JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
JC almoça com João Paulo Bastos Gama
(fotos: divulgação)
O JC almoçou com o superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo e os diretores Rafael Canela (Operações) e Maurício Humberto Momorizato (Engenharia)
Porto de Itajaí
Convidado, almocei com o polido superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama, acompanhado dos seus diretores, e conversamos sobre os avanços do terminal após ele ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Porto de Itajaí
Convidado, almocei com o polido superintendente do Porto de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama, acompanhado dos seus diretores, e conversamos sobre os avanços do terminal após ele e sua equipe assumirem.
Round
Logicamente que do cardápio do rango constou a polêmica envolvendo mais um round entre a Autoridade Portuária de Santos (APS), com o presidente Anderson Pomini anulando portarias que foram assinadas pelo João Paulo. O Pomini gostou de mandar no Porto de Itajaí e, por isso, não quer largar o osso, digo, o nosso porto.
Gostou
Apesar dos encaminhamentos para que o Porto de Itajaí tenha a sua autoridade portuária para a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), Pomini não desistiu de tentar reverter a decisão e mandar no campinho, digo, no porto. O Pomini gostou de aparecer em Itajaí.
Surreal
E a história foi tão surreal que após a publicação de portarias assinadas pelo João Paulo, o Pomini fez publicar no Jornal do Município (JM) outras portarias anulando as decisões. Pois bem, o João Paulo, que de bobo não tem nem o jeito de andar, faz nova publicação no JM desta sexta-feira anulando as decisões de Pomini. O João fez, o Pomini desfez e agora, o João desfaz o que o Pomini fez.
A Emasa homenageou ex-dirigentes e servidores que passaram pela autarquia durante as duas décadas de criação
Viagem
E o Pomini, ainda em sua viagem, resolveu mandar para o Ministério Público Federal questionando a legalidade das decisões do atual superintendente, baseadas na lei, que garante ao João Paulo proceder atos em nome do Porto de Itajaí.
Xô APS!
Sempre fui um defensor da municipalização e sua manutenção. Mas isso são favas contadas e o mais importante é que o porto continue bombando e tenha no seu comando alguém daqui. Ponto. E um documento assinado pelo secretário nacional de Portos substituto valida todos os atos, promove a rescisão com a APS e pede providências pra celebrar o convênio com a Codeba.
Não entregaram
Além disso, esse povo de Santos, liderado pelo Pomini e sua trupe – leia-se centrão, prometeu mundos e fundos, investimentos e ações de toda ordem. Não fizeram nada e o pior, não querem deixar que o João Paulo faça. Pracabá!
Endoidaram
O enrosco grande e que fez com que esse povo da Autoridade Portuária de Santos endoidasse e tentasse, de todas as formas, derrubar o JP, foi o fato de ele não aceitar a carga de fertilizantes que queriam enfiar goela abaixo. Chegaram a mandar a Guarda Portuária “Armada” de Santos pra dar resguardo na operação que pretendiam, mas o superintendente peitou e não deixou. Virou guerra declarada.
O vereador serelepe de Itajaí, Cris Fischer (PRD), ficou de cara com falas do deputado Júnior Cardoso (PRD) e reafirmou que é pré-candidato à Leléia
Trânsito
Além desta questão, o João Paulo revelou que conversou com o prefeito Robison Coelho (PL) e solicitou, via ofício, que possa encaminhar um projeto de lei aos vereadores da piramidal casa do povo para que a Guarda Portuária possa ter atribuições de atuar e nortear o trânsito na zona portuária. Que, aliás, virou uma zorra total, atrapalhando a vida de todos e infernizando os ouvidos.
Polícia de trânsito
O projeto da prefa permitiria que os guardas portuários fiscalizassem, autuassem e multassem, conforme o que preceitua o Código Brasileiro de Trânsito. Ou seja, tivessem o poder de polícia de trânsito pra acabar com a bagunça que virou a circulação de caminhões que hoje se dirigem pra carregar e descarregar no terminal.
“O lobo que sobe sozinho a montanha nunca volta o mesmo” - Pai Atanásio
Futuro
Questionado pelo socadinho escriba se pretende estar nas eleições do ano que vem, João Paulo fala que existem excelentes nomes no Partido dos Trabalhadores e que seu nome está à disposição para disputar uma cadeira na Leléia, em 2026. Questionado se ainda sonha em ser prefeito, haja vista que já esteve na disputa no passado, os olhinhos do João brilharam...
Diárias
Um assunto recorrente aqui na coluna Jotacê é a questão das diárias. E eu nunca disse que era contra. O que sou contra é o abuso e também com quem alardeava que era contra e agora usa desvairadamente.
Economia
É importante, no sentido de que são recursos disponibilizados para que agentes públicos possam se locomover, trabalhar em prol da coletividade, seja de cidades, estados e o governo federal. Fui bizolhar no Portal da Transparência da city pexêra e constatei que, este ano, se comparar ao ano de 2024, foram 200 mil a menos. E isso é positivo.
O deputado estadual Jair Miotto (UB), em conversa com o JC na Alesc itinerante em BC, reafirmou sua defesa de uma terceira faixa na BR 101, principalmente por conta do trânsito de caminhões em direção aos quatro portos do estado
Espantou
O vereador serelepe Cris Klaus Fischer entrou em contato com esse socadinho para dizer que se espantou com algumas falas do deputado Júnior Cardoso durante entrevista no Desembucha JC da última quarta, principalmente no que diz respeito à pré-candidatura a deputado estadual do serelepe.
Prova real
Cris chegou a ligar para a executiva para saber se algo mudou do convite (quase convocação) do presidente estadual Fabio Lopes e do vice Tiago Marquett para o Cris estar na eleição de 2026. De fato, nada mudou. Fabio ainda deu um gás para o serelepe, falando dos novos nomes que se somaram nesta semana para a nominata estadual do PRD para Leléia catarinense.
Serelepiando
Cris é o vereador mais votado do PRD da região e o segundo do estado, e tem se destacado com diversas pautas na casa do povo de Itajaí. Cris tem força no estado principalmente nos temas PICS e fibromialgia. Mas tem pé no chão e vai observar o cenário para não prejudicar a região ou os temas que defende por vaidade. Mesmo assim, afirma que a decisão hoje de ser ou não é dele. Então tá...
O Padre Fábio de Melo deve ser uma das atrações do Natal na city pexêra
Nunca se sabe
Serelepe também comentou que tem uma ótima relação com alguns deputados. Entre eles o próprio Junior Cardoso, que inclusive deu emenda para compra de um carro para Saúde, a seu pedido.
Elogia
Cris tem uma ótima relação com o deputado estadual Maurício Peixer que atua também na pauta da fibromialgia, e seguem juntos percorrendo o estado nos seminários regionais dessa doença que provoca dor pelo corpo. Mesmo não entendendo o que motivou a fala do peruca, ops, Junior, Cris finaliza elogiando o deputado e que segue próximo e atento para novas parcerias na nossa região.
Amnésia
A tchurma da bancada de oposição à prefeitona dos bairros, Juju Pavan (PSD), está sofrendo de grave crise de amnésia seletiva. Nos discursos inflamados na tribuna da câmara parece que sisqueceram que fizeram parte do grupo que governou a cidade até 31 de dezembro do ano passado.
Gui Cardoso, o esquecido
O boa pinta Guilherme Cardoso (PL) usa da estratégia de falar mal a torto e direito do governo, mas dando uma de bom moço, dizendo que respeita e nunca fala mal da prefeita. Ora, se detona a prefeitura está automaticamente elogiando a prefeita? Essa é nova!
Lembranças…
Gui Cardoso foi assessor pessoal, fotógrafo oficial e parceiro político do muso das bochechas rosadas, Fabrício Oliveira (PL), nos oito anos de mandato. Na época, tudo era mil maravilhas. Agora, a cidade descarrilhou em menos de um ano.
Tudo em casa...
Quando o Guilherme Cardoso saiu para ser candidato a vereador em 2024 (alguém se alembra?), deixou a diretoria-geral da Secretaria de Administração e emplacou em seu lugar… a própria esposa. Qui loucura!
Bruto a serviço de BC, na city pexêra
Leitor questionando um fato interessante que flagrou na tarde de sexta-feira: um caminhão pago por Balneário Camboriú trabalhando na Via Expressa Portuária de Itajaí, ali no trecho entre a rua Tijucas e rua Andrade, perto da sede do porto. Será que tem explicação?
Padre Fábio de Melo em Itajaí
O Natal de Itajaí promete emocionar este ano. Este socadinho escriba apurou que a programação deve contar com um show do padre Fábio de Melo, sacerdote católico que une espiritualidade, arte e comunicação moderna — um dos maiores influenciadores do país, com uma presença marcante nas redes sociais. Em Itajaí, a apresentação deve garantir momentos de fé, poesia e muita emoção.
Natal nos bairros
Além da nova decoração, o Natal de Itajaí vai chegar também aos bairros, com iluminação especial, apresentações musicais, dança, trenzinho e, claro, e o véio barrigudo que gosta de todo mundo nesta época, o Papai Noel.
Anna e Beth
Toda a programação está sob a batuta da Superintendência das Fundações, comandada pela minha ex-musa BBB, Anna Carolina, e pela diretora-executiva da Fundação Cultural, Elisabete Laurindo, a Beth sorridente. Juntas, elas vêm imprimindo um estilo de gestão dinâmico, criativo e cheio de sensibilidade. Os detalhes serão divulgados em breve — mas já dá pra apostar que vem coisa boa por aí.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.