Após quase um mês fechado, o hospital Santa Inês (HSI) reabre as portas na manhã de hoje. O hospital receberá um repasse de R$ 1 milhão do governo da Santa & Bela para fazer o atendimento do povão por, pelo menos, três meses: de dezembro a março. Com a graninha contada, a secretaria de Saúde de Balneário Camboriú explica que o hospital vai ter menos leitos. O estabelecimento vai atuar mais nas áreas de ortopedia e traumatologia.
Continua depois da publicidade
Ontem a prefa teve uma reunião geral com os dotores Eroni Foresti e Jáu Gaya. Ambos fazem parte da comissão que vai administrar o Santa Inês. Daqui a três meses, eles vão assumir a instituição ...
Ontem a prefa teve uma reunião geral com os dotores Eroni Foresti e Jáu Gaya. Ambos fazem parte da comissão que vai administrar o Santa Inês. Daqui a três meses, eles vão assumir a instituição privada. Nós vamos dar todo o apoio pra que até lá haja um planejamento, auxílio, pra que ele [hospital] possa caminhar com as próprias pernas, explica o secretário de Saúde, José Roberto Spósito.
Continua depois da publicidade
O deputado Volnei Morastoni (PT), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, também promete não deixar o hospital ser definitivamente fechado quando março chegar. Esse recurso é uma solução emergencial, precisamos buscar um modelo definitivo para sua gestão, disse.
Atendimento reduzido
Continua depois da publicidade
O abobrão da Saúde diz que, com o repasse do governo, o hospital vai contar com um pronto-socorro 24 horas e atendimento de traumatologia e ortopedia. A ideia de voltar o atendimento do hospital pra essas especialidades é a de preparar a unidade para que ela possa continuar sendo um hospital especializado. Desta forma, seria mais fácil conseguir apoio permanente do Estado. Ao todo, o hospital vai contar com 40 leitos, sendo divididos entre UTI adulto, centro cirúrgico, com quatro salas de cirurgia, laboratório de análises clínicas, centro de imagem e pronto-socorro.
O novo hospital de Balneário Camboriú, o Ruth Cardoso, continua com o atendimento normalmente. No entanto, os casos de urgência e emergência na área de ortopedia e traumatologia vão ser encaminhados pro Santa Inês. O repasse da bufunfa vai ser feito hoje, quando o prefeito Edson Periquito (PMDB) e Spósito assinam um convênio na SDR.