Matérias | Geral


Itajaí

Até criança trampa em troca de grana

Ao mesmo tempo em que rola mutirão entre os familiares pra deixar tudo pronto, guris pequenos se oferecem pro trampo pesado

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


Como acontece todos os anos, a semana que antecede o dia de Finados é de movimento intenso nos cemitérios da região. No cemitério da Fazenda, em Itajaí, não é diferente. As famílias se organizam para deixar os túmulos limpos e enfeitados em homenagem aos mortos. O faxinão geral nos túmulos pode rolar até amanhã, mas, segundo o secretário de Obras peixeiro, Tarcizio Zanelato, reformas nos túmulos só podem acontecer até hoje.


O coordenador do programa de Combate à Dengue também dá as dicas para o povão usar flores sem dar chances pro mosquito transmissor da doença se alojar.

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


O coordenador do programa de Combate à Dengue também dá as dicas para o povão usar flores sem dar chances pro mosquito transmissor da doença se alojar.



A professora Maria Terezinha Lemos Annibelle, 62 anos, levou material de limpeza e flores novas para ajeitar e enfeitar o jazigo da família na manhã de quarta-feira. Maria Terezinha é católica e não abre mão da devoção aos mortos. “Também mandamos rezar missas pelas almas”, conta. Para não deixar o local encardido, durante o ano a família paga uma diarista para manter o túmulo sempre ajeitado. “Mas nessa época a gente vem aqui pra deixar tudo pronto”, fala.

A aposentada Evandina Paiva Lemos, 84, mãe de Maria, não passa um ano sequer sem ajeitar as flores nos dias que antecedem os Finados. Ela conta que no jazigo no qual a filha ajeita as pedrinhas brancas e troca as flores estão enterrados mais de 20 parentes. “Eles ficavam no antigo cemitério, mas em 1930 ou 31, não lembro bem, a igreja pediu para que as famílias retirarem os ossos de lá pra construírem a igreja nova, a Matriz”, explica. De lá pra cá, os ossos de toda a família, mesmo os que são enterrados em outros locais, são levados para o mesmo túmulo, que ganhou flores novas ontem, contou Evandina.


Enquanto as famílias se juntam para fazer a limpeza, a dona de casa Mirim de Quadros, 38, aproveita a data pra ganhar uma graninha. Volta e meia ela faz bicos como diarista. Com vassoura e balde a postos, ela conta que, desde ontem, nem precisava mais anunciar o trabalho. “Agora eles me chamam direto, acho que me veem com as luvas e já me chamam pra limpar”, comemora. O preço da faxina varia de 10 a 25 reais. “Mas tem túmulo que dá pra cobrar até R$ 50, depende do tipo e do tamanho”, explica.

Além de varrer e escovar, a limpeza completa inclui uma passada de cera. Em menos de duas semanas de trampo, Miriam já conseguiu 300 pilas. “ Minha irmã, que já é conhecida do pessoal, conseguiu juntar 600 reais com as faxinas que faz. Ela vai usar o dinheiro pra comprar o fogão novo dela”, diz Miriam.


A trabalhadora diz que não sente nenhuma dificuldade em trabalhar no cemitério. “Quem pode fazer mal pra gente são os vivos”, discursa. Mesmo assim, ela confessa que tem uma superstição. “Nunca levo nada de dentro do cemitério, nada mesmo, pois se foi oferecido para os mortos é deles”, fala.

Enquanto as famílias deixam para ajeitar os túmulos na semana dos Finados, a prefeitura tem montado um esquema pra não deixar tudo para a última hora. O secretário Zanelato diz que, desde o ano passado, não rola mais mutirão antes dos Finados, pois, segundo ele, a determinação é deixar o local nos trinques o ano todo. “A única coisa que vamos intensificar é a coleta de entulho, porque chega a ser 10 vezes maior do que o normal”, explica.

Na sexta-feira de manhã cedinho, os peões da secretaria de Obras vão dar a última geral pra deixar tudo arrumado para o sábado de oração e devoção. A partir de sexta, as reformas estão proibidas em todos os cemitérios de Itajaí: Fazenda, Espinheiros, Itaipava e Brilhante.

Livre da dengue

Quem também está presente nos cemitérios é o pessoal do Combate à Dengue. Lúcio Vieira, coordenador do programa, explica que neste ano foram colocadas placas nos cemitérios com orientações para o povão prevenir o mosquito da dengue. “O certo é não colocar vasos que acumulem água. A flor natural pode ser usada, desde que o pratinho esteja furado no fundo ou cheio de areia”, explica. Mesmo a orientação sendo mais antiga que andar pra frente, Lúcio diz que ainda é comum ver o povo colocar até flor artificial dentro de vaso com água. Para evitar a proliferação de focos do mosquito da dengue, a cada 15 dias um fiscal do programa percorre cada cemitério pra fazer a fiscalização, limpeza e coleta das amostras.


Criançada trampando na limpeza dos túmulos

Ao chegar no cemitério municipal da Fazenda, o que mais chama atenção é a grande quantidade de guris pequenos se oferecendo para trabalhar. Com material de limpeza nas mãos, cerca de 20 menores de idade se oferecem pra fazer um bico esfregando os túmulos. O administrador do local diz que a situação se repete todos os anos e lasca que o conselho tutelar não fiscaliza. Trabalho infantil é crime e, assim como os pais dos menores, as pessoas que contratam o trampo podem se entender com a dona justa.

M.A. tem 14 anos e trabalha com a limpeza de túmulos desde os nove anos. “Sempre faço isso”, diz. O guri garante que os pais sabem e o deixam trabalhar. Ele conversou com a reportagem e deixou escapar que estuda durante a manhã, mas ontem faltou a escola e estava no cemitério. “Pois é, hoje eu faltei”, disse.

Outro guri que oferecia o trampo ontem de manhã era J.T. Ele garante que já tem 18 anos, mas confessa que trampa no cemitério em época de Finados desde os 10. O guri jura que estuda à noite e fala que o povo nem se importa com a idade deles na hora de contratar o serviço. “Tiro R$ 120 por dia aqui”, comemora.

O administrador do cemitério, Marco Antônio Frema, diz que todos os anos acontece a mesma coisa: um monte de crianças trabalhando. Ele fala que há cerca de um mês mandou um ofício ao conselho tutelar avisando sobre o perrengue, mas não obteve resposta. “Solicitei que o conselho fizesse um trabalho com as famílias e com as próprias crianças. Jamais uma criança deveria estar lavando túmulo. Todo o trabalho dentro do cemitério é insalubre, ainda mais pra crianças”, lasca.


O administrador jura que orienta o povão a não contratar crianças, mas não existe nenhum cartaz com a orientação em todo o cemitério. Marco diz que não pode proibir a entrada dos moleques, porque o cemitério é um local público e acusa o conselho tutelar de fazer corpo mole. “O conselho deveria fazer o trabalho deles”, lasca.

O advogado do conselho tutelar peixeiro, Carlos Augusto Pinheiro Silvestre, jura que não recebeu nenhuma denúncia de trabalho infantil no cemitério, mas ficou de fiscalizar. “É errado, porque a criança tem que estar na escola. O adolescente até pode trabalhar a partir dos 14 anos, mas na condição de aprendiz, em alguma empresa que esteja regularmente inscrita nesse no programa, que é do Ministério do Trabalho”, explica.

Segundo Carlos, se o trabalho infantil for confirmado, os conselheiros devem aplicar as medidas protetivas, que é inscrever a piazada na escola e ter um plá com os pais que, no mínimo, podem responder processo na dona justa “Tem que ser feita uma investigação mais profunda, pra ver se há exploração”, alerta.

De acordo com ele, em casos assim o conselho também faz a denúncia à secretaria do Bem Estar Social, que acompanha a situação da família e pode incluí-la em algum programa social do governo. Além de dar uma prensa nos responsáveis, Carlos explica que as pessoas que contratam os menores também podem se ferrar. “Podem ser representadas no Ministério Público, porque fere o direito do adolescente previsto no artigo 60 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe qualquer trabalho a menor de 14 anos, salvo na condição de aprendiz”, explica.

Carlos prometeu fiscalizar a situação do cemitério ainda ontem.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.236.112.101

Últimas notícias

Casa é completamente destruída em incêndio em Itapema 

Virou pó!

Casa é completamente destruída em incêndio em Itapema 

Motorista localiza Audi que sumiu após notícia sair no DIARINHO

fim do mistério

Motorista localiza Audi que sumiu após notícia sair no DIARINHO

Coleta seletiva de Balneário será com caminhão elétrico

SUSTENTÁVEL

Coleta seletiva de Balneário será com caminhão elétrico

Itapema, Navegantes e Camboriú discutem nova gestão após eleições 

POLÍTICA

Itapema, Navegantes e Camboriú discutem nova gestão após eleições 

Cliente é roubado almoçando em restaurante da rua Indaial

ITAJAÍ

Cliente é roubado almoçando em restaurante da rua Indaial

Traficante é presa fazendo disque-drogas no bairro Cordeiros 

Itajaí

Traficante é presa fazendo disque-drogas no bairro Cordeiros 

Comerciante é solto após flagrante de compra de votos em Barra Velha

Eleição

Comerciante é solto após flagrante de compra de votos em Barra Velha

Pós-eleição: você ficou feliz com o resultado? Conta na enquete do DIARINHO

DIZ AÍ!

Pós-eleição: você ficou feliz com o resultado? Conta na enquete do DIARINHO

Coro faz apresentação gratuita no Museu

Itajaí

Coro faz apresentação gratuita no Museu

Pais descobrem que filha de 11 anos foi estuprada ao levarem criança ao hospital

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Pais descobrem que filha de 11 anos foi estuprada ao levarem criança ao hospital



Colunistas

Grupo vitorioso de Provesi

JotaCê

Grupo vitorioso de Provesi

Ideal Mente

Gatilhos emocionais: o que são e como identificá-los

ICL, cadê você

Coluna Esplanada

ICL, cadê você

Charge do dia

Charge do Dia

Charge do dia

Derrotas em casa

Coluna Acontece SC

Derrotas em casa

Muito a corrigir

Show de Bola

Muito a corrigir

Como utilizar o tempo de serviço fora do país para antecipar seu benefício

Direito na mão

Como utilizar o tempo de serviço fora do país para antecipar seu benefício

Festança (merecida) do clã Pereira

Jackie Rosa

Festança (merecida) do clã Pereira

Qual a melhor forma de comprar um imóvel?

Diário do Investidor

Qual a melhor forma de comprar um imóvel?

Primeira eleição municipal em Itajaí: quando, onde e como

Coluna Fato&Comentário

Primeira eleição municipal em Itajaí: quando, onde e como

Família Weg celebra a vida da matriarca

Gente & Notícia

Família Weg celebra a vida da matriarca

Coluna Exitus na Política

Eleitor responsável

Destaques da semana: execução à luz do dia, Jair Renan com discurso de ódio e mais

Na Rede

Destaques da semana: execução à luz do dia, Jair Renan com discurso de ódio e mais

Noivas

Coluna do Ton

Noivas

Foto do dia

Foto do Dia

Foto do dia

O outro lado do marketing nas organizações pouco falado

Mundo Corporativo

O outro lado do marketing nas organizações pouco falado

Morro da Cruz

Clique diário

Morro da Cruz

Peles que brilham

Coluna Existir e Resistir

Peles que brilham



TV DIARINHO






Especiais

O que você mais gosta na sua escola?

Sob o olhar dos alunos

O que você mais gosta na sua escola?

Lista completa das escolas particulares

GUIA DAS ESCOLAS

Lista completa das escolas particulares

Ideb: escolas na busca por retomar níveis de aprendizagem da pré-pandemia

Qualidade de ensino

Ideb: escolas na busca por retomar níveis de aprendizagem da pré-pandemia

Plataformas digitais garantem rotina de estudos online no Colégio Integral

Foco da universidade

Plataformas digitais garantem rotina de estudos online no Colégio Integral

Colégio Uniavan transforma o ensino com metodologia inovadora

Balneário Camboriú Colégio Uniavan transforma o ensino com metodologia inovadora Iniciativa prepar

Colégio Uniavan transforma o ensino com metodologia inovadora



Blogs

Epidemia de dengue!

Blog do JC

Epidemia de dengue!

L'Étape Brasil celebra temporada com três provas

A bordo do esporte

L'Étape Brasil celebra temporada com três provas

Exposição Mais Saúde Com Arte entra em cartaz em Balneário Camboriú

Blog do Ton

Exposição Mais Saúde Com Arte entra em cartaz em Balneário Camboriú

Santa Catarina terá exposição inédita da Família Schurmann

Gente & Notícia

Santa Catarina terá exposição inédita da Família Schurmann

Detox capilar

Blog da Jackie

Detox capilar

A conexão com a inflamação e o envelhecimento!

Blog da Ale Francoise

A conexão com a inflamação e o envelhecimento!

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

Entrevistão com os quatro candidatos a prefeito de Penha

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os quatro candidatos a prefeito de Penha



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação