Ontem à tarde, enquanto a rapaziada do Tarrafa Elétrica soltava o som no palco principal, uma senhora de 57 anos não parava quieta. A dona de casa Jurema Salete Cordeiro tinha uma coreografia pra cada canção e executava cada movimento sem nem olhar pro povaréu. Não tava nem aí pro que os outros iam pensar. Eu danço desde pequena. O segredo pra não cansar é não fumar, não beber, não brigar, não usar drogas, comenta a serelepe.
Continua depois da publicidade
A muié não ficou parada nem enquanto bateu um papo com a reportagem do DIARINHO. Respondia, mas continuava chacoalhando os braços e remexendo o quadril. Dona Jurema é do oeste da Santa & Bela, só que já mora no Itajaí há 28 anos. Ela vive no Cordeiros, e garante que é dona do bairro só porque tem o sobrenome igual ao nome da comunidade. A dona de casa conta que todo ano entra num busão e vai dançar na Marejada. Meu Deus, esse ano tá uma maravilha. Sem nenhuma briga, dá pra brincar à vontade aqui. Eu tenho nove filhos e 15 netos, mas vim sozinha sem problema, porque esse ano a festa tá bem calminha, afirma, ainda com os pés saltitando.
Festeira das antigas, dona Jurema aprovou a mudança no estilo da Marejada. No novo formato do festerê, até grupos folclóricos passaram pelos palcos do centreventos e tiveram destaque na programação que lançou, a contragosto de muita gente, a proposta de resgate histórico e cultural do Itajaí. Teve apresentação de grupos de várias citys da Santa & Bela, como Bombinhas, Balneário Piçarras, Porto Belo, Palhoça e Criciúma. Uma das atrações veio de Santos/SP, onde é forte a tradição açoriana. Na música, o fado voltou a ser destaque, inclusive com cantores portugueses; na gastronomia, o pescado atraiu famílias que chegaram com água na boca pra experimentar as delícias da culinária peixeira.
Continua depois da publicidade
DIARINHO sorteia assinaturas pra 10 coludos
Nos 17 dias de festa no centreventos, o jornal mais lido do sul do mundo tava lá. Quem visitou o estande do DIARINHO e preencheu uma fichinha, concorreu a 10 assinaturas do jornal cinco do impresso e cinco do saite. O sorteio rolou ontem, às 17h. A pequena Beatriz de Jesus Rodrigues, de três aninhos, foi quem pegou os papélis dos felizardos. Ela veio de Brusque com a família.
O pai de Beatriz disse que nunca tinha vindo pra Marejada, mas resolveu dar um pulinho no último dia da festa pra conferir se era boa mesmo. Meu cunhado comentou que era muito legal, então viemos conferir e eu gostei. Uma festa bem família, avalia Vilomar Rocha Rodrigues, 34. O tecelão de Brusque deixou de comer marreco com repolho roxo por um dia pra conhecer o auê peixeiro.
Quem são os sortudos?
Ganhou assinatura do DIARINHO impresso:
Continua depois da publicidade
Ana Paula Guimarães Tomazoni
Maria da Graça Luiz
Marcos José Lesbão
Carlos Alberto
Ana Luiz Maximo Ramos
Continua depois da publicidade
Ganhou acesso ao saite do DIARINHO:
Emanuella Souto Arossi
Lucas de Oliveira Casas
Ana Luiza Hoier
Continua depois da publicidade
Gilmar Pedro Medeiros
Mayckon Roger de Lemos
No última dia de festa, escolhidas a rainha e as princesas do ano que vem
Seis candidatas disputaram ontem à noite uma das três faixas da realeza da Marejada. O clima era de festa. A torcida de Tayse de Brito, 18 anos, foi escolhida pelos jurados como a melhor. E a gritaria deles parece ter valido a pena. Ela ficou com a faixa de segunda princesa. Na disputa pela coroa, Amanda Gastaldi, 16, e Bruna Piske, 20, fizeram a mesma pontuação. A decisão foi pro critério de desempate: oratória e simpatia. A segurança com que Bruna respondeu às perguntas dos jurados garantiram a ela a vitória. Além do título de rainha da 26ª Marejada, ela levou pra casa uma Honda Biz. As duas princesas ganharam um notebook cada uma.
A nova realeza
Rainha: Bruna Piske, 20 anos
Pontuação 258, sendo 68 de oratória
Primeira Pincesa: Amanda Gastaldi, 16 anos
Pontuação 258, sendo 61 de oratória
Segunda Princesa: Tayse de Brito, 18 anos