Itajaí

Povão faz rifa pra comprar lápide

Giovani teve uma vida sofrida até os 12 anos, quando foi adotado por uma família dengo-dengo; a vida terminou aos 18, numa batida

Giovani Mateus Felisberto conquistou toda a comunidade do Escalvados, em Navega, durante os seis anos em que morou lá. Na volta dum jogo de futebol, na estrada Geral do bairro, o menino morreu, aos 18 anos, quando o carro em que tava de carona beijou um poste, no último dia 23 de outubro. A perda chocou grande parte da comunidade que, unida, organizou uma rifa pra arrecadar recursos pra fazer a lápide em memória do amigo. O bilhete custa 2 pilas e o sorteio de seis brindes acontecerá no dia 29 de janeiro de 2012.

Os bilhetes da rifa se espalharam pela cidade e chegaram até Itajaí. Dentro do ônibus, no boteco e na mercearia. Não foi difícil pra reportagem do DIARINHO encontrar amigos de Giovani ainda angustiados ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Os bilhetes da rifa se espalharam pela cidade e chegaram até Itajaí. Dentro do ônibus, no boteco e na mercearia. Não foi difícil pra reportagem do DIARINHO encontrar amigos de Giovani ainda angustiados com a morte dele. Com simplicidade, as pessoas se esforçam pra que o nome do bom moço seja sempre lembrado como exemplo de esforço e disciplina. “Um pessoal que estudou com ele me procurou pra fazer a homenagem, uma lápide bonita”, conta o pai adotivo Manuel Gustavo dos Santos, 53. O rapaz foi adotado quando tinha 12 anos, mas seu Maneca o tinha como filho legítimo. Ele conta que o garoto era uma bênção no lar e transmitia alegria por onde passava, conquistando a todos.

Continua depois da publicidade

“Ele sempre deu ouvidos aos conselhos dos mais velhos. Tudo o que nós orientávamos ele seguia. A comunidade ajudou muito a educá-lo, ele se dava bem com todos”, revela Victor Hards Júnior, 56, assistente de educação da escola municipal São José, onde Giovani completou o ensino fundamental. Victor ainda o define como educado, estudioso e trabalhador.

A amiga do rapaz, Gabriela da Silva, 16, não tem palavras para expressar a falta que Giovani faz. Pra amenizar a dor, a menina estilizou uma camiseta com a foto do jovem e 68 pessoas compareceram na missa de sétimo dia com a estampa. “Ele era uma pessoa extremamente boa. Desde o primeiro dia ele já fez falta”, lamenta.

Onde comprar

Várias pessoas do Escalvados pegaram bloquinhos de rifa pra vender, mas quem quiser ajudar e concorrer a uma bicicleta seminova, um porta-retrato eletrônico, um ventilador, um ferro elétrico, uma panela de pressão e um edredom, pode dar um pulo na oficina do seu Maneca, que fica estrada geral de Escalvados, próximo à igreja católica, ou na escola São José, que fica na mesma rua.

O acidente

O futebol era sagrado no fim de semana. Giovani não jogava uma pelada nem molhava o bico com cerveja, mas aproveitava a ocasião pra encontrar os amigos. No entanto, na noite do dia 23 do mês passado, o jovem voltou pra casa de carona com um amigo chapado de cana. O carro só parou ao bater no poste da mesma rua onde morava. Giovani teve traumatismo craniano e morreu na hora. O motora, que não teve o nome divulgado, era maior de idade, mas não tinha carteira, e ainda tá internado em estado grave.

Vida dura

Órfão, Giovani foi criado num ambiente hostil e desestruturado, sem pai e com a mãe alcoólatra, em Itajaí, no bairro Fazenda. Quando o guri tinha 12 anos, o latoeiro Manuel Gustavo dos Santos, 53, soube por uma amiga, hoje mulher dele, do sofrimento do menino.

Continua depois da publicidade

A mãe de Giovani topou dar a guarda do filho pra Manuel e morreu da cachaça cinco meses depois de assinar o papéli. “No mesmo dia ele já começou a me chamar de pai”, lembra Maneca. O menino passou a morar em Escalvados com a nova família em 2005 e lá mesmo morreu, aos 18 anos. Seu Maneca tinha prometido realizar um dos sonhos de Giovani neste fim de ano: comprar uma motoca pro guri ir trabalhar. “Esse sonho dele eu não pude realizar. É difícil pra gente”, lamenta.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.122

Podcast

Gripen F-39 decola em seu primeiro voo no Brasil

Gripen F-39 decola em seu primeiro voo no Brasil

Publicado 19/11/2025 18:57



TV DIARINHO


🛫🛡️ ALTA TECNOLOGIA! O caça F-39 Gripen, o mais moderno da FAB, fez seu primeiro voo em solo brasileiro ...



Especiais

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

PL Antifacção

Mudanças no texto não resolvem problemas do projeto, dizem especialistas

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Belém

Na sede da COP30, falta água e saneamento em bairros de maioria negra

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

Raoni desafia planos de Petrobras e Lula na COP30: “Não queremos petróleo na Amazônia”

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém

COP30

Obras bilionárias da COP30 revelam contradições entre progresso e precarização em Belém



Blogs

O papel aceita tudo

Blog do JC

O papel aceita tudo

começou a sucessão na Univali?

Blog do Magru

começou a sucessão na Univali?



Diz aí

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.