A muvuca que tomou conta da BR-101 na última semana dará uma trégua até o dia 1º de janeiro, às 15h. Segundo informações da polícia Rodoviária Federal (PRF), é por volta desse horário que parte dos turistas que enchem as praias do litoral devem pegar a estrada de volta pra casa. Até lá, todos esses carangos tão entupindo as ruas das citys da região.
O gestor do fundo Municipal de Trânsito de Balneário Camboriú (Fumtran), Jaime Mantelli, diz que os tradicionais congestionamentos de fim de ano na praia mais desejada do sul do mundo foram registrados ...
O gestor do fundo Municipal de Trânsito de Balneário Camboriú (Fumtran), Jaime Mantelli, diz que os tradicionais congestionamentos de fim de ano na praia mais desejada do sul do mundo foram registrados apenas nas avenidas Atlântica e Brasil. A nossa orientação é que as pessoas não usem o carro nessas avenidas, principalmente na Atlântica, que agora tem ciclofaixa e está cada vez mais voltada para os pedestres, explica. Ele até transformou em porcentagem o tempo em que as avenidas tão travadas: 60% do tempo, referindo-se a um dia inteiro.
Nas avenidas do Estado Dalmo Vieira, das Flores e Martin Luther, Mantelli garante que não houve congestionamentos. O trânsito nessas vias melhorou 90%, afirma.
Em Itajaí o perrengue rolou na rua Deputado Francisco Evaristo Canziani, a via que leva pras praias peixeiras. O trânsito ficou intenso desde a rua Jorge Tzachel e se estendeu até Cabeçudas. Segundo Genivaldo, agente da Codetran que tava no cruzamento da empresa BRF, três acidentes foram registrados na Canziani. Foram batidas traseiras, nada de grave, explica o azulzinho.
Já o molhe da Atalaia tava apinhado de carangos. Agentes da Codetran ficaram na entrada liberando a entrada e saída de carros. Ontem, por volta das 12h, o molhe foi fechado pra carros e só reabriu às 15h, fechando novamente às 16h.
Volta pra casa
A concessionária que administra a BR-101 em Santa Catarina, a Autopista Litoral Sul, diz que na pista sul o pior já passou. Ontem, por volta das 16h, o perrengue maior rolava do km 103 ao km 110, em Penha. Do km 111 pra frente, no sentido Itajaí e Balneário Camboriú, a estrada tava mais tranquila, bem diferente do que rolou no sábado, quando as filas iam até a Maravilha do Atlântico.
No sentido norte o perrengue deve rolar no dia 1º, quando começa a volta pra casa. O trânsito pesado, segundo a Autopista, acontece das 8h à meia-noite do dia 2 e nos dias 5 e 6 de janeiro.