Meia dúzia de gatos pingados apareceu na audiência pública organizada pela subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Itajaí na tarde de ontem. O encontro teve o objetivo de lançar na city a campanha Eleições Limpas, que pretende recolher em todo o Brasil um milhão e seiscentas mil assinaturas pela reforma política.
O presidente da OAB peixeira, João Paulo Tavares Bastos da Gama, reuniu na sede da entidade 17 pessoas, entre advogados e funcionários da própria OAB pra explicar os princípios da reforma política proposta. Queremos apresentar um projeto de lei de iniciativa popular, como foi o caso do Ficha Limpa, manifestando uma proposta da própria sociedade, explica.
Gama diz que convidou as otoridades do município, os advogados e a imprensa pra salientar os pontos mais importantes da proposta que é muito abrangente. O presidente considera que um dos principais ...
O presidente da OAB peixeira, João Paulo Tavares Bastos da Gama, reuniu na sede da entidade 17 pessoas, entre advogados e funcionários da própria OAB pra explicar os princípios da reforma política proposta. Queremos apresentar um projeto de lei de iniciativa popular, como foi o caso do Ficha Limpa, manifestando uma proposta da própria sociedade, explica.
Gama diz que convidou as otoridades do município, os advogados e a imprensa pra salientar os pontos mais importantes da proposta que é muito abrangente. O presidente considera que um dos principais é o ponto que pede o fim da contribuição de empresas pra campanhas políticas, limitando as doações pra pessoas físicas, especificando o valor máximo de 700 reales por pessoa.
Uma proposta polêmica da OAB é a criação do segundo turno pras eleições parlamentares. Gama diz que a proposição se deve ao grande número de candidatos que são lançados pelos partidos e coligações, mas que na realidade são apenas cabos eleitorais dos bagrões. O maior custo da Justiça Eleitoral se deve ao grande número de candidatos. Com essa proposta, no primeiro turno haveria eleições apenas para as coligações e no segundo turno os candidatos seriam de fato escolhidos, em um número reduzido, explica.
Otoridades
Apenas dois vereadores peixeiros participaram da audiência. A loira Anna Carolina Martins (PRB), que é advogada, e Giovani Félix (PT) foram os únicos a marcar presença. Acho que a reforma política é fundamental. Vários vereadores estão lá [na câmara] por assistencialismo e compra de votos. Eu li o projeto Eleições Limpas e não simpatizo com algumas propostas, mas já é um caminho que temos pra seguir, ressalta Anna.
Hamilton Luiz Sedrez, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajaí (CDL), também fez parte do pequeno grupo que se reuniu na sede da Ordem peixeira. A OAB é muito importante dentro do contexto nacional, assim como essa iniciativa. Esse auditório deveria ser pequeno para essa audiência, pela importância que ela tem, lamentou o número baixo de presentes.