Itajaí

Ministério Público Federal investiga casas instaladas na areia da praia

Terreno cercado na areia tem casas, roupas no varal e até horta

O Ministério Público Federal de Itajaí tá investigando a ocupação de casas nas areias da praia da Atalaia. As modestas casinhas, construídas em cima da restinga, em área de Preservação Permanente (APP), tão cercadas com arame e placa de entrada proibida. Foi um leitor do DIARINHO quem ressucitou o perrengue, que dura há anos, após um rolê no finde. “Aquilo é um absurdo. Tem cercas e é em cima da areia”, carcou o reclamante, que não quis se identificar. O procurador da República Pedro Paulo Reinaldin, após bizolhada nas fotos da ocupação, terça-feira, instaurou inquérito civil público. Ontem, pediu à Famai que vistoriasse o local em busca de mais informações.

A área cercada fica ao lado do campo de futebol do porto de Itajaí, a uns 30 metros do mar, em um trecho tomado por areia e restinga. As casas tão protegidas por uma cerca. Tem de tudo: lona, arame ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A área cercada fica ao lado do campo de futebol do porto de Itajaí, a uns 30 metros do mar, em um trecho tomado por areia e restinga. As casas tão protegidas por uma cerca. Tem de tudo: lona, arame farpado, fio de náilon. A entrada, como informa uma placa, é proibida e está segura com um cadeado. De fora, é possível ver roupas estendidas em um varal, uma moto, árvores e até uma horta.

Continua depois da publicidade

Emerson Aparecido Silva, morador do terreno, falou com a equipe do DIARINHO, que foi ao local segunda-feira. Ele disse que tá lá há quase 50 anos. Antes, a casa era só de madeira. A tela de proteção, com arame e fio de náilon, tá ali há dois anos. “Foi colocada pra afastar as pessoas que costumam frequentar o local pra usar drogas e também pra afastar as capivaras, pois meu tio tem um plantação e elas viviam destruindo tudo”, explicou.

Maria, outra moradora local, vive na praia há 30 anos. Ela confirma a informação do vizinho sobre a tela de proteção. Segundo ela, rola um processo na justiça pra regularização deles naquele pedaço de terra. Questionada, por telefone, sobre mais detalhes do processo, Maria desconversou e em seguida desligou a chamada.

Segundo Rogéria Gregório, superintendente da fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai), as famílias entraram com pedido de usucapião (quando a pessoa fica tempo demais numa terra da qual não é dona, mas se acha no direito de ser) na dona justa, mas tiveram o pedido negado. Ela não soube informar o que aconteceu com este processo. Conforme a abobrona, a área seria de reponsabilidade da secretaria de Patrimônio da União (SPU), vinculada à presidência da República.

Por meio de assessoria de imprensa, a SPU em Brasília informou que o caso também será investigado. Ontem, conforme a assessora Renilda Silva, a superintendência do órgão em Floripa foi acionada pra, como a Famai, vistoriar a área. “Não me passaram ao certo a data, pois dependemos de situação orçamentária”, disse a porta-voz da SPU.

É do porto, diz abobrão

O DIARINHO vem investigando o caso desde segunda-feira. O secretário de Urbanismo de Itajaí, Paulo Praun, chegou a afirmar que a área seria do porto peixeiro. Henry Rossdeutsche, assessor jurídico do terminal portuário, confirmou existir uma ação discutindo a posse a área. Porém, o dotô disse que o porto seria dono de apenas 10% daquela área. O resto é terra da União e responsa da SPU.

Continua depois da publicidade

Sabichões divergem sobre uso da areia

A engenheira florestal e profe da Univali Rosemeri Carvalho Marenzi explica que o Código Florestal, que abrange todas as áreas de APP, é de 1965. “As ocupações anteriores a esta data são difíceis de reverter. Naquela época já estavam regulares para a legislação específica”.

Rosemeri ressalta que a restinga da praia da Atalaia deveria ter a função de fixar as dunas (causar uma estabilidade ao ambiente). Porém, diz, a função foi alterada. “Essa vegetação exótica não pertence mais ao local”.

Continua depois da publicidade

O professor de gestão costeira da Univali, Marcus Polette, acredita que todas as ocupações dentro de APPs devem ser removidas e regulamentadas pela União. “Há uma legislação de conflito de uso dessas terras do governo federal. Antes daquela área ser uma APP, é um local público, de uso comum”, avisou.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.187


TV DIARINHO


⚠️🤯 CANTEIRO PROBLEMÁTICO | Motoristas estão batendo quase todo dia em um novo canteiro da avenida do ...



Especiais

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Venezuela

Militares apontam grupos armados e pressão migratória como riscos para o Brasil

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Venezuela

Trump usa imagens de ação na Venezuela para recados políticos e controle narrativo

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

Justiça climática

Como crise ambiental fez governos e empresas sentarem no banco dos réus

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Além do Globo de Ouro

A ditadura e o poder civil exibidos ao mundo por "O Agente Secreto"

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil

MARIJUANA

Neste verão, tem maconha argentina queimando legalmente no Brasil



Blogs

O verão por conta própria

VersoLuz

O verão por conta própria

✅ O que está roubando sua energia hoje

Espaço Saúde

✅ O que está roubando sua energia hoje

O retorno dos heróis

Blog do JC

O retorno dos heróis



Diz aí

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí, Regina!

“O feminicídio acontece simplesmente pelo fato de a mulher ser mulher”

Diz aí desta terça traz Regina Santos da Silva, ativista e fundadora do Coletivo Mulheres

AO VIVO

Diz aí desta terça traz Regina Santos da Silva, ativista e fundadora do Coletivo Mulheres

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

Diz aí, pastor!

“Os preceitos e princípios bíblicos são muito mais inclinados para a direita”

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

Diz aí, Juliana!

“O hospital foi feito para atender 120 mil, 100 mil habitantes e hoje ele atende num raio de um milhão, um milhão e meio de pessoas”

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”

Diz aí, Bento!

"O que esses quatro vereadores a mais vão proporcionar para os habitantes de Itajaí?”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.