A 11ª Volvo Ocean Race começa neste sábado com a regata do porto (In-Port Race), que já valerá pontos pra Regata Volta ao Mundo. Os seis barcos impiçados tão prontos pro primeiro duelo em Alicante, na Espanha. Abu Dhabi Racing (Emirados Árabes), CAMPER with New Zealand Racing Team (Nova Zelândia/Espanha), Groupama Sailing Team (França), PUMA Ocean Racing powered by BERG Propulsion (Isteites), Team Sanya (China) e Team Telefónica (Espanha) decidiram encarar as 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) da edição 2011/12.
Os 66 velejadores (11 tripulantes por barco) irão enfrentar sol, chuva, ondas gigantes, icebergs, baleias e muito mais durante quase nove meses de competição pelos oceanos. As temperaturas irão ...
Os 66 velejadores (11 tripulantes por barco) irão enfrentar sol, chuva, ondas gigantes, icebergs, baleias e muito mais durante quase nove meses de competição pelos oceanos. As temperaturas irão variar de -15 até +45 graus C. O Brasil terá dois representantes nesta edição: o diretor técnico Horácio Carabelli, que não velejará, mas dará o suporte pra equipe espanhola, e o chefe de turno Joca Signorini, ambos no Team Telefónica.
A regata conta com tripulantes de 14 países diferentes: 19 da Nova Zelândia, nove da Austrália, sete da Espanha e da França, cinco dos Isteites e da Grã-Bretanha, três da Irlanda e da África do Sul, dois da Suécia e dos Emirados Árabes Unidos e um representante da Alemanha, da Bélgica, do Brasil e da China.
Estima-se que cada equipe gaste mais de 25 milhões de reales, quantia que inclui o custo do barco, os equipamentos, os salários da tripulação, a promoção, os testes (de velas, por exemplo) e o deslocamento pros 10 portos da regata.
A Regata Volta ao Mundo
A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante, de onde os barcos zarpam no próximo sábado e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 de julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros) pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (Isteites), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda).
A parada brazuca, na city peixeira, no litoral da Santa & Bela, tá prevista pra abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 do mesmo mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam pros Isteites no dia 22.