O Santos realizou ontem o famoso treino de reconhecimento de gramado antes da estreia no Mundial de Clubes no Japão, diante do Kashiwa Reysol, nesta quarta-feira, às 8h30 (de Brasília), em Toyota. Antes da leve movimentação no gramado, o técnico Muricy Ramalho confirmou o time titular para o duelo contra os japoneses. Após quatro dias de treino em Nagoya, o treinador definiu que Durval atuará improvisado na lateral-esquerda no lugar de Léo que não sirrecuperou de contusão. Com isso, Bruno Rodrigo formará dupla de zaga com Edu Dracena. No meio-campo, Muricy não surpreendeu e confirmou Elano na vaga de Adriano, que foi cortado após passar por cirurgia no tornozelo direito. Ele chega bem (Elano), não teve muito tempo para se preparar como o Léo, que deu azar nas últimas semanas antes de embarcar. A contusão esfria, só jogou dois jogos, mas não sente mais, ao contrário do Léo que sempre sofre um pouco, e claro que a parte física não está 100%, afirmou Muricy, que elogiou a experiência do boleiro pra competição.
Continua depois da publicidade
É um jogador que recuperou bem, mostrou nos treinos e no dia a dia que pode ajudar. Por isso que vai para o jogo, tem experiência, jogo internacional, isso conta muito, está escalado com certeza ...
É um jogador que recuperou bem, mostrou nos treinos e no dia a dia que pode ajudar. Por isso que vai para o jogo, tem experiência, jogo internacional, isso conta muito, está escalado com certeza, completou.
Continua depois da publicidade
Desta forma, o Santos entrará em campo com a seguinte formação: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Bruno Rodrigo, Durval; Henrique, Arouca, Elano, Paulo Henrique Ganso; Neymar e Borges.
Muricy fecha último treino
Continua depois da publicidade
Muricy Ramalho só permitiu que a imprensa registrasse os 15 minutos iniciais do último treinamento do Santos, antes da estreia no Mundial. O restante da atividade que rolou ontem, no estádio de Toyota, foi fechada.
Um dia antes do primeiro jogo do Peixe no Japão, contra o Kashiwa Reysol, os jornalistas só puderam ver os atletas fazendo um bate-bola descompromissado, sem qualquer pretensão tática. Durante a preparação em Nagoia, que durou cinco dias, o Santos não fez nenhum treinamento coletivo.
Arbitragem italiana
A Fifa definiu a arbitragem da partida de estreia do Santos no Mundial de Clubes. O italiano Nicola Rizzoli será o dono do apito do jogo desta quarta-feira, contra o Kashiwa Reysol. Rizzoli será auxiliado pelos também italianos Renato Faverani e Andrea Stefani.
O árbitro foi o responsável pela primeira partida do Mundial, entre o clube japonês e o Auckland City.
Mesmo sendo um árbitro novo no cenário internacional, Nicola Rizzoli, de 40 anos, é o principal árbitro italiano. Segundo o site especializado em arbitragem worldreferee.com, ele já se encontra entre os três principais árbitros europeus.
Panos quentes
Continua depois da publicidade
Muricy Ramalho tratou de colocar panos quentes no desentendimento com o treinador do Barcelona, Pep Guardiola. O comandante do Santos disse na primeira coletiva no Japão que só daria nota 10 para os técnicos que trabalham fora do Brasil quando eles viessem pro país exercer a profissão. Guardiola, de forma ríspida, respondeu ao comandante do Peixe: Não tenho proposta.
Na coletiva oficial da Fifa antes das partidas do Mundial de Clubes, o treinador do Alvinegro apaziguou o assunto. Sobre o Guardiola, não quis dizer nada para tirar o mérito dele. Mas é muito mais fácil trabalhar na Europa. Sobre isso, não tenho dúvida. E continuo dizendo. Se eles forem ao Brasil e vencerem trabalhando com nossa estrutura, nossa pressão, aí vão ter nota 10.
Os dois treinadores podem se enfrentar em duas situações. Caso Santos e Barcelona vençam seus jogos contra Kashiwa Reysol e Al-Saad, respectivamente, ou caso as duas equipes saiam derrotadas, neste caso estariam na disputa de terceiro e quarto lugares.