JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Osmar e Robison juntos
Divulgação
O radialista e apresentador de TV, Osmar Teixeira (Podemos), e o prefeito Robison Coelho (PL) se encontraram para fazer política com P maiúsculo
Encontro da semana
Os zumbidos na city pexêra foram grandes na tarde da última sexta-feira, com a visita do radialista, apresentador de TV e ex-candidato a prefeito, Osmar Teixeira (Podemos), ao gabinete do prefeito Robison Coelho (PL).
Agitou
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Encontro da semana
Os zumbidos na city pexêra foram grandes na tarde da última sexta-feira, com a visita do radialista, apresentador de TV e ex-candidato a prefeito, Osmar Teixeira (Podemos), ao gabinete do prefeito Robison Coelho (PL).
Agitou
Os linguarudos de plantão quase tiveram um troço com a informação e assopraram nos sensíveis zovidos do socadinho escriba que o paço da Vila Operária ficou agitado ao ver o ex-vereador da piramidal casa do povo subindo as rampas da prefa pexêra, rumo ao último andar.
CLima bom
O clima era descontraído e dizem que a harmonia entre Robison e Osmar, no encontro, mostra um momento de nobreza na política itajaiense, onde adversários de um pleito eleitoral podem fazer política com P maiúsculo.
Benefícios
Ainda que em lados opostos, a união dos dois maiores líderes políticos da cidade, atualmente (representam juntos mais de 100 mil eleitores), traz pontos positivos para a city peixeira. A pauta principal do encontro foi um megaprojeto habitacional que Osmar quer trazer para Itajaí.
Moradias
Com articulação da deputada estadual bonitona Paulinha da Silva (Podemos), uma parceria entre a Caixa Econômica e entidades pode garantir a construção de várias casas populares, contemplando o povão que realmente necessita. Os trâmites e a construção seriam mais ágeis que o método tradicional, com o município cedendo apenas o terreno para as moradias.
Papai sabe-tudo
Como nem tudo são flores, óbvio que o papai sabe-tudo, ops, vice-prefeito Rubens Angioletti (PL), tinha que fazer seu show. Tomado pelo ciúme já comentado aqui na coluna, ao ver Osmar Teixeira no paço entrou sem ser convidado no gabinete do prefeito Robison, tentando se meter na conversa.
Cinco minutos
Os perdigueiros da coluna que se espalham por terra (no paço), ar e mar, contam que Angioletti teria sido escanteado por Osmar e o próprio Robison. Enquanto Rubens queria palco, Robison e Osmar querem saber de entregas. O desconforto foi tão grande que o Rubens teve que deixar a sala após cinco minutos. Eitcha!
2026
Óbvio que na pauta também esteve a conjuntura de 2026. Robison teria trocado ideias com Osmar sobre a eleição para deputado estadual. Conversa de alto nível, coisa de gente grande. Osmar, mesmo não sendo eleito prefeito, não se importa de entregar nas mãos do atual mandatário projetos que sejam bons pra cidade. E, o prefeito, de conversar e aproveitar de boas demandas pra cidade.
Convivência política
O prefeito Robison, no comando do executivo, tem nobreza pra receber projetos bons também de seus adversários. E isso é bom lembrar: adversários e não inimigos. Com isso, quem acaba ganhando é o nosso povo. É preciso deixar a raivinha para aqueles que não têm maturidade na convivência política.
Sem saber em que barco está
A coluna registra: o “menino maluquinho” parece não saber em que barco entra, e muito menos em qual permanece. Nos bastidores do Porto de Itajaí, o que se comenta é que portas foram fechadas, uma a uma, fruto de movimentos erráticos e decisões tomadas muito mais por conveniência pessoal do que por estratégia coletiva.
Quem não obedece, sai do jogo
Ainda segundo relatos de bastidores, teria partido dele o pedido pela “cabeça” de um dos seus – até então – protegidos no porto: Jorge, conhecido sindicalista. A lógica é simples e perigosa: quem não faz do jeito dele vira carta fora do baralho, pelo menos na cabeça de quem acredita mandar mais do que realmente manda.
Palavra a todos, compromisso nenhum!
O Correio já teria dado sua palavra, em conversas reservadas, a pelo menos quatro nomes diferentes para deputado. Difícil acreditar na firmeza de compromissos de quem, só em 2024, conseguiu apoiar três candidatos distintos numa mesma eleição — Robison Coelho (PL), Carlos Chiodini, o Xoxodine (MDB) e Osmar Teixeira (PSD), vestindo PL e PT no mesmo ano, sem qualquer constrangimento ideológico.
Carga geral: a versão incompleta
O Correio fala alto sobre a importância da carga geral, que é uma pauta legítima para o trabalhador portuário. Mas a apuração da coluna aponta outro fator pouco comentado: a ausência de carga geral não estaria ligada apenas aos cruzeiros, e sim aos altos custos de mão de obra e transporte. Transporte este que, curiosamente, opera sob a chibata do próprio Correio. Entonce...
Espia lá!
Além destas mais do que conturbadas linhas, o leitor que acompanha o socadinho escriba há mais de duas décadas tem o Blog do JC no DIARINHO.net, e se quiser pode nos seguir no Instagram: @jcdiarinho. E para dar um plá com o escriba o zapfone é: (47) 98842-9084.
Educação começa no tempo certo
Quem disse que o pançudo escriba não pontua coisas boas? É preciso registrar: não é fácil lembrar qual foi o último ano em que crianças da rede municipal iniciaram o ano letivo já com uniforme de verão e todo o material escolar garantido. Pois bem, em 2026 isso vai acontecer. Caminhões com os materiais do ano letivo da rede municipal de ensino já estão em Itajaí. Boa notícia, hein?
Quando precisa decidir, decide
Há que se reconhecer: o atual governo tem, sim, trabalhado para dar um jeito na Educação. E quando decisões difíceis precisaram ser tomadas, elas foram. A mudança no comando de uma das maiores secretarias, com a saída do então secretário Silvano e de seu adjunto Ken, mostrou que não há apego a cargos quando o objetivo é acertar o rumo.
Educação sem esforço não se conserta
O recado do prefeito foi claro internamente: não haverá complacência quando os resultados não aparecerem. A Educação entrou definitivamente no radar de prioridade e, ao que tudo indica, não por discurso, mas por ação.
Ciça
A vereadora Ciça Müller (PDT), da Dubai city e o seu marido, o corretor de imóveis Flávio Pavan, fizeram uma visita de cortesia ao socadinho escriba. A seguidora dos preceitos brizolistas também falou da sua pré-candidatura em busca de uma cadeira estofadinha na Leléia.
Confirmada
A vereadora Ciça teve seu nome confirmado como pré-candidata a deputada estadual durante reunião estratégica com o deputado estadual e presidente do PDT da Santa & Calorenta Catarina, Rodrigo Minotto.
Prioridades
Segundo o chefão estadual da sigla, a pré-candidatura da parlamentar será uma das prioridades do PDT no próximo pleito, em razão da atuação consistente da vereadora no legislativo municipal, especialmente em pautas sociais, de representatividade, fortalecimento das políticas públicas e defesa de um modelo de desenvolvimento mais humano e inclusivo.
Coordenador regional
A Ciça lembrou que durante o encontro com Minotto também foi definida uma mudança importante na estrutura partidária regional. O presidente do PDT de BC, Allan Schroeder, passa a assumir a Coordenadoria Regional do PDT na foz do Itajaí.
Promotor aposentado e ex-candidato a governador, Odair Tramontin, pede a cassação de vereador Almir Vieira (PP) de Blumenau
Campanha da Ciça
O Allan terá a missão de articular lideranças municipais, fortalecer a base partidária e coordenar politicamente a pré-campanha de Ciça Müller na região. A decisão integra uma estratégia mais ampla do partido para consolidar palanques regionais e ampliar sua capilaridade eleitoral no estado.
Allan por Ciça, e quem é por Hilda?
É de se perguntar como fica a pré-candidatura da vereadora cultural Hilda Deola (PDT)? Enquanto o PDT estadual anuncia a Ciça e coloca o presidente do partido em BC City, e que também é diretor-presidente da Fundação Cultural, pra “coordenar” a campanha da vereadora, em Itajaí...
Nem te ligo
É por essas e outras que tem seguidor dos preceitos brizolistas fulo da vida com o presidente do PDT pexêro, o Marcelo Saldré, ops, Sodré, que tá aboletado na procuradoria do Porto de Itajaí e nem te ligo para a candidatura da Hildinha. A Hilda parece não ter o devido respeito da sigla, com mais de um mandato no legislativo e já tendo sido candidata ao Senado.
Procuradoria da Mulher
O articulista questionou a vereadora Ciça, que é a chefona da Procuradoria Especial da Mulher na casa do povo da praia alagada, digo, alargada, sobre os ataques violentos do agora chefão do BC Trânsito, o Egovaldo, ops, Evaldo Hoffmann, contra uma líder comunitária e a parlamentar me respondeu que “o órgão tem que ser provocado”. E eu? Lamento, e muito, mas fica a dica...
Tramontin pede cassação de vereador
O ex-promotor de Justiça Odair Tramontin protocolou na casa do povo da galega Blumenau um pedido de cassação do mandato do vereador Almir Vieira (PP). A iniciativa acontece após a operação policial realizada na semana passada, que teve como alvo o parlamentar e investiga supostos crimes relacionados à administração pública.
O vice-presidente picolé de chuchu, Geraldo Alckmin (PSB), comentou a nova fábrica de baterias do país em suas redes sociais: “Não é só no carnaval que vai ter bateria! O @bndesgovbr acaba de aprovar R$ 280 mi de empréstimo para a WEG, grande multinacional brasileira, construir a maior fábrica de sistemas de armazenamento de energia em bateria do país, em Itajaí, Santa Catarina. É a indústria brasileira mostrando a que veio, gerando empregos, inovando e descarbonizando a economia.
Decoro parlamentar
A manifestação de Tramontin tem como base o decreto-lei 201, de 1967, que trata da responsabilidade político-administrativa de agentes públicos e prevê a cassação de mandato em casos de quebra de decoro parlamentar.
Forte abalo
Segundo o ex-promotor, a prisão do vereador durante a operação policial e as graves suspeitas levantadas pelas investigações geraram forte abalo à imagem do poder legislativo municipal e à confiança da população nas instituições públicas.
Dignidade do cargo
“Independentemente do desfecho criminal, a função pública exige comportamento compatível com a dignidade do cargo. Quando fatos dessa gravidade vêm à tona, cabe às instituições agirem para preservar a credibilidade do parlamento e o respeito da sociedade”, defende Tramontin.
O deputado federal e coordenador estadual da federação União Progressista, Fábio Schiochet (UB), que se não tiver espaço para o Esperidião Amin (PP), com Jorginho Mello (PL), vai apoiar o João Rodrigues (PSD)
Investigação policial
A operação “Happy Nation”, conduzida pela Polícia Civil da Santa & Calorenta Catarina por meio da Delegacia de Investigações Criminais (DIC) e da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e Lavagem de Capitais (Decrim), cumpriu mandados de busca e apreensão em Blumenau e outras citys do Estado.
Preso
Durante a ação, o vereador teve o gabinete revistado no legislativo e chegou a ser preso em flagrante, sendo liberado no mesmo dia após manifestação favorável do Ministério Público à concessão de liberdade provisória.
Indícios
De acordo com a Polícia Civil, a investigação apura indícios de crimes como peculato, conhecido como “rachadinha”, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de capitais. Conforme divulgado pelas autoridades, as apurações tiveram início em 2024 e seguem em andamento.
A vereadora de BC, Ciça Muller (PDT), acompanhada do seu marido, Flávio Pavan, fez uma visita de cortesia ao JC
Defesa da ética na política
Para Tramontin, o pedido apresentado não representa julgamento antecipado, mas o exercício de um instrumento legal previsto justamente para resguardar a moralidade administrativa e o respeito ao cargo público.
Dever das instituições
“O mandato parlamentar pertence à população. Quando surgem fatos que colocam em dúvida a conduta ética de um agente público, é dever das instituições avaliar se houve quebra de decoro. Esse é um mecanismo previsto em lei para proteger a sociedade”, afirma.
Novo
Os vereadores que compõem a bancada do partido Novo na Câmara de Blumenau, Bruno Win e Diego Nasato, já manifestaram posicionamento favorável ao prosseguimento do pedido de cassação, demonstrando apoio ao requerimento apresentado pelo ex-promotor Odair Tramontin.
Frase do dia:
“O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos”
Nietzsche
Apurados
Bruno Win, que também integra a Comissão de Ética da Câmara, destacou a importância de que todos os fatos sejam devidamente apurados dentro dos trâmites legais, garantindo transparência e respeito às normas que regem o exercício do mandato parlamentar.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.