Colunas


Coluna Esplanada

Coluna Esplanada

Leandro Mazzini, com Walmor Parente, Carol Purificação e Isabele Mendes

Os votos do PDT


Os votos do PDT

Além de não encontrar quem queira assumir o megapepino da Previdência, o presidente Lula da Silva segura Carlos Lupi no ministério por questão de governabilidade. Não é hora de perder votos preciosos, diante de um Congresso ainda com fortes nomes bolsonaristas. Lula precisa do apoio do PDT, o partido mais fiel da base nas votações de pautas do Governo depois do PT. São 17 deputados e três senadores. Pedir um nome ao partido para substituir Lupi é tiro no pé, porque o ministro controla a bancada e a legenda desde a morte de Leonel Brizola. Lupi trabalhou estes anos todos consolidando seu poder na presidência da sigla e elegendo delegados afinados com sua agenda, saindo-se eleito presidente nas convenções. Lupi é o mandachuva da legenda e não há plano B. A não ser que Lula queira correr o risco e tirar o partido da Previdência. A pasta lida com um eleitor que, a despeito da não obrigatoriedade do voto, faz questão de votar: o aposentado. Daí o tamanho da crise para Lula e os mandatários do PDT.

 

Papo de caciques

Mario Negromonte, ex-deputado federal e pai do deputado Negromonte Júnior (PP-BA), passou por Brasília em busca de um acordo com o deputado João Leão (PP-BA), seu atual desafeto – antes ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

 

Papo de caciques

Mario Negromonte, ex-deputado federal e pai do deputado Negromonte Júnior (PP-BA), passou por Brasília em busca de um acordo com o deputado João Leão (PP-BA), seu atual desafeto – antes chegaram a dividir o apartamento funcional. Negromonte quer continuar alinhado ao governador Jerônimo (PT), enquanto Leão não quer: seu filho Caca Leão é secretário de Governo da Prefeitura de Salvador, do carlista Bruno Reis.

Canta, ministra!

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, deve ser ouvida hoje, se aparecer, em audiência na Câmara dos Deputados promovida pelas Comissões de Cultura e de Fiscalização Financeira e Controle. Para explicar os cachês que recebeu como cantora em shows no Carnaval de 2025 em capitais do Nordeste. Além de denúncias envolvendo o Programa Nacional de Comitês de Cultura.

Mineirada no Japão

No início de junho, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, irá a Osaka, no Japão, com dezenas de grandes empresários do estado, muitos membros da Federação das Indústrias de Minas. Osaka, segunda maior cidade da terra do sol nascente, sedia até 13 de outubro a Expo 2025, uma das maiores feiras do planeta.

Velozes e... multados

O excesso de velocidade é a principal causa de multas para motoristas de Brasília, com 51% das infrações. Os dados, coletados pela Zapay, analisaram mais de 800 mil multas entre janeiro de 2023 e março deste ano. O levantamento também apontou uma alta no número de infrações relacionadas à circulação irregular (13,4%) e documentação (22%).

Que aumigo!

Na quarta-feira passada (23), a Câmara realizou sessão para discutir os maus tratos aos animais e três cães participaram do evento – um labrador, um pastor alemão e uma pastora malinois. De acordo com um deputado presente, “esta Casa seria muito melhor se tivéssemos mais destes por aqui”.

ESPLANADEIRA

#Oxy Rackets anuncia patrocínio de nove jovens do Beach Tennis brasileiro. #Denis Santini, CEO da CommUnit, comanda hoje evento para franqueados em BH. #Holding SM lança MBA em parceria com o Instituto Brasileiro de Consultoria. #Delfia será patrocinadora institucional do MASP até março de 2026. #MV se apresenta hoje no Web Summit Rio inteligência artificial aplicada à saúde. #Messer Gases atinge marca de € 4,5 bilhões em vendas globais em 2024.


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Deixe um comentário:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que mais te irrita quando acaba a luz?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

MUNDO

“Caos climático” pode ser evitado: veja os caminhos indicados pela Ciência

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

CRISE CLIMÁTICA

Linha de frente da crise climática toma as ruas de Belém

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

COP30

Cúpula dos Povos reúne 20 mil e apresenta agenda popular para a COP30

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers

CRIPTOMOEDAS

Gigantes das criptomoedas movimentaram bilhões ligados a fraudes, traficantes e hackers



Colunistas

O gigante na moldura do Atalaia

Clique diário

O gigante na moldura do Atalaia

Coluna Esplanada

O INSS de sempre

Vitória de Carlos Moisés na Justiça Eleitoral

Coluna Acontece SC

Vitória de Carlos Moisés na Justiça Eleitoral

Mitos e verdades sobre impostos

De Olho no Fisco

Mitos e verdades sobre impostos

Semasa alerta sobre falta de água

Charge do Dia

Semasa alerta sobre falta de água




Blogs

O Porto de Itajaí e a política

Blog do Magru

O Porto de Itajaí e a política

Leitura da Bíblia

Blog do JC

Leitura da Bíblia

O Socorro Improvável - Poema

VersoLuz

O Socorro Improvável - Poema

🧠 Névoa Mental: quando o cansaço vira confusão e seu corpo pede atenção

Espaço Saúde

🧠 Névoa Mental: quando o cansaço vira confusão e seu corpo pede atenção






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.