No plá que rolou na última quinta-feira à noite, o chefão da prefa ofereceu quatro secretarias pra tchurma dos brizolistas. Agora, o partido pensa nos nomes ideais pra comandar cada uma das pastas. “Continuamos no bloco de oposição até estarmos completamente dentro da base”, afirma Marcelo. Assim que os abobrões já estiverem nos seus devidos postos, Maurílio Moraes (PDT) e Paulinho Amândio (PDT) pulam da bancada de oposição pra base governista.

Continua depois da publicidade

Vão ficar amarrados

Com a saída dos dois vereadores do PDT, a oposição no legislativo vai ficar composta apenas por Marcelo Werner (PCdoB) e por Níkolas Reis (PT), que é o líder da bancada. Com isso, os votos dos parlamentares contrários ao prefeito são praticamente nulos, devido à quantidade superior dos edis que formam a base do governo na casa do povo. Níkolas diz que isso vai ser um desafio e que tá disposto a encarar.

“Respeito a decisão deles, por uma questão de princípio. Mas não vai ser fácil. Pra abrir uma CPI, por exemplo, precisaríamos de pelo menos quatro votos”, comenta o petista, que teme ficar de mãos atadas. “A população não vai ver com bons olhos. O governo tem mais a perder que a ganhar. O tiro pode sair pela culatra”, lasca Níkolas, ressaltando que, pra que o PDT ocupe um espaço dentro da administração, outras siglas devem ganhar um chega pra lá.

Pra evitar a treta com as outras legendas aliadas, Jandir garantiu que tá trocando uma ideia com as lideranças de cada um dos partidos. O prefeito disse que, por enquanto, todas as siglas da base com quem ele conversou viram com bons olhos a aliança com a tchurma dos brizolistas.

A vice-prefeita Dalva Rhenius (DEM) chegou a romper com o Democratas peixeiro pra manter a fidelidade ao prefeito. A candidatura de Dalva na chapa majoritária que vai brigar pela reeleição de Jandir foi dada com certa. Mas, com o racha dentro do DEM e o surgimento do PSD ainda enfraquecido, a vice-prefeita pode ser passada pra trás pelo PDT. “Evidentemente nós vamos tentar estar na majoritária, mas não tem nada acertado ainda. Da mesma forma, vamos estar em todas as outras decisões pra 2012, como o plano de governo, por exemplo”, garante o líder do PDT peixeiro.

De zoio no Semasa

“Nossa intenção não é ir pro governo só pra receber salário, mas pra fazer ações. Pra isso precisamos conseguir espaço em pastas ou autarquias que tenham orçamento e condições de fazer algo. Senão, não nos interessa”, destacou Marcelo no início da negociação, em maio. O brizolista – que já comandou o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) na administração de Volnei Morastoni (PT) – não escondeu a vontade de voltar pro antigo posto. “Gostaríamos do comando de uma autarquia, pois tem orçamento autônomo, separado da prefeitura. O Semasa seria uma delas. Já passamos por lá e resolvemos problemas crônicos, como a salinidade”, contou Marcelo. No entanto, depois da reunião da última quinta-feira, ele concordou com o prefeito e deixou pra brigar por alguma autarquia mais pra frente.

Continua depois da publicidade

Confere aí!

O que o PDT tinha pedido?

Continua depois da publicidade

- Semasa

- Secretaria de Turismo

- Fundação Cultural

Continua depois da publicidade

- Secretaria de Desenvolvimento Social

O que o prefeito ofereceu?

- Secretaria de Turismo

- Fundação Cultural

- Secretaria de Desenvolvimento Social

- Secretaria da Criança, do Adolescente e da Juventude



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🤢🤮 MAU CHEIRO E RISCO À SAÚDE! Moradores da rua Nilo Anastácio Vieira denunciaram que um mercado estaria ...



Especiais

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Pau-brasil

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

Lei Rouanet

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção



Blogs

Novela mexicana em Itajaí

Blog do Magru

Novela mexicana em Itajaí

Vereadora xinga secretária de Saúde

Blog do JC

Vereadora xinga secretária de Saúde

A Ironia da Dor: Dançando nas mesmas curvas que um dia nos fizeram chorar

VersoLuz

A Ironia da Dor: Dançando nas mesmas curvas que um dia nos fizeram chorar

Travas do seu emagrecimento!

Espaço Saúde

Travas do seu emagrecimento!

Regeneralift!!!!

Blog da Ale Françoise

Regeneralift!!!!



Diz aí

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.