Matérias | Economia


Itajaí

Itajaí e Santa Catarina fazem bonito e registram crescimento de trampos no mês de novembro

Dados são do ministério do Trabalho e Emprego e foram divulgados oficialmente ontem

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Santa Catarina é o terceiro estado que em novembro mais gerou empregos em todo o país. Os dados são do cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo novo ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Paulo Roberto dos Santos Pinto. A Santa & Bela criou no mês passado nada menos que 12.089 postos de trabalho. Um crescimento de 0,66% se comparado com outubro. Itajaí também teve saldo positivo.


Em todo o país, a geração de empregos com carteira assinada em novembro foi de 42.735. Uma alta de 0,11% em relação ao mês anterior. Se contar de janeiro a novembro, foram 2,3 milhões de novos trampos ...

 

Bora virar assinante para ler essa e todas as notícias do portal DIARINHO? Usuários cadastrados têm direito a 10 notícias grátis.


Esqueci minha senha




Se você ainda não é cadastrado, faça seu cadastro agora!


 







 






Em todo o país, a geração de empregos com carteira assinada em novembro foi de 42.735. Uma alta de 0,11% em relação ao mês anterior. Se contar de janeiro a novembro, foram 2,3 milhões de novos trampos formais criados em todo o país. O número é grande, mas é menor que o ano passado, quando no mesmo período o Brasil criou 2.918.549 empregos. Ou seja, o nível de emprego continua em alta e crescendo, mas deu uma desacelerada. Esse comportamento pode ser justificado, em parte, pela presença de fatores sazonais, como também, conjunturais, em razão da repercussão dos efeitos da crise internacional“, justifica o ministro do Trabalho e Emprego.

O comércio foi o setor que mais ajudou a criar vagas de emprego com carteira assinada. Foram 107.920 novos trampos. Um crescimento de 1,30% e que foi a maior taxa de crescimento entre todos os setores da economia. Na outra ponta ficou a indústria da transformação, que no balança das contratações e demissões acabou ceifando 54.306 postos.

Pra chegar aos números divulgados ontem, os técnicos do TEM calculam a diferença entre o número de pessoas que assinaram carteira e o número de trabalhadores formais que ganharam o pé na bunda. O resultado é que vai dizer se houve ou não criação de novos postos de trabalho no país. Apesar do Caged já ter mais de quatro décadas, a pesquisa mensal de empregos só começou a ser divulgada oficialmente a partir de 2003.

Itajaí também fez bonito nos empregos

Itajaí também registrou saldo positivo de empregos. Em no­vembro, foram feitas 4471 admis­sões e 4124 demissões. Na conta final, isso resultou na criação de 347 novos postos de trabalho na city peixeira. No acumulado do ano, a coisa também tá boa. A geração de empregos com cartei­ra assinada chegou a 5343 pos­tos. Foram contratadas 51.765 pessoas e demitidas 46.422.

Continua depois da publicidade



O setor de serviços deu um ba­nho em Itajaí tanto em novembro quanto no acumulado do ano. Mês passado, criou 376 novas vagas de emprego na cidade. De janeiro a junho, contribuiu com 2217 novos postos de trabalho. Esse setor inclui serviços de ho­telaria e de administração, ven­das de imóveis, trampos médicos e de dentistas, transporte e traba­lhos de comunicação, além dos bancos e financeiras.

Continua depois da publicidade



O que é o Caged

É um sistema de informa­ções que começou a funcionar em 1966. Com ele, o gover­no consegue saber quantos e quais empregos com carteira assinada existem em todo o país. Todo mês, as firmas são obrigadas a mandar pro MTE uma relação de contratados e demitidos do mês anterior. São esses dados que vão formar o cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.236.50.79

TV DIARINHO


Confira os destaques desta terça-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 17/05/2022

Publicado 17/05/2022 22:27



Especiais

febre entre jovens

Uso de Cigarros eletrônicos acende alerta

Revitalização

Nova orla da Brava está em fase de projeto

Praia Brava

Novo acesso, através de Cabeçudas, será urbanizado

Praia Brava

Duplicação da Osvaldo Reis deve facilitar ligação com BC

Praia Brava

Via polêmica atrás da Lagoa do Cassino está em pauta



Blogs

Blog do JC

Candidatos daqui

A bordo do esporte

Boxing For You confirma Sportv, Combate e BandSports ao vivo no dia 29/05

Blog Doutor Multas

Especialista garante que dinheiro ‘físico’ vai acabar e criptomoedas estão com dias contados

Blog do Ton

Sócias de Brusque inauguram franquia da Hausz na cidade

Blog da Ale Francoise

Enema de café e suas funções

Blog Clique Diário

Itajaí - Navio - Panorama

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

José Evaldo Koch

“O hortifruti é nosso berço”

Laerte Jacomel

"Estamos buscando o que todo mundo busca: paz de espírito”

Édison Carlos

“100 milhões de brasileiros não têm coleta de esgoto”

Walter Orthmann

"Quero ser útil enquanto eu puder”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯