Por Ewaldo Willerding - ewaldo.willerding@gmail.com
Ewaldo Willerding é jornalista formando pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e atua há 36 anos na imprensa de Florianópolis
Deputado critica unificação de atendimentos de emergência
(foto: SOLON SOARES / AGÊNCIA AL)
A decisão da secretaria de Saúde de unificar as centrais de atendimento de emergências em três grandes blocos regionais – Blumenau, Lages e Florianópolis – recebeu críticas do deputado estadual Matheus Cadorin (Novo) na sessão desta quinta-feira na Alesc. Para o parlamentar, a medida pode comprometer a agilidade no atendimento de ocorrências, especialmente em cidades como Joinville e Chapecó, que possuem alta demanda e ficariam de fora do novo modelo. “No socorro, cada segundo conta. A Central Única de Atendimento de Joinville funciona há 16 anos, integrando Bombeiros Voluntários, Samu e polícia em um mesmo espaço. Esse modelo garante resposta rápida e salva vidas. Tirar essa central da cidade e transferir o atendimento para Blumenau pode gerar atrasos e colocar pessoas em risco”, alertou Cadorin.
Mais informações
Para obter mais informações sobre a decisão, Cadorin protocolou um pedido de informação ao Governo do Estado e pediu que o Executivo dialogue com os municípios e especialistas antes de ...
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Mais informações
Para obter mais informações sobre a decisão, Cadorin protocolou um pedido de informação ao Governo do Estado e pediu que o Executivo dialogue com os municípios e especialistas antes de seguir com a proposta. “Não somos contra melhorias, mas qualquer mudança precisa ser feita com base em estudos técnicos”, concluiu o deputado.
Comissões
Os deputados estaduais deferiram as composições das comissões permanentes, que irão apreciar os projetos em tramitação na Casa. Na poderosa Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por onde passam todos os projetos de lei, Pepê Collaço (PP) será o presidente e Rodrigo Minotto (PDT), o vice-presidente. A composição passa pela costura feita pelo presidente Julio Garcia.
Bloco
A deputada Paulinha será a líder do bloco formado pelo Podemos, Novo e Republicanos na Alesc. A decisão foi tomada em conjunto por cinco parlamentares. O bloco repete a formação do biênio anterior, com a presença de Paulinha, Lucas Neves e Camilo Martins pelo Podemos; Matheus Cadorin, pelo Novo; e Sergio Motta, pelo Republicanos.
Chefia de gabinete
Carlos Eduardo Souza Neves, o Mamute, secretário da Casa Civil do governo do prefeito Topázio Neto (PSD), em Florianópolis, e cotado para ser o secretário-Adjunto da Casa Civil do governo Jorginho Mello (PL), assumiu a chefia de gabinete do presidente Julio Garcia (PSD) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
TCE
(foto: DIVULGAÇÃO TCE)
O conselheiro Herneus João De Nadal será reconduzido à presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), para o biênio 2025-2027, na sessão especial que acontecerá na próxima terça-feira. O conselheiro José Nei Ascari assumirá novamente o cargo de vice-presidente; e o conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, a função de corregedor-geral.
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.