Matérias | Geral


Itajaí

Quiosques são fechados na orla do Balneário

Apenas 10 casinhas ganharam na dona justa o direito de permanecerem abertas. Novos quiosqueiros só assumem a partir de quarta-feira

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Quem for pra praia Central de Balneário Camboriú terá que levar isopor com água e lanchinhos de casa. Mesmo com a temporada de verão bombando e o Natal batendo na porta, os quiosques da orla tão sendo fechados. Desde a semana passada, as casinhas começaram a ser lacradas. Na manhã de sexta-feira os oficiais de justiça deram a ordem pra fechar todos os pontos de vez.


O DIARINHO passou pela orla e encontrou 15 dos 32 quiosques fechados. O fechamento rolou por recomendação do Tribunal de Justiça, que mandou os quiosques serem entregues aos vencedores da licitação ...

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






O DIARINHO passou pela orla e encontrou 15 dos 32 quiosques fechados. O fechamento rolou por recomendação do Tribunal de Justiça, que mandou os quiosques serem entregues aos vencedores da licitação. A nova galera foi nomeada na semana passada e agora está pronta pra assumir as casinhas.

O fechamento dos quiosques não agrada quem frequenta o principal cartão postal e atrativo turístico da cidade. Segundo a turma da secretaria de Turismo, cerca de 200 mil pessoas já circularam pela cidade nos 15 dias de dezembro, um aumento de 80% em comparação com o mês passado. Toda essa galera vai ter que se virar pra conseguir tomar uma água, comer um lanche ou ir ao banheiro enquanto os quiosques estiverem fechados.

O servidor público paulista Thiago Thiner, 27 anos, conta que este é o segundo ano que curte férias na city, mas agora considera que a orla deixou de ser perfeita. “Estou sentado na frente de um quiosque, mas tenho que caminhar muito pra comprar uma cervejinha”, reclama. Já a comerciante Fabiana dos Santos, 37, relembra que, com os quiosques abertos, os banhistas ainda tinham a opção do uso dos banheiros. “Os quiosques são mais que necessários, ainda mais na temporada”, opina.

A balconista A. C, 23, conta que tava no quiosque 15 na manhã de sexta-feira, quando os oficiais de justiça chegaram e mandaram fechar o local. “Eles foram super educados, pediram pra todos saírem, mas agora, pra onde posso ir?”, questiona.

Segundo a turma da prefa, a maioria dos quiosques será fechada até o início da semana que vem e, por enquanto, os novos quiosqueiros não assumem. “O município está sendo reintegrado da posse, então, por enquanto, não temos como colocar ninguém ali”, lamenta o procurador do município, Marcelo Freitas. Caso ninguém recorra da nova licitação dos quiosques até terça-feira, a partir da próxima quarta-feira, dia 21, os novos quiosqueiros poderão assumir as casinhas. Eles ocuparão o local por 16 meses.

Continua depois da publicidade



Dotô Marcelo explica que não puderam fazer a troca de donos antes da temporada, pois dependiam de licitação pro chamamento dos interessados e prazos de recursos que correm na dona justa. Pra piorar, o projeto de lei da licitação passou meses rolando na câmara de vereadores, aí o edital foi aberto pertinho da temporada.

Somente 10 quiosques tão abertos

Continua depois da publicidade



A maioria dos quiosqueiros entrou com ação na dona justa pra evitar o lacre do seu ponto, mas nem por isso conseguiu uma decisão favorável da dona justa. Segundo o dotô Marcelo, apenas 10 quiosqueiros conseguiram autorização pra continuar nos pontos até mês que vem. Com o arrego, eles ficam intocáveis pelos oficiais de justiça e podem tocar os serviços normalmente até janeiro. O procurador conta que a prefa vai recorrer da decisão e pretende reintegrar a posse desses quiosques o quanto antes. Ele conta que as 10 pessoas que ganharam a licitação pra administrar esses pontos terão que esperar desocupar o local. É melhor esperar sentado.

 




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.236.50.79

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 17/05/2022

Publicado 17/05/2022 22:27



Especiais

febre entre jovens

Uso de Cigarros eletrônicos acende alerta

Revitalização

Nova orla da Brava está em fase de projeto

Praia Brava

Novo acesso, através de Cabeçudas, será urbanizado

Praia Brava

Duplicação da Osvaldo Reis deve facilitar ligação com BC

Praia Brava

Via polêmica atrás da Lagoa do Cassino está em pauta



Blogs

Blog do JC

Candidatos daqui

A bordo do esporte

Boxing For You confirma Sportv, Combate e BandSports ao vivo no dia 29/05

Blog Doutor Multas

Especialista garante que dinheiro ‘físico’ vai acabar e criptomoedas estão com dias contados

Blog do Ton

Sócias de Brusque inauguram franquia da Hausz na cidade

Blog da Ale Francoise

Enema de café e suas funções

Blog Clique Diário

Itajaí - Navio - Panorama

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

José Evaldo Koch

“O hortifruti é nosso berço”

Laerte Jacomel

"Estamos buscando o que todo mundo busca: paz de espírito”

Édison Carlos

“100 milhões de brasileiros não têm coleta de esgoto”

Walter Orthmann

"Quero ser útil enquanto eu puder”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯