Matérias | Geral


Itajaí

Beira Rio bombou em dia cheio de atrações

Trânsito fechado ao redor da praça deu espaço pra que cerca de sete mil pessoas circulassem

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Nada de chuva ou sol muito forte. A temperatura foi agradável e colaborou no sábado mais animado dos últimos tempos para a criançada peixeira. Atividades lúdicas, música, oficinas ambientais e de arte, personagens encantados, pinturas faciais, cinema 3D, cama elástica, brinquedos esportivos e muitos sorrisos nos rostinhos dos pequenos. Esse foi o cenário no “Vem pra rua brincar”, evento organizado por um grupo de voluntários de Itajaí nos arredores da praça Genésio Miranda Lins, na Beira Rio, em Itajaí.

O evento, em pleno Dia da Criança, iniciou às 9h e seguiu até à noitinha, reunindo mais de sete mil pessoas durante todo o dia, segundo dados da Coordenação de Trânsito (Codetran).

A grande circulação de pessoas só foi possível porque, o grande diferencial da festa, foi o fechamento para o trânsito de veículos em trechos da avenida mais famosa e central de Itajaí, a popular ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


O evento, em pleno Dia da Criança, iniciou às 9h e seguiu até à noitinha, reunindo mais de sete mil pessoas durante todo o dia, segundo dados da Coordenação de Trânsito (Codetran).

A grande circulação de pessoas só foi possível porque, o grande diferencial da festa, foi o fechamento para o trânsito de veículos em trechos da avenida mais famosa e central de Itajaí, a popular Beira Rio. A rua fechada para veículos, o que não é comum na cidade, foi um pedido dos organizadores do evento para mostrar à comunidade que, em dias alternativos, as avenidas podem ser ocupadas pelas pessoas, que podem desfrutar da rua para brincar, praticar esportes ou simplesmente passear.



A ideia deu certo. Moradores de Itajaí e da região aprovaram a iniciativa. O empresário Vlademir Oliveira da Silva, morador de Balneário Camboriú, trouxe a filha Nicole Stefany para passear aqui. Os dois aproveitaram as atividades e gostaram muito da ideia de fechar a rua. “Eventos bons deveriam acontecer mais vezes no ano. Se fecharem outros dias a rua, a gente vem prestigiar novamente”, fala o pai.

Quem também prestigiou a festa e concorda com o bloqueio dos veículos é o assessor de comunicação da Semasa, Théo Cevey. Para o assessor, que participou do evento com o filho Théo, de cinco anos, a programação foi muito bacana e proporcionou lazer e diversão para toda a família. “A festa mostrou que o local é propício para essas atividades, por isso deveria ser fechado mais vezes, para que a população aproveite melhor os espaços de lazer da cidade”, comenta.

Quem também foi só elogios foi a pintora Vanessa da Silveira Costa. Ela costuma passear pela praça da Beira Rio, com os dois filhos, quase todos os finais de semana. Para ela, além de fechar a avenida mais vezes, o local precisa de banheiros públicos. “Faltam torneiras pela praça, mais bancos e banheiros para que a gente tenha conforto com as crianças”, sugeriu. Durante o sábado festtivo, o Semasa ofereceu bebedouros com água potável para os participantes, o que aliviou a sede da galera.


Atividades alegraram o dia

Para garantir a diversão da galerinha, os voluntários se dividiram em grupos e prepararam diferentes atrações. Brinquedos e camas elásticas foram espalhados pela avenida. Uma estrutura de cinema foi montada para a apresentação em 3D de “O Lorax: Em busca da trúfula perdida”, uma animação cheia de cor e com uma mensagem que sugere a ptoteção da natureza. Foram duas sessões do filme, com capacidade para até 40 crianças cada. Também foram montadas tendas para realização de oficinas de pintura e plantio de mudas, para os pequenos botarem a mão na massa.

Lucimara Pimentel Guzatti, coordenadora do projeto ‘Itajaí mais Verde’, foi uma das organizadoras das oficinas ambientais e do cinema. Segundo a voluntária, as atividades tiveram bom resultado. “As crianças adoraram o filme. Algumas nunca tinham assistido em 3D. As oficinas também foram um sucesso, o que é bom, porque aliamos a conscientização ambiental à diversão”, relata.

A pequena Ana Eloísa Casas, de cinco anos, acompanhada pela irmã Sara Casas, de quatro, e pela prima Lavinia de Araújo Dias, de seis, curtiram a oficina de plantio. “Plantei uma pimenta para levar ao meu pai”, conta a pequena, que pela primeira vez mexeu na terra para cultivar uma plantinha.

Outra atividade que fez sucesso entre os baixinhos foi a pintura facial e penteados com brilho e colorido. Mesmo com filas mais longas, eles se divertiam muito com o novo visual.


Quem também chamou muita atenção da criançada foram os personagens encantados, super-heróis e palhaços do grupo Ospália. Durante todo o dia, Batman, Homem Aranha, Branca de Neve e Galinha Pintadinha animaram a festa e interagiram com os visitantes, que adoraram posar para muitas fotos. “As crianças estão se divertindo muito. Perguntam sobre os sete anões, me alertam para não comer a maçã envenenada. Tá bem legal”, conta a “Branca de Neve”, Talita Serpa.

Na parte da tarde, foi hora de prestigiar o talento do músico peixeiro Carlos Coria, que animou o público com músicas do seu CD Siri na Lata.

Ambulantes foram na onda pra faturar alto


Todas as atividades organizadas pelos voluntários foram gratuitas. Mas claro os vendedores ambulantes aproveitaram para garantir uma graninha extra no dia de festa. O vendedor de pipocas Osmar Barbosa Gonçalvez aprovou o evento e garantiu que é uma boa oportunidade para levantar um dinheiro extra e até para bater papo com muitas pessoas. “Acho que deveriam fazer mais eventos assim. Para nós, comerciantes, é sempre muito bom”, falava o pipoqueiro.

O microempresário Luiz Belmiro, que aos finais de semana costuma alugar bicicletas para toda a família, nunca faturou tanto. As bikes, com capacidade para até quatro pessoas, fizeram sucesso entre os visitantes. O custo era R$ 5,00 a volta completa na praça. “Deveriam fechar a rua todos os finais de semana”,falava.

Segundo a Codetran, o movimento de carros e pedestres foi intenso durante todo o dia, porém de uma forma tranquila, sem nenhum problema. Para facilitar o fluxo de carros e garantir a segurança do evento, foram realizadas modificações no trânsito da cidade. Além do fechamento de trechos da Beira Rio, na parte da manhã, foram montadas duas barreiras: uma no encontro da rua Jorge Tzachel com a Beira Rio e outra na rua Julio Coutinho com a rua Jorge Tzachel.

À tarde, o movimento de carros triplicou, por isso foi necessário montar mais uma barreira na rua Florianópolis com a rua 11 de Junho. Segundo a Codetran, duas viaturas, 10 motos e 10 agentes fiscais trabalharam no local.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.233.221.90

Últimas notícias

DEU RUIM

Bandidos roubam carro e se jogam no rio Camboriú

BALNEÁRIO

Vídeo: Youtuber famoso capota Mustang perto do Show da Marisa Monte  

TOCA

Grupo de 70 pessoas invade área de terra em Camboriú

APOIO

Jorginho Mello viaja com Bolsonaro à Argentina para a posse de Javier Milei

BORA VACINAR!

Nova dose de reforço da vacina contra covid-19 está disponível

GRIPEN

Caças devem chegar a Navegantes na terça-feira

ITAJAÍ

Avenida Sete de Setembro ganha novas vagas para carga e descarga

ITAJAÍ

Transversais da Hercílio Luz ganham vagas para carga e descarga

Execução

Homem é assassinado dentro de casa no bairro Cordeiros

ITAJAÍ

Adolescente é flagrado dirigindo moto na BR 101



Colunistas

Crônicas da vida urbana

Comida Açoriana

Foto do Dia

Olha a chuva...

Histórias que eu conto

Caçando e pescando

Coluna do Ton

Novo empreendimento

Via Streaming

Natal em branco

JotaCê

Cano estourado

Coluna Fato&Comentário

Uma santa passou por Itajaí

Coluna Esplanada

Ministério relegado

Ideal Mente

Uma lição de Drummond sobre a saudade

Direito na mão

Professores podem aumentar o valor da aposentadoria

Show de Bola

Expectativa no Gigantão

Coluna Exitus na Política

Você não consegue se esconder de você

Empreender

Balneário Camboriú continua em destaque

Na Rede

Confira o que bombou nas redes do DIARINHO

Jackie Rosa

Cristofori do Brava Mall

Gente & Notícia

Casamento vip

Clique diário

Praia do Buraco

Coluna Existir e Resistir

Nasce o grupo Mariama

Diário de Saúde

Obesidade, o que você precisa saber!

Mundo Corporativo

Seja o profissional que tanto sonha; dicas preciosas

Por dentro da Amfri

A AMFRI e os consórcios públicos



TV DIARINHO


Moradores filmaram a lixarada que foi deixada na praia por visitantes e cobram a limpeza constante do ...





Especiais

NA ESTRADA COM O DIARINHO

Fazzenda Park Hotel vai do mergulho na natureza ao luxo e conforto de um resort

NA ESTRADA

Cristofori Piano Bar: música, alta gastronomia e ambiente intimista na Brava

superação

Meninas lutam para superar as marcas da Fundação Casa sem apoio do poder público

MEIO AMBIENTE

Queimadas na Amazônia: por que a floresta está queimando

AGÊNCIA PÚBLICA

Presidente de CPI das ONGs tentou licenciar exploração de ouro na Amazônia



Blogs

A bordo do esporte

Abertura do Mundial da Juventude leva alegria e emoção a Búzios (RJ)

Blog do JC

O barraco do Paulão

Blog do Ton

CESCON apresenta o empreendimento Cozumel Palace nesta quarta-feira (6) em Itapema

Blog Doutor Multas

Desentupidora SP

Blog da Jackie

Nôvis por aqui

Blog da Ale Francoise

Desparasitação natural

Gente & Notícia

10 anos do Music Park BC: Confira a programação especial da casa para a temporada de verão

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Veronica Roncelli

"Educação tem que ser entrega. Não só sabedoria acadêmica, mas a sabedoria emocional, os valores”

ENTREVISTÃO

Veronica Roncelli

Deivide Tomassi

"O Papa quer que as pessoas estejam mais próximas de Cristo”

Diego Lopes Costa

"Mesmo que existam antecedentes criminais, isso não justifica assassinato, agressão e tortura. Você não vai combater um crime com outro crime”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação