O UFC (Ultimate Fighting Championship), maior competição de MMA (antigo vale-tudo) do mundo, confirmou ontem as lutas da 142ª edição do evento, o UFC Rio, que rola no dia 14 de janeiro na Arena da Barra, na Cidade Maravilhosa. O catarina Thiago Tavares foi confirmado numa das seis lutas preliminares e vai encarar o canadense Sam Stout. Além das seis preliminares, vão rolar cinco lutas pelo card principal.
A luta mais esperada da noite vai ser entre José Aldo e Chad Mendes pelo card principal. O brazuca defende o cinturão dos pesos penas (66 kg). Entre as lutas do card principal tem outros quatro ...
A luta mais esperada da noite vai ser entre José Aldo e Chad Mendes pelo card principal. O brazuca defende o cinturão dos pesos penas (66 kg). Entre as lutas do card principal tem outros quatro lutadores do país: Vitor Belfort, Rousimar Toquinho Palhares, Erick Silva e Edson Barboza. Toquinho, Erick e Edson lutaram na primeira edição do UFC Rio e os três venceram.
Já nas preliminares, além de Thiago Tavares, outros cinco brazucas tão confirmados: Paulo Thiago, Felipe Arantes, Yuri Alcântara, Fabio Maldonado e Ednaldo Oliveira. Paulo e Felipe também lutaram em agosto. O primeiro venceu sua luta, mas Felipe caiu pro também brazuca Yuri Marajo Alcântara.
Currículo
Tavares tem 27 anos, e é da Capital Manezinha. O lutador faz parte da equipe Ataque Duplo e representa o Avaí. Na carreira, Tavares tem 16 vitórias, quatro derrotas e um empate. Sua última luta oficial foi em agosto, quando ele entrou no octógono pela primeira edição do UFC Rio e bateu Spencer Fisher por nocaute técnico.
Seus primeiros golpes foram no judô, quando tinha só cinco anos. Thiago nem tinha completado 10 anos quando passou pra sua segunda modalidade: o jiu-jítsu. Com 18 anos ele virou faixa-preta do judô e dois anos depois também no jiu-jítsu.
O avaiano é o treinador de Ricardo Tirloni, atleta da Maravilha do Atlântico que luta no Bellator, segundo maior torneio de MMA. Tirando os domingos, a dupla treina todos os dias, apertando o ritmo quando está mais perto das competições.
Em alta
O MMA (artes marciais mistas) começou no século passado em terras tupiniquins como vale-tudo. Criado por Carlos Gracie, no início o vale-tudo era uma competição onde se enfrentavam lutadores de diferentes estilos de artes marciais. Hoje, no MMA, os lutadores sabem um pouco de cada estilo. A modalidade começou a crescer mundialmente no início dos anos 1990, quando foi criado nos Isteites o torneio UFC. No Brasil faz poucos anos que a modalidade começou a se popularizar e hoje tá em alta. No final de outubro deste ano a TV Globo comprou os direitos de transmissão do UFC.
Confira as lutas
Card principal
José Aldo x Chad Mendes
Vitor Belfort x Anthony Johnson
Mike Massenzio x Rousimar Palhares
Siyar Bahadurzada x Erick Silva
Edson Barboza x Terry Etim
Card preliminar
Sam Stout x Thiago Tavares
Mike Pyle x Paulo Thiago
Fabio Maldonado x Stanislav Nedkov
Rob Broughton x Ednaldo Oliveira
Felipe Arantes x Antonio Carvalho
Yuri Alcântara x Michihiro Omigawa