Itajaí

Povão faz rifa pra comprar lápide

Giovani teve uma vida sofrida até os 12 anos, quando foi adotado por uma família dengo-dengo; a vida terminou aos 18, numa batida

Giovani Mateus Felisberto conquistou toda a comunidade do Escalvados, em Navega, durante os seis anos em que morou lá. Na volta dum jogo de futebol, na estrada Geral do bairro, o menino morreu, aos 18 anos, quando o carro em que tava de carona beijou um poste, no último dia 23 de outubro. A perda chocou grande parte da comunidade que, unida, organizou uma rifa pra arrecadar recursos pra fazer a lápide em memória do amigo. O bilhete custa 2 pilas e o sorteio de seis brindes acontecerá no dia 29 de janeiro de 2012.

Os bilhetes da rifa se espalharam pela cidade e chegaram até Itajaí. Dentro do ônibus, no boteco e na mercearia. Não foi difícil pra reportagem do DIARINHO encontrar amigos de Giovani ainda angustiados ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Os bilhetes da rifa se espalharam pela cidade e chegaram até Itajaí. Dentro do ônibus, no boteco e na mercearia. Não foi difícil pra reportagem do DIARINHO encontrar amigos de Giovani ainda angustiados com a morte dele. Com simplicidade, as pessoas se esforçam pra que o nome do bom moço seja sempre lembrado como exemplo de esforço e disciplina. “Um pessoal que estudou com ele me procurou pra fazer a homenagem, uma lápide bonita”, conta o pai adotivo Manuel Gustavo dos Santos, 53. O rapaz foi adotado quando tinha 12 anos, mas seu Maneca o tinha como filho legítimo. Ele conta que o garoto era uma bênção no lar e transmitia alegria por onde passava, conquistando a todos.

Continua depois da publicidade

“Ele sempre deu ouvidos aos conselhos dos mais velhos. Tudo o que nós orientávamos ele seguia. A comunidade ajudou muito a educá-lo, ele se dava bem com todos”, revela Victor Hards Júnior, 56, assistente de educação da escola municipal São José, onde Giovani completou o ensino fundamental. Victor ainda o define como educado, estudioso e trabalhador.

A amiga do rapaz, Gabriela da Silva, 16, não tem palavras para expressar a falta que Giovani faz. Pra amenizar a dor, a menina estilizou uma camiseta com a foto do jovem e 68 pessoas compareceram na missa de sétimo dia com a estampa. “Ele era uma pessoa extremamente boa. Desde o primeiro dia ele já fez falta”, lamenta.

Onde comprar

Várias pessoas do Escalvados pegaram bloquinhos de rifa pra vender, mas quem quiser ajudar e concorrer a uma bicicleta seminova, um porta-retrato eletrônico, um ventilador, um ferro elétrico, uma panela de pressão e um edredom, pode dar um pulo na oficina do seu Maneca, que fica estrada geral de Escalvados, próximo à igreja católica, ou na escola São José, que fica na mesma rua.

O acidente

O futebol era sagrado no fim de semana. Giovani não jogava uma pelada nem molhava o bico com cerveja, mas aproveitava a ocasião pra encontrar os amigos. No entanto, na noite do dia 23 do mês passado, o jovem voltou pra casa de carona com um amigo chapado de cana. O carro só parou ao bater no poste da mesma rua onde morava. Giovani teve traumatismo craniano e morreu na hora. O motora, que não teve o nome divulgado, era maior de idade, mas não tinha carteira, e ainda tá internado em estado grave.

Vida dura

Órfão, Giovani foi criado num ambiente hostil e desestruturado, sem pai e com a mãe alcoólatra, em Itajaí, no bairro Fazenda. Quando o guri tinha 12 anos, o latoeiro Manuel Gustavo dos Santos, 53, soube por uma amiga, hoje mulher dele, do sofrimento do menino.

Continua depois da publicidade

A mãe de Giovani topou dar a guarda do filho pra Manuel e morreu da cachaça cinco meses depois de assinar o papéli. “No mesmo dia ele já começou a me chamar de pai”, lembra Maneca. O menino passou a morar em Escalvados com a nova família em 2005 e lá mesmo morreu, aos 18 anos. Seu Maneca tinha prometido realizar um dos sonhos de Giovani neste fim de ano: comprar uma motoca pro guri ir trabalhar. “Esse sonho dele eu não pude realizar. É difícil pra gente”, lamenta.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


⚡🚴 MAIS OPORTUNIDADES! A 99 anunciou que vai trazer motos e bikes elétricas pro Brasil em parceria com ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Blog do JC

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

A bordo do esporte

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença

Espaço Saúde

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.