Itajaí

Quiosques são fechados na orla do Balneário

Apenas 10 casinhas ganharam na dona justa o direito de permanecerem abertas. Novos quiosqueiros só assumem a partir de quarta-feira

Quem for pra praia Central de Balneário Camboriú terá que levar isopor com água e lanchinhos de casa. Mesmo com a temporada de verão bombando e o Natal batendo na porta, os quiosques da orla tão sendo fechados. Desde a semana passada, as casinhas começaram a ser lacradas. Na manhã de sexta-feira os oficiais de justiça deram a ordem pra fechar todos os pontos de vez.

O DIARINHO passou pela orla e encontrou 15 dos 32 quiosques fechados. O fechamento rolou por recomendação do Tribunal de Justiça, que mandou os quiosques serem entregues aos vencedores da licitação ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O DIARINHO passou pela orla e encontrou 15 dos 32 quiosques fechados. O fechamento rolou por recomendação do Tribunal de Justiça, que mandou os quiosques serem entregues aos vencedores da licitação. A nova galera foi nomeada na semana passada e agora está pronta pra assumir as casinhas.

Continua depois da publicidade

O fechamento dos quiosques não agrada quem frequenta o principal cartão postal e atrativo turístico da cidade. Segundo a turma da secretaria de Turismo, cerca de 200 mil pessoas já circularam pela cidade nos 15 dias de dezembro, um aumento de 80% em comparação com o mês passado. Toda essa galera vai ter que se virar pra conseguir tomar uma água, comer um lanche ou ir ao banheiro enquanto os quiosques estiverem fechados.

O servidor público paulista Thiago Thiner, 27 anos, conta que este é o segundo ano que curte férias na city, mas agora considera que a orla deixou de ser perfeita. “Estou sentado na frente de um quiosque, mas tenho que caminhar muito pra comprar uma cervejinha”, reclama. Já a comerciante Fabiana dos Santos, 37, relembra que, com os quiosques abertos, os banhistas ainda tinham a opção do uso dos banheiros. “Os quiosques são mais que necessários, ainda mais na temporada”, opina.

A balconista A. C, 23, conta que tava no quiosque 15 na manhã de sexta-feira, quando os oficiais de justiça chegaram e mandaram fechar o local. “Eles foram super educados, pediram pra todos saírem, mas agora, pra onde posso ir?”, questiona.

Segundo a turma da prefa, a maioria dos quiosques será fechada até o início da semana que vem e, por enquanto, os novos quiosqueiros não assumem. “O município está sendo reintegrado da posse, então, por enquanto, não temos como colocar ninguém ali”, lamenta o procurador do município, Marcelo Freitas. Caso ninguém recorra da nova licitação dos quiosques até terça-feira, a partir da próxima quarta-feira, dia 21, os novos quiosqueiros poderão assumir as casinhas. Eles ocuparão o local por 16 meses.

Dotô Marcelo explica que não puderam fazer a troca de donos antes da temporada, pois dependiam de licitação pro chamamento dos interessados e prazos de recursos que correm na dona justa. Pra piorar, o projeto de lei da licitação passou meses rolando na câmara de vereadores, aí o edital foi aberto pertinho da temporada.

Somente 10 quiosques tão abertos

A maioria dos quiosqueiros entrou com ação na dona justa pra evitar o lacre do seu ponto, mas nem por isso conseguiu uma decisão favorável da dona justa. Segundo o dotô Marcelo, apenas 10 quiosqueiros conseguiram autorização pra continuar nos pontos até mês que vem. Com o arrego, eles ficam intocáveis pelos oficiais de justiça e podem tocar os serviços normalmente até janeiro. O procurador conta que a prefa vai recorrer da decisão e pretende reintegrar a posse desses quiosques o quanto antes. Ele conta que as 10 pessoas que ganharam a licitação pra administrar esses pontos terão que esperar desocupar o local. É melhor esperar sentado.

 

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🚧🚗 FIM DA TRANQUEIRA? Itajaí vai ganhar um novo acesso entre a BR 101 e a Praia Brava! A via terá ciclovia ...



Especiais

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

PERIGO DA IA

Vítimas de nudes com IA sofrem em limbo digital enquanto sites lucram: “Me senti abusada”

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

EXPLORAÇÃO

Cidades mineiras se preparam para exploração de enorme jazida de terras raras

O primeiro indígena com obras de arte compradas pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul

ARTE INDÍGENA

O primeiro indígena com obras de arte compradas pelo Museu de Arte do Rio Grande do Sul

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

CRISE NA MORADIA

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura

CRIMES DA DITADURA

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura



Blogs

Ramon Dino fará apresentação no Mr. Olympia Brasil 2025

A bordo do esporte

Ramon Dino fará apresentação no Mr. Olympia Brasil 2025

Itajaí premiada

Blog do JC

Itajaí premiada

Derrubando árvores em defesa da vida

Blog do Magru

Derrubando árvores em defesa da vida

Qual chá tomar?

Blog da Ale Françoise

Qual chá tomar?



Diz aí

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

Diz aí, Anna Carolina!

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.