Itajaí

Beira Rio bombou em dia cheio de atrações

Trânsito fechado ao redor da praça deu espaço pra que cerca de sete mil pessoas circulassem

Nada de chuva ou sol muito forte. A temperatura foi agradável e colaborou no sábado mais animado dos últimos tempos para a criançada peixeira. Atividades lúdicas, música, oficinas ambientais e de arte, personagens encantados, pinturas faciais, cinema 3D, cama elástica, brinquedos esportivos e muitos sorrisos nos rostinhos dos pequenos. Esse foi o cenário no “Vem pra rua brincar”, evento organizado por um grupo de voluntários de Itajaí nos arredores da praça Genésio Miranda Lins, na Beira Rio, em Itajaí.

O evento, em pleno Dia da Criança, iniciou às 9h e seguiu até à noitinha, reunindo mais de sete mil pessoas durante todo o dia, segundo dados da Coordenação de Trânsito (Codetran).

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O evento, em pleno Dia da Criança, iniciou às 9h e seguiu até à noitinha, reunindo mais de sete mil pessoas durante todo o dia, segundo dados da Coordenação de Trânsito (Codetran).

Continua depois da publicidade

A grande circulação de pessoas só foi possível porque, o grande diferencial da festa, foi o fechamento para o trânsito de veículos em trechos da avenida mais famosa e central de Itajaí, a popular Beira Rio. A rua fechada para veículos, o que não é comum na cidade, foi um pedido dos organizadores do evento para mostrar à comunidade que, em dias alternativos, as avenidas podem ser ocupadas pelas pessoas, que podem desfrutar da rua para brincar, praticar esportes ou simplesmente passear.

A ideia deu certo. Moradores de Itajaí e da região aprovaram a iniciativa. O empresário Vlademir Oliveira da Silva, morador de Balneário Camboriú, trouxe a filha Nicole Stefany para passear aqui. Os dois aproveitaram as atividades e gostaram muito da ideia de fechar a rua. “Eventos bons deveriam acontecer mais vezes no ano. Se fecharem outros dias a rua, a gente vem prestigiar novamente”, fala o pai.

Quem também prestigiou a festa e concorda com o bloqueio dos veículos é o assessor de comunicação da Semasa, Théo Cevey. Para o assessor, que participou do evento com o filho Théo, de cinco anos, a programação foi muito bacana e proporcionou lazer e diversão para toda a família. “A festa mostrou que o local é propício para essas atividades, por isso deveria ser fechado mais vezes, para que a população aproveite melhor os espaços de lazer da cidade”, comenta.

Quem também foi só elogios foi a pintora Vanessa da Silveira Costa. Ela costuma passear pela praça da Beira Rio, com os dois filhos, quase todos os finais de semana. Para ela, além de fechar a avenida mais vezes, o local precisa de banheiros públicos. “Faltam torneiras pela praça, mais bancos e banheiros para que a gente tenha conforto com as crianças”, sugeriu. Durante o sábado festtivo, o Semasa ofereceu bebedouros com água potável para os participantes, o que aliviou a sede da galera.

Atividades alegraram o dia

Para garantir a diversão da galerinha, os voluntários se dividiram em grupos e prepararam diferentes atrações. Brinquedos e camas elásticas foram espalhados pela avenida. Uma estrutura de cinema foi montada para a apresentação em 3D de “O Lorax: Em busca da trúfula perdida”, uma animação cheia de cor e com uma mensagem que sugere a ptoteção da natureza. Foram duas sessões do filme, com capacidade para até 40 crianças cada. Também foram montadas tendas para realização de oficinas de pintura e plantio de mudas, para os pequenos botarem a mão na massa.

Lucimara Pimentel Guzatti, coordenadora do projeto ‘Itajaí mais Verde’, foi uma das organizadoras das oficinas ambientais e do cinema. Segundo a voluntária, as atividades tiveram bom resultado. “As crianças adoraram o filme. Algumas nunca tinham assistido em 3D. As oficinas também foram um sucesso, o que é bom, porque aliamos a conscientização ambiental à diversão”, relata.

A pequena Ana Eloísa Casas, de cinco anos, acompanhada pela irmã Sara Casas, de quatro, e pela prima Lavinia de Araújo Dias, de seis, curtiram a oficina de plantio. “Plantei uma pimenta para levar ao meu pai”, conta a pequena, que pela primeira vez mexeu na terra para cultivar uma plantinha.

Continua depois da publicidade

Outra atividade que fez sucesso entre os baixinhos foi a pintura facial e penteados com brilho e colorido. Mesmo com filas mais longas, eles se divertiam muito com o novo visual.

Quem também chamou muita atenção da criançada foram os personagens encantados, super-heróis e palhaços do grupo Ospália. Durante todo o dia, Batman, Homem Aranha, Branca de Neve e Galinha Pintadinha animaram a festa e interagiram com os visitantes, que adoraram posar para muitas fotos. “As crianças estão se divertindo muito. Perguntam sobre os sete anões, me alertam para não comer a maçã envenenada. Tá bem legal”, conta a “Branca de Neve”, Talita Serpa.

Na parte da tarde, foi hora de prestigiar o talento do músico peixeiro Carlos Coria, que animou o público com músicas do seu CD Siri na Lata.

Continua depois da publicidade

Ambulantes foram na onda pra faturar alto

Todas as atividades organizadas pelos voluntários foram gratuitas. Mas claro os vendedores ambulantes aproveitaram para garantir uma graninha extra no dia de festa. O vendedor de pipocas Osmar Barbosa Gonçalvez aprovou o evento e garantiu que é uma boa oportunidade para levantar um dinheiro extra e até para bater papo com muitas pessoas. “Acho que deveriam fazer mais eventos assim. Para nós, comerciantes, é sempre muito bom”, falava o pipoqueiro.

Continua depois da publicidade

O microempresário Luiz Belmiro, que aos finais de semana costuma alugar bicicletas para toda a família, nunca faturou tanto. As bikes, com capacidade para até quatro pessoas, fizeram sucesso entre os visitantes. O custo era R$ 5,00 a volta completa na praça. “Deveriam fechar a rua todos os finais de semana”,falava.

Segundo a Codetran, o movimento de carros e pedestres foi intenso durante todo o dia, porém de uma forma tranquila, sem nenhum problema. Para facilitar o fluxo de carros e garantir a segurança do evento, foram realizadas modificações no trânsito da cidade. Além do fechamento de trechos da Beira Rio, na parte da manhã, foram montadas duas barreiras: uma no encontro da rua Jorge Tzachel com a Beira Rio e outra na rua Julio Coutinho com a rua Jorge Tzachel.

À tarde, o movimento de carros triplicou, por isso foi necessário montar mais uma barreira na rua Florianópolis com a rua 11 de Junho. Segundo a Codetran, duas viaturas, 10 motos e 10 agentes fiscais trabalharam no local.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


⚖️🚫 ABRIGO INTERDITADO! | A Justiça mandou fechar um abrigo de adolescentes em Itajaí após denúncias ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Espaço Saúde

🌿 Saúde intestinal: o centro da sua imunidade e energia

Líderes do Cris

Blog do JC

Líderes do Cris



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.