Itajaí

Festeiros se despedem da 25ª edição da Marejada

Este ano, mudanças na programação devolveram tradicionalismo ao festerê peixeiro, mas sem deixar a alegria de lado

Na entrada do Centreventos de Itajaí, as bandeiras do Brasil e de Portugal tremulam juntas. E o balanço dos símbolos dos dois países confirma o que foi a Marejada este ano: uma festa portuguesa, com certeza! Mesmo eliminando os shows com bandas famosonas, as atrações que passaram pela 25ª edição da Marejada conseguiram levar alegria pro povão que passou pelo principal festejo da city peixeira. A organização acredita que nos 17 dias de festa, cerca de 70 mil pessoas deram uma passadinha pelo centreventos. E, de quebra, já anunciam: ano que vem a Marejada vai rolar entre os dias 11 e 21 de outubro.

Ontem à tarde, enquanto a rapaziada do Tarrafa Elétrica soltava o som no palco principal, uma senhora de 57 anos não parava quieta. A dona de casa Jurema Salete Cordeiro tinha uma coreografia pra ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Ontem à tarde, enquanto a rapaziada do Tarrafa Elétrica soltava o som no palco principal, uma senhora de 57 anos não parava quieta. A dona de casa Jurema Salete Cordeiro tinha uma coreografia pra cada canção e executava cada movimento sem nem olhar pro povaréu. Não tava nem aí pro que os outros iam pensar. “Eu danço desde pequena. O segredo pra não cansar é não fumar, não beber, não brigar, não usar drogas”, comenta a serelepe.

Continua depois da publicidade

A muié não ficou parada nem enquanto bateu um papo com a reportagem do DIARINHO. Respondia, mas continuava chacoalhando os braços e remexendo o quadril. Dona Jurema é do oeste da Santa & Bela, só que já mora no Itajaí há 28 anos. Ela vive no Cordeiros, e garante que é dona do bairro só porque tem o sobrenome igual ao nome da comunidade. A dona de casa conta que todo ano entra num busão e vai dançar na Marejada. “Meu Deus, esse ano tá uma maravilha. Sem nenhuma briga, dá pra brincar à vontade aqui. Eu tenho nove filhos e 15 netos, mas vim sozinha sem problema, porque esse ano a festa tá bem calminha”, afirma, ainda com os pés saltitando.

Festeira das antigas, dona Jurema aprovou a mudança no estilo da Marejada. No novo formato do festerê, até grupos folclóricos passaram pelos palcos do centreventos e tiveram destaque na programação – que lançou, a contragosto de muita gente, a proposta de resgate histórico e cultural do Itajaí. Teve apresentação de grupos de várias citys da Santa & Bela, como Bombinhas, Balneário Piçarras, Porto Belo, Palhoça e Criciúma. Uma das atrações veio de Santos/SP, onde é forte a tradição açoriana. Na música, o fado voltou a ser destaque, inclusive com cantores portugueses; na gastronomia, o pescado atraiu famílias que chegaram com água na boca pra experimentar as delícias da culinária peixeira.

DIARINHO sorteia assinaturas pra 10 coludos

Nos 17 dias de festa no centreventos, o jornal mais lido do sul do mundo tava lá. Quem visitou o estande do DIARINHO e preencheu uma fichinha, concorreu a 10 assinaturas do jornal – cinco do impresso e cinco do saite. O sorteio rolou ontem, às 17h. A pequena Beatriz de Jesus Rodrigues, de três aninhos, foi quem pegou os papélis dos felizardos. Ela veio de Brusque com a família.

O pai de Beatriz disse que nunca tinha vindo pra Marejada, mas resolveu dar um pulinho no último dia da festa pra conferir se era boa mesmo. “Meu cunhado comentou que era muito legal, então viemos conferir e eu gostei. Uma festa bem família”, avalia Vilomar Rocha Rodrigues, 34. O tecelão de Brusque deixou de comer marreco com repolho roxo por um dia pra conhecer o auê peixeiro.

Quem são os sortudos?

Continua depois da publicidade

Ganhou assinatura do DIARINHO impresso:

Ana Paula Guimarães Tomazoni

Maria da Graça Luiz

Continua depois da publicidade

Marcos José Lesbão

Carlos Alberto

Ana Luiz Maximo Ramos

Continua depois da publicidade

Ganhou acesso ao saite do DIARINHO:

Emanuella Souto Arossi

Lucas de Oliveira Casas

Ana Luiza Hoier

Gilmar Pedro Medeiros

Mayckon Roger de Lemos

No última dia de festa, escolhidas a rainha e as princesas do ano que vem

Seis candidatas disputaram ontem à noite uma das três faixas da realeza da Marejada. O clima era de festa. A torcida de Tayse de Brito, 18 anos, foi escolhida pelos jurados como a melhor. E a gritaria deles parece ter valido a pena. Ela ficou com a faixa de segunda princesa. Na disputa pela coroa, Amanda Gastaldi, 16, e Bruna Piske, 20, fizeram a mesma pontuação. A decisão foi pro critério de desempate: oratória e simpatia. A segurança com que Bruna respondeu às perguntas dos jurados garantiram a ela a vitória. Além do título de rainha da 26ª Marejada, ela levou pra casa uma Honda Biz. As duas princesas ganharam um notebook cada uma.

A nova realeza

Rainha: Bruna Piske, 20 anos

Pontuação – 258, sendo 68 de oratória

Primeira Pincesa: Amanda Gastaldi, 16 anos

Pontuação – 258, sendo 61 de oratória

Segunda Princesa: Tayse de Brito, 18 anos



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.142


TV DIARINHO


⚽🚨 RACISMO NÃO ! O Ministério Público abriu investigação sobre ofensas racistas e xenofóbicas feitas ...



Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Blogs

O Mapa Quente da Epiderme — Quando o Corpo Vira Palavra

VersoLuz

O Mapa Quente da Epiderme — Quando o Corpo Vira Palavra

Barco Brasil larga para Sydney (Austrália) na Volta ao Mundo

A bordo do esporte

Barco Brasil larga para Sydney (Austrália) na Volta ao Mundo

Uma delícia para o casal

Blog da Jackie

Uma delícia para o casal

Está com anemia?

Blog da Ale Françoise

Está com anemia?



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.