Santa Catarina é o terceiro estado que em novembro mais gerou empregos em todo o país. Os dados são do cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo novo ministro do Trabalho e Emprego (MTE), Paulo Roberto dos Santos Pinto. A Santa & Bela criou no mês passado nada menos que 12.089 postos de trabalho. Um crescimento de 0,66% se comparado com outubro. Itajaí também teve saldo positivo.
Em todo o país, a geração de empregos com carteira assinada em novembro foi de 42.735. Uma alta de 0,11% em relação ao mês anterior. Se contar de janeiro a novembro, foram 2,3 milhões de novos trampos ...
Em todo o país, a geração de empregos com carteira assinada em novembro foi de 42.735. Uma alta de 0,11% em relação ao mês anterior. Se contar de janeiro a novembro, foram 2,3 milhões de novos trampos formais criados em todo o país. O número é grande, mas é menor que o ano passado, quando no mesmo período o Brasil criou 2.918.549 empregos. Ou seja, o nível de emprego continua em alta e crescendo, mas deu uma desacelerada. Esse comportamento pode ser justificado, em parte, pela presença de fatores sazonais, como também, conjunturais, em razão da repercussão dos efeitos da crise internacional, justifica o ministro do Trabalho e Emprego.
O comércio foi o setor que mais ajudou a criar vagas de emprego com carteira assinada. Foram 107.920 novos trampos. Um crescimento de 1,30% e que foi a maior taxa de crescimento entre todos os setores da economia. Na outra ponta ficou a indústria da transformação, que no balança das contratações e demissões acabou ceifando 54.306 postos.
Pra chegar aos números divulgados ontem, os técnicos do TEM calculam a diferença entre o número de pessoas que assinaram carteira e o número de trabalhadores formais que ganharam o pé na bunda. O resultado é que vai dizer se houve ou não criação de novos postos de trabalho no país. Apesar do Caged já ter mais de quatro décadas, a pesquisa mensal de empregos só começou a ser divulgada oficialmente a partir de 2003.
Itajaí também fez bonito nos empregos
Itajaí também registrou saldo positivo de empregos. Em novembro, foram feitas 4471 admissões e 4124 demissões. Na conta final, isso resultou na criação de 347 novos postos de trabalho na city peixeira. No acumulado do ano, a coisa também tá boa. A geração de empregos com carteira assinada chegou a 5343 postos. Foram contratadas 51.765 pessoas e demitidas 46.422.
O setor de serviços deu um banho em Itajaí tanto em novembro quanto no acumulado do ano. Mês passado, criou 376 novas vagas de emprego na cidade. De janeiro a junho, contribuiu com 2217 novos postos de trabalho. Esse setor inclui serviços de hotelaria e de administração, vendas de imóveis, trampos médicos e de dentistas, transporte e trabalhos de comunicação, além dos bancos e financeiras.
O que é o Caged
É um sistema de informações que começou a funcionar em 1966. Com ele, o governo consegue saber quantos e quais empregos com carteira assinada existem em todo o país. Todo mês, as firmas são obrigadas a mandar pro MTE uma relação de contratados e demitidos do mês anterior. São esses dados que vão formar o cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).