O constrangimento que muitos gordinhos peixeiros vivem todos os dias, quando têm que passar pela catraca do busão, está com os dias contados. Um projeto de lei aprovado na sessão de ontem desobriga pessoas obesas a passar pela catraca do ônibus. Pra usar o serviço de transporte, bastará o rechonchudo avisar o motora que irá descer pela mesma porta que entrou no veículo. Ele paga normalmente a passagem e depois o cobrador gira a catraca. A mudança só valerá para os busões que circulem apenas na city. O projeto ainda tem que ser sancionado pelo prefeito Jandir Bellini pra entrar em vigor.
Apesar do avanço, tem peixeiro que achou a mudança insuficiente. O designer Daniel Amaral, 52 anos, pesa mais de 150 kg e acredita que a proposta de lei só reforça a humilhação que os gordinhos ...
Apesar do avanço, tem peixeiro que achou a mudança insuficiente. O designer Daniel Amaral, 52 anos, pesa mais de 150 kg e acredita que a proposta de lei só reforça a humilhação que os gordinhos passam todos os dias na city peixeira. Isso não resolve nada. A pessoa acima do peso vai se sentir humilhada quando todos do ônibus perceberem que ela está avisando que não pode passar pela catraca. O certo seria eles colocarem uma catraca maior para que todos possam passar normalmente, mas eles não fazem isso porque não querem perder espaço. Com menos espaço, menos pagantes, sirrevolta o gordinho, que deixou de andar de busão por causa da dificuldade em passar pela catraca. Evito andar de ônibus há três anos. Não consigo passar direito e a situação acaba sendo humilhante. Pego no máximo os ônibus menores, que têm a catraca de triângulo. Também é difícil, mas dá para passar, conclui.
A opinião da costureira Maria Aparecida Cândido, 52, é diferente. Ela revela que já passou por muita dificuldade nos ônibus da city e que a mudança poderia ajudar. Eu moro no Promorar e quando venho para o centro da cidade, sempre tenho muita dificuldade. A mudança vai ajudar bastante. Algumas vezes, o cobrador e o motorista já deixam eu não passar pela catraca, conta a peixeira gordinha.
Quem reforça a opinião a favor da lei é o cobrador Welington dos Santos. Ele lembra de vários casos de gordinhos que sintalaram quando tentaram passar pela catraca. Algumas pessoas já chegaram a ficar presas na catraca, então a gente já pede que elas desçam pela mesma porta que entraram. Hoje, isso depende muito da sensibilidade dos funcionários do ônibus de perceber que a pessoa pode ter problemas na catraca. Com a lei, isso vai ser obrigatório, então facilita pra todo mundo, opina o cobrador.
Só falta canetear
Se for sancionada pelo prefeito, a nova lei valerá pros busões que circulam apenas dentro de Itajaí. Os ônibus que passam por outras cidades, como os da Viação Praiana, não serão obrigados a obedecer essa lei. Mas ela vale para os veículos da Coletivo Itajaí, por exemplo. Espero que o prefeito sancione a lei o mais rápido possível, pois acredito que vai ajudar bastante na acessibilidade das pessoas acima do peso. É importante lembrar que elas pagarão a passagem normalmente, a única diferença vai ser na hora de passar na catraca, explica o autor do projeto da lei ordinária nº 202/2011, o vereador Maurílio Moraes.