Os torcedores brazucas, que dormiram ansiosos no sábado por causa da última rodada do campeonato Brasileiro, acordaram tristes no domingo. Dimadruga, faleceu Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou Dr. Sócrates, como ficou conhecido o médico, maior ídolo do Corinthians e um dos craques da seleção brazuca da copa do Mundo de 1982, considerada por alguns como a melhor de todos os tempos.
Sócrates morreu às 4h30 de domingo em consequência a um choque séptico no hospital Albert Einstein, em Sampa, onde ele estava internado desde quinta-feira por causa de uma infecção intestinal causada ...
Sócrates morreu às 4h30 de domingo em consequência a um choque séptico no hospital Albert Einstein, em Sampa, onde ele estava internado desde quinta-feira por causa de uma infecção intestinal causada por bactéria.
O dotô, um dos maiores ídolos da história do Corinthians, é considerado craque dentro e fora de campo. Dentro dos campos ficou marcado por sua habilidade e, principalmente, por seus toques de calcanhar. Eu não treinava, não tinha estrutura muscular adequada, aí tinha que jogar num toque só. Se alguém encostasse em mim, me jogava pra fora do campo, não podia nem encostar, explicou Sócrates ao DIARINHO no Entrevistão que saiu nas bancas no dia 12 de setembro de 2009. Na época, o dotô tava na city peixeira onde deu uma palestra pro pessoal do curso de educação física da Univali.
Fora de campo, Sócrates foi o líder da chamada Democracia Corintiana, que reivindicava pros jogadores e funcionários do Corinthians mais liberdade e mais influência nas decisões administrativas do clube, enquanto o Brasil vivia sob a ditadura do regime militar. A Democracia Corintiana foi o grande evento da minha vida profissional. O resto é chutar bola, declarou no mesmo Entrevistão.
Irmão de outro craque, Raí (ex-Bambis e seleção brazuca), Sócrates dividiu desde as categorias de base a sua atenção entre futebol e estudo, onde se formou em Medicina. Dentro de campo, além do Corinthians e da seleção, o atleta passou pelo Botafogo de Ribeirão Preto/SP, onde começou sua carreira, Fiorentina da Itália, Flamengo e Santos. Em 2005, com 51 anos, foi convidado a jogar pelo FC Garforth Town, da oitava divisão da Inglaterra. Chegou a ficar no banco, mas não jogou. Ele [presidente do clube] que inventou o negócio pra promover o time dele. Só depois que eu fiquei sabendo dos detalhes, mas tudo bem.
Três internações em quatro meses
Esta terceira internação do ex-boleiro nos últimos quatro meses teria sido causada por um estrogonofe. Sócrates, sua mulher e um amigo teriam passado mal após o almoço na quinta-feira, no restaurante de um hotel em Sampa.
Ele foi internado pela primeira vez em 19 de agosto, com uma hemorragia digestiva causada pelo consumo prolongado de álcool. Foram nove dias hospitalizado. Em 5 de setembro, Sócrates voltou a ser internado - desta vez, por mais 17 dias. Com o fígado comprometido por uma cirrose hepática, o dotô precisava de um transplante pra voltar a ter vida normal. Sócrates deixa seis filhos.