Aprovado! O Marinheiro gostou do regulamento do campeonato Catarinense do ano que vem, mesmo achando que poderia ser um pouco melhor. O conselho técnico do estadual se reuniu na noite de quinta-feira na sede da federação Catarinense de Futebol (FCF), na Maravilha do Atlântico, pra definir além do regulamento a tabela da competição. O Rubro-anil estreia no dia 22 de janeiro contra o Figueira em Floripa. Eu achei bom o regulamento, dentro das possibilidades, afirma o presidente Abelardo Lunardelli.
O estadual passa por algumas mudanças. Ele vai ter uma data a menos por determinação da confederação Brasileira de Futebol (CBF), assim o Catarinense perde os mata-matas dos turnos. A competição ...
O estadual passa por algumas mudanças. Ele vai ter uma data a menos por determinação da confederação Brasileira de Futebol (CBF), assim o Catarinense perde os mata-matas dos turnos. A competição vai rolar em turno e returno. O turno rola com os jogos de ida e quem fizer mais pontos leva a fase. A pontuação é zerada pro returno que funciona no mesmo esquema.
Campeões do turno e returno mais os dois melhores classificados pela classificação geral (soma de pontos de turno e returno) fazem as semifinais da competição em dois jogos. O mandante da segunda partida tem a vantagem de jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols.
A final também rola em dois jogos, mas no caso de dois empates ou uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols a decisão vai pros pênaltis. Pros clubes menores seria interessante uma disputa de semifinal e final dentro dos turnos, pra dar mais chance, mas o calendário é apertado. É o que se podia fazer de melhor, explica o presidente.
Início complicado
A tabela também foi definida. O Marinheiro estreia contra o Figueira, em Floripa, em seguida encara as bailarinas no Gigantão das Avenidas. Depois o Cílio sai pra encarar o Metropolitano, na Terra dos Alemóns e recebe a colonada da Chapecoense, atual campeã, na city peixeira. Lunardelli minimizou a dificuldade das quatro primeiras rodadas. Quem entra bem na disputa não deve escolher adversário, lasca. Temos que levar ainda mais a sério a preparação, acredita o presidente.
O tempo maior de preparação e as mudanças que devem rolar nas equipes que disputam o Brasileirão são apontados como pontos positivo da tabela. Eu preferia começar contra os grandes, demos sorte. Vamos ter mais tempo de preparo, diz Lunardelli, que acha que o início complicado pode funcionar como um termômetro. Vai dar pra medir até onde podemos chegar, lasca.
Dindim da TV
Concórdia e Imbituba queriam que o estadual passasse de 10 pra 12 clubes, salvando a dupla do rebaixamento, o que não rolou. Como o contrato de transmissão do Catarinense com a RBS vai até o final do ano que vem, o valor pago pela emissora não muda. A mudança só rola pro Marcílio Dias, que sai do grupo 4 (dos que subiram da Segundona) pro grupo 3 (junto com Metrô e Brusque), passando a ganhar da TV R$ 126.700 mil ao invés da mixaria de R$ 63 mil do ano passado.
Os jogos do Marinheiro no primeiro turno
1ª rodada - 22/01
17h Figueirense x Marcílio Dias
2ª rodada - 25/01
20h30 Marcílio Dias x Joinville
3ª rodada - 29/01
17h Metropolitano x Marcílio Dias
4ª rodada - 01/02
20h30 Marcílio Dias x Chapecoense
5ª rodada - 05/02
17h Criciúma x Marcílio Dias
6ª rodada - 08/02
20h30 Marcílio Dias x Avaí
7ª rodada - 12/02
17h Brusque x Marcílio Dias
8ª rodada - 18/02
17h Marcílio Dias x Campeão do returno da Segundona
9ª rodada - 26/02
17h Marcílio Dias x Atlético/IB