As tartarugas, golfinhos e botos estão clamando por socorro na região. Vários já apareceram mortos no último mês e, segundo os sabichões, a razão é a mesma: a ação do homem. Após encontrarem 31 animais marinhos durinhos nas praias, pesquisadores do museu Oceanográfico da Univali decidiram estudar o porquê de tanta desgraceira na nossa costa. Os bombeiros da Penha, que já atenderam várias chamadas por causa de animais mortos encontrados na praia da city, acreditam que a pescaria descontrolada ajuda a aumentar os números.
Continua depois da publicidade
De acordo com o coordenador da pesquisa e curador do museu oceanográfico da Univali, Jules Soto, os sabichões farão uma expedição. O alto número de casos registrados nos últimos dias nos motivou ...
De acordo com o coordenador da pesquisa e curador do museu oceanográfico da Univali, Jules Soto, os sabichões farão uma expedição. O alto número de casos registrados nos últimos dias nos motivou a fazer esse estudo. Para se ter uma ideia, em apenas um dia encontramos 11 tartarugas, e isso deveria ser o número de uma temporada. Então resolvemos fazer uma expedição pela costa da região. Vamos partir de Piçarras e ir para o norte, e depois para o sul. Esperamos encontrar algumas razões para a mortalidade tão alta. Estamos monitorando a orla e iremos averiguar a razão da alta concentração de mortes, mas podemos adiantar que tratam-se de mostras do quanto a ação do homem vem afetando nossos mares, seja por meio da pesca desenfreada ou da poluição, aponta o sabichão, que vai comandar uma equipe de cinco pesquisadores.
Continua depois da publicidade
A expedição da Univali, juntamente com órgãos ambientais, começa nesta terça-feira e deve percorrer cerca de 350 km da costa catarinense à procura de novos registros de mortes e um laudo com a causa deverá ser divulgado após a andança. Já bateram as botas 21 tartarugas verdes (Chelonia mydas), dois golfinhos cinza (Sotalia guianensis) e oito botos (Tursiops truncatus).
Maldita pesca
Continua depois da publicidade
Quem também aposta num desses motivos é o comandante dos Bombeiros da Penha, Johnny Coelho, que lida diariamente com chamados por conta de animais encontrados mortos na areia da city. Muitos pescadores deixam a rede estendida por dias e nunca checam. Infelizmente, sempre registramos vários casos nessa época do ano, mas o número de mortes de tartarugas está muito alto, mesmo, conta o vermelhinho.